TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa de Administração e Ética Empresarial

Por:   •  15/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

TEMPLATE PARA RESOLUÇÃO DO MAPA

DISCIPLINA DE CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL 51.2021

Curso: Engenharia de Produção

Professor(a): Leonardo Silva Paião

Aluno: Gabriel Barros do Amaral

RA: 20155016-5

  • Q1 - Descreva, para a empresa contratada, como serão os 4 pilares que caracterizam uma organização.

Objetivos - Conseguir um processo produtivo, eficiente, de fácil acompanhamento para análises, bem definido, com uma implementação possível em curto prazo visando um retorno o mais rápido possível de forma a manter a Empresa com saúde financeira saudável e credibilidade no mercado, junto as instituições financeiras e aos clientes.

Necessidades - Identificação de onde e como estão atuando as áreas de geração de valores da empresa, identificação das necessidades do mercado e colocando como cenário a situação em que o país está vivenciando hoje. Isto feito, precisaremos elaborar novos planos/e ou melhorar os planos operacionais existentes, para consequentemente alavancar a produção com mais qualidade e eficiência. Será criada também uma ferramenta de controle para monitorar os resultados obtidos com os novos planos e com as melhorias implementados nos planos existentes.

Recursos - Recursos humanos: Com a definição dos pilares anteriores, precisaremos focar na conscientização das pessoas de forma que as mesmas adotem a mudança e estejam capacitadas para executá-la. Teremos que identificar quais são (se elas existirem) as possíveis resistências à mudança da estratégia da empresa e atuar nestas resistências de forma a acabar com as mesmas, não deixando que elas possam atrapalhar a implementação das novas estratégias.  Precisaremos ainda verificar as necessidades de treinamento, falta de conhecimento das iniciativas e atuar de acordo com o objetivo de acelerar o máximo possível a adoção da nova estratégia.                 Recursos técnicos (programas para monitoração e medição de processos, padronização de documentos, dentre outros): Esta necessidade engloba desde programas para modelagem e documentação dos processos de negócio (sejam eles técnicos para produção ou administrativos para controle e definição de planos), até ferramentas sofisticadas de monitoração e medição de processos, assim como metodologias de análise e reengenharia dos processos onde necessário, sendo sempre retro alimentado para mantermos um processo de melhorias sempre contínuo.

Processos - É vital para garantir que os processos produtivos e administrativos definidos sejam implementados em tempo hábil. Isso requer planejamento adequado e detalhado, aplicação de metodologias que efetivamente gerenciem as melhorias/e ou elaboração de novos processos. Este é o pilar que garante que as iniciativas sejam implementadas de forma eficiente e em conformidade com os objetivos de definidos. Para que isso seja possível, precisaremos todo o mapeamento das necessidades definidas, os objetivos alinhados com a diretoria da empresa, e com um estudo detalhado dos recursos existente e prováveis recursos a implementar, sejam eles recursos humanos ou técnicos.  Os processos serão elaborados estrategicamente, visando sempre o crescimento da empresa, priorizando em primeiro lugar a segurança de seus colaboradores, visando a melhor qualidade do produto, menores custos e consequentemente   o aumento de faturamento da empresa.

  • Q2 - Selecione no mínimo cinco dos onze itens para tornar as tarefas mais otimizadas e maximizar a produção de acordo com a administração científica.

1 - Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo nos seus movimentos elementares e cronometrar cada um deles, para eliminar os inúteis e aperfeiçoar os úteis;

2 - Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre como trabalhar;

3 - Separar as funções de preparação e as de execução, dando-lhes atribuições seguras;

4 - Preparar a produção, estabelecendo excelente remuneração para quando forem atingidos ou ultrapassados os padrões estabelecidos;

5 - Controlar a execução do trabalho para corrigi-lo, aperfeiçoá-lo e premiá-lo;

  • Q3 - Explique como esses itens podem ser aplicados na empresa.

1 – Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo nos seus movimentos elementares e cronometrar cada um deles, para eliminar os inúteis e aperfeiçoar os úteis:

Implementaremos uma ferramenta de controle de execução dos serviços dos colaboradores, analisando todo o passo a passo de cada um deles, de forma a eliminar tarefas desnecessárias e criar melhoria nos passos necessários, de forma que assim poderemos aumentar a produção, diminuir prazos e consequentemente aumentar a produção e resultados da empresa. produzirem mais e melhor.

2 - Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre como trabalhar:

Criaremos um curso teórico e técnico, de forma a habilitar nossos colaboradores, dando a eles todo o conhecimento necessário para aplicação na produção dos nossos produtos. Este curso, será acompanhado de um treinamento prático, onde poderemos definir a posição que cada colaborador poderá contribuir mais na produção dos nossos produtos. Isto feito, conseguiremos otimizar custos e alavancar nossa produção. Todo este processo de treinamento será monitorado durante todo o tempo de sua execução e após a aplicação do mesmo na prática, relatórios serão emitidos para ser ter a real eficiência obtida no processo.

3 - Separar as funções de preparação e as de execução, dando-lhes atribuições seguras:

Implantaremos para produção, um sistema de separação para as funções de preparação do material (traçagem, plano de cortes, otimização da matéria prima, separação dos materiais em áreas destintas) e as funções de execução propriamente dita doa fabricação do produto (montagem do produto, acabamento, controle de qualidade, embalagem e transporte). Para definirmos, onde, quem, como e o que, cada colaborador irá atuar, já teremos feito o treinamento de todos e verificado a habilidade de cada um. Todas as atividades terão como principal preocupação a segurança do colaborador. Com isso, criaremos uma linha de produção seriada, o que proporcionará maior eficiência e menores custos para produção, bem como a visualização se é necessária a automatização do processo, para melhorar a eficiência na execução das tarefas, pois conseguiremos otimizar e organizar as áreas de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (214.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com