TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Prensa

Artigo: Manual Prensa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  5.526 Palavras (23 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 23

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas – Tecnologias de Gestão

Nome:

Professor

Administração: 3º Semestre

Junho-2012

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de mudanças nas organizações e o papel do gestor organizacional e identifique a empresa alvo de sua pesquisa.

Para realiza- la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Identificar uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional e/ou de quebra de paradigmas. Para orientar esta identificação faça a seguinte ação:

a) Descreva detalhadamente a empresa identificada (Nome; localização; segmento em que atua; produtos fabricados e/ou comercializados; porte/ tamanho; missão e valores; justificativa da escolha da empresa; nome e cargo do contato da equipe na empresa).

* Nome: Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial

Localização: Rodovia BR 050 KM 100 Zona Suburbana, Cristalina – GO

Segmento: Agropecuário e Industrial

Produtos fabricados ou comercializados: A comercialização dos grãos é o carro chefe da Cocari, que atua na recepção e armazenagem de soja, milho, trigo e café.

No segmento industrial, mantém as Fábricas de Rações, duas Fiações de algodão e fios especiais de diversas mesclas, e caminha para a conclusão da Unidade Industrial de Aves (abatedouro). Sementes, citrus, o reflorestamento e o abastecimento de álcool e óleo diesel compõem outros interessantes nichos comerciais dentro dos segmentos nos quais a cooperativa atua.

Porte: Espalhadas em mais de 20 municípios do Paraná e Goiás, são mais de 30unidades, sendo 28 entrepostos que dispõem de uma vasta linha de insumos, necessários desde o plantio até a colheita, além do Centro Tecnológico Cocari (CTC), as Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs) e o Centro de Treinamento Avícola (CTA).

Missão: Ser conduzida profissionalmente gerando resultados positivos, para assim, promover o crescimento de seus cooperados e colaboradores, integrados na comunidade, buscando seu desenvolvimento sustentável e evolução social.

Valores: Cidadania: Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Desempenho: Alcançar resultados que entendam e superem as expectativas dos nossos cooperados, colaboradores e comunidade.

Satisfação: Trabalhar com orgulho e prazer.

Competência: Buscar níveis cada vez maiores de conhecimento.

Participação e Cooperação: Cultivar um ambiente onde prevaleçam o trabalho em equipe e o respeito as opiniões, favorecendo a criatividade e a iniciativa.

Disciplina: Cumprir normas e padrões que garantam a estabilidade dos processos, a segurança do homem e o respeito ao meio ambiente.

Comprometimento: Cultivar a lealdade e integrar as ações que priorizem os objetivos globais da cooperativa.

Escolhemos essa empresa, pois e uma empresa na qual temos uma integrante do grupo que trabalha na mesma, assim fica mais fácil de falar um pouco sobre a Cocari.

Nome: Handrea Karla De Souza Bittencourt

Cargo: Estagiária.

Passo 2

Definir o que você entende por mudança organizacional e quebras de paradigmas. Explique como uma empresa deve ser preparar para mudar sempre que necessário.

* MUDANÇAORGANIZACIONAL

As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, nisso temos a aprendizagem organizacional, onde todos estão envolvidos, apresentando um diferencial: o trabalho é melhor quando realizado em equipe.

As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.

Por causa das necessidades que as organizações têm em relação ao ambiente interno e externo, as empresas precisam sempre buscar entender o que são os processos fabris e não fabris, como o propósito de controlar e gerenciar melhor a organização, e sempre lembrando que podem ter de mudar com certa agilidade, sempre que necessário, pois cada organização conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, sendo assim, adaptando-se melhor às mudanças com maior velocidade e eficácia.

Mudanças exigem comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. Deve ser bem definida e delimitada.

Etapas para definir uma mudança organizacional:

- Qual é o objetivo?

- Estado atual do grupo?

- Qual a mudança? (Conhecimento / Atitude / Comportamento individual ou do grupo).

Processo de aprendizagem:

- Planejar e realizar testes (os conceitos em novas situações)

- Ter uma experiência concreta

- Avaliar / Reavaliar (Observações e reflexões)

- Conclusão (Formação de conceitos abstratos e generalizados)

QUEBRA DE PARADIGMAS

O termo “paradigmas” serve para indicar modelos ou padrões, servindo como referência para explicar às pessoascomo lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. Criando um critério para as escolhas de problemas que poderemos considerar como dotados de uma solução possível.

O paradigma oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente.

PREPARAR-SE PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO

Devem ser sempre ter cada vez mais flexibilidade e agilidade, esperando que os custos sejam menores, que a satisfação dos clientes e a lucratividade sejam maiores.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com