TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa de Risco

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 3

Mapa de Risco

Panificadora e Confeitaria Fornalha

Descrição Geral do Ambiente:

A padaria é tem área aproximada de 100 m², composta por 4 ambientes distintos sendo estes: cozinha, balcão de atendimento, salão de clientes e caixa e banheiros. No estabelecimento trabalham 15 funcionários conforme a distribuição e as funções descritas, os mesmos se revezam em turnos no horário de funcionamentos de segunda a sábado das 6:30 as 20:00h.

Cozinha

Sala ampla, com paredes revestidas em azulejo, piso cerâmico com sistema de exaustores, iluminação natural e artificial. A mesma tem bancadas metálicas para confecção dos pães e massas, fornos elétricos e uma pequena dispensa de insumos.

Trabalham neste ambiente 3 padeiros, 3 auxiliares de padaria e 1 confeiteiro, que se alternam nos períodos de funcionamento da padaria com a função de preparo dos pães, biscoitos e bolos, desde a massa até o assar e confeitar os mesmos.

Riscos verificados: exposição a calor devido aos fornos ligados tempo integral; ruídos devidos a equipamentos de preparo de massas e alimentos; poeiras e vapores vindas dos farináceos manuseados e preparados; Exigência de postura inadequada pois trabalham o tempo todo em pé; risco de acidentes pelo arranjo físico inadequado pois vários momentos as bancadas com pães preparados são movimentadas para melhorar o espaço físico, também são redimensionados o posicionamento de alguns equipamentos e utensílios; uso de equipamentos elétricos próximos a fontes de água e locais úmidos sendo possíveis choques aos usuários.

Medidas coletivas: Exaustor no ambiente que melhora a condição do ar e temperatura, boa iluminação, extintores de incêndio com fácil acesso.

Medidas Individuais: Uso de uniformes e avental, óculos de proteção, calçado confortável e antiderrapante, luva térmica para operações com os fornos.

Balcão de Atendimento

Está inserido no salão principal, mas sem acesso direto entre clientes e funcionários. É um ambiente de prateleiras de madeira e vidro totalmente confinado entre o salão principal e a cozinha com acesso por uma porta móvel.

Trabalham neste ambiente 3 atendentes em tempo integral que além de atendimento aos clientes repõe o estoque das prateleiras.

Riscos verificados: exposição a calor devido aos pães que são servidos diretamente saindo do forno e a reposição dos mesmos; ruídos devidos a fila de clientes e pedidos no balcão em horários de movimento; Exigência de postura inadequada pois trabalham o tempo todo em pé e em movimentos de acesso as prateleiras; risco de acidentes pelo arranjo físico inadequado pois vários momentos as prateleiras de vidro atrapalham o acesso aos produtos.

Medidas coletivas: Ventilador de teto para amenizar o calor do ambiente.

Medidas Individuais: Uso de uniformes, calçado confortável e antiderrapante.

Salão Principal

Salão amplo, com paredes em alvenaria e pintura em bom estado, pé direito alto, piso cerâmico, ventiladores de teto e grande porta comercial com acesso à rua. Neste ambiente existem balcões prateleiras expondo produtos produzidos na padaria.

Neste local trabalham 2 atendentes de caixa que cobram pelos itens vendidos na loja e 1 gerente que transita em todos os ambientes. Verifica-se ainda a presença de 2 faxineiros responsáveis pela limpeza da padaria/banheiros que se alternam nos horários de funcionamento.

Riscos verificados: Exigência de postura inadequada pois trabalham o tempo todo sentados; Imposição de ritmos excessivos pois forma-se longas filas para pagamento no caixa.

Medidas coletivas: Ventilador de teto para melhorar a temperatura do ambiente, boa iluminação, extintores de incêndio com fácil acesso.

Medidas Individuais: Uso de uniformes.

Banheiros

A padaria possui 2 banheiros sendo 1 feminino e 1 masculino, com acesso indireto ao salão principal. Ambos com paredes revestidas por azulejo, piso cerâmico e luz artificial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com