TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual blocos de vedação

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Materiais de Construção Civil

Relatório: Blocos de Vedação Cerâmica

Alunos: Luciano Werton Torres de Melo, Lucas Studart, Ícaro

Matrículas: 363507,

Professor: Aldo de Almeida

Curso: Eng. Civil

Turma: 2A

Introdução

O relatório tem como principal objetivo orientar de forma clara e objetiva quais os procedimentos que um funcionário de uma obra deve realizar sobre os blocos de cerâmica afim de que o lote seja aprovado ou reprovado.

Primeiramente é preciso diferenciar os dois tipos de blocos cerâmicos: vedação e estrutural. Os de vedação são utilizados basicamente com a função de separar ambientes. Já os estruturais sofrem com a ação de cargas e, por isso, o controle deve ser muito preciso.

O controle de qualidade, normalmente, é desprezado pela cultura errada de pensar que o custo acaba aumentando. Todavia, acaba-se tendo um benefício econômico, pois a quantidade de materiais utilizada na obra é menor. Utiliza-se, por exemplo, menos argamassa, pois se os blocos têm as mesmas dimensões eles estarão nivelados na parede e se usará a mesma quantidade de argamassa para a parede ficar com a mesma espessura. Se os blocos tiverem diferentes dimensões a quantidade de argamassa será maior e, desse modo, o custo aumenta.

      Manual de Recebimento de Tijolos

No manual a seguir segue os passos que devem ser executados a fim de manter o controle de qualidade dos blocos cerâmicos da obra.

  1. Deve-se pegar de maneira aleatória 13 blocos e verificar se apresentam nome da empresa e as dimensões especificadas. Se, no máximo, 2 peças  não apresentarem as informações aprove temporariamente o lote. Se forem 5 peças, o lote está reprovado. Caso 3 ou 4 peças não contenham as informações, pegue novamente 13 blocos e faça uma nova análise. Soma os blocos defeituosos das duas levas e aprove o lote se tiver no máximo 6 blocos defeituosos. Caso tenha mais rejeite o lote.

  1. Verifique se há rachaduras ou fissuras no blocos de maneira visual. Apenas dois blocos defeituosos aprove temporariamente o lote. Com 5 blocos defeituosos rejeite. Entre 4 e 5, realize nova análise com 13 blocos e caso o somatório de blocos defeituosos seja menor ou igual a 6 aprove temporariamente o lote.

  1. Agora será realizado uma análise geométrica dos 13 blocos. Os critérios utilizados nessa avaliação serão os seguintes:  
  • Desvio em relação ao esquadro (admite-se até 3 mm de imperfeição para cada bloco).
  • Dimensões efetivas do bloco (se aceita até 5 mm para menos ou para mais em cada bloco).
  • Plano das faces (se aceita até 3 mm de imperfeição para cada bloco).
  • Septos e paredes que devem ter 6 mm  e 7 mm ,respectivamente, no caso de blocos de vedação, blocos estruturais devem ter 7 mm e 8 mm, respectivamente.
  • Área líquida (área bruta menos a área dos furos).
  • Área bruta.

Para um bloco ser considerado imperfeito basta que apenas um dos critérios acima não seja atendido. Se, no máximo, 2 blocos apresentarem alguma imperfeição aprove temporariamente o lote. Após essa etapa os blocos devem ser entregues ao técnico do laboratório.

  1. Após o recebimento do relatório do laboratório deve-se verificar as seguintes                         informações:
  • Os valores de absorção das peças devem estar entre 8% e 22%. No máximo um tijolo pode não apresentar seu valor entre um ideal. Mais do que 1 o lote é rejeitado.
  • Para blocos de vedação: verifique se os valores de rompimento na vertical deram maior ou igual a 3 Mpa e o rompimento na horizontal foi maior ou igual a 1,5 Mpa. Apenas 2 blocos podem não apresentar a resistência que foi indicada acima para o lote ser aprovado.
  • Para blocos estruturais: o valor da resistência dos blocos deve ser colocado em ordem crescente. Pegue os 6 menores resultados. Dos 6, pegue os 5 primeiros e some-os. Divida o resultado por 5 e depois multiplique por 2. Diminua o valor encontrado pela resistência do sexto bloco. Caso o valor encontrado seja maior ou igual a 3 Mpa aprove o lote. Caso seja menor, reprove-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com