TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Cultural E Esportivo

Artigo: Marketing Cultural E Esportivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Marketing Cultural e Esportivo

Portfólio N° 01

Portfólio

ATIVIDADE PROPOSTA

ATIVIDADE PROPOSTA

Questões

1. Quais as formas em que se pode afirmar que o marketing esportivo está presente no dia a dia das pessoas?

RESP: Eventos, venda de produtos e serviços ligados a esporte

2. Mesmo apresentando certo otimismo, profissionais da área esportiva acreditam que muita coisa ainda precisa melhorar. De acordo com o texto, em quais sentidos deve ocorrer essa melhora. Justifique sua resposta.

RESP: No sentido de aproveitar mais as potencialidades do esporte, tanto no aspecto social como no econômico-mercadológico. Isso resulta do incrível aumento do interesse e da participação que o esporte vem experimentando nos diversos setores econômicos, conseqüência de um interesse cada vez maior da sociedade pelas atividades esportivas. Além disso, os atributos e as características do esporte fazem dele uma ação de grande eficácia, indispensável em qualquer estratégia de marketing para as empresas que buscam um diferencial competitivo em seus mercados.

3. Faça uma análise da seguinte afirmação: o investimento social através do esporte pode chegar a construir, a longo prazo, um valor diferencial para a marca - e uma vantagem competitiva para as empresas

RESP: Sim, porém o problema maior das empresas que optam por investir na área social é identificar a causa de interesse social que seja mais relevante para seu objetivo - e que seja coerente com os valores da marca.

Isso acontece porque é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com clientes, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato, portanto, é ligado diretamente à emoção, à paixão.

4. Quais os passos que uma empresa deve seguir, caso esteja pensando em utilizar o esporte como negócio?

RESP: Ela deve utilizar os métodos de pesquisa de marketing que possam identificar o perfil e as características do público-alvo, necessidades a serem atendidas, entre outras informações sobre o mercado que deseja atingir, além de preparar toda uma estratégia mercadológica adequada aos objetivos empresariais.

5. Qual o conceito de marketing esportivo e quais os seus principais objetivos

RESP: É uma variação do marketing promocional, realizado por meio da associação da imagem do atleta, clube, time ou evento a uma determinada marca. Seus principais objetivos são aumentar o reconhecimento público, criar e/ou fortificar um elo entre a empresa e o consumidor, garantir a maior exposição do produto e, principalmente, conferir credibilidade à marca. Podem ser classificados como estratégicos e táticos.

6. O marketing esportivo pode ser apresentado de três formas. Indique quais são e justifique sua resposta.

RESP.: As três formas diferentes do marketing esportivo são:

•Marketing no esporte: é a aproximação das empresas de alguma atividade esportiva com interesse no negócio. Este item envolve o famoso termo "clube-empresa" ou "patrocínio esportivo".

Ex.: patrocínios, projetos de parceria.

•Marketing do esporte: aqui o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com