TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Cultural

Trabalho Universitário: Marketing Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

Gestão em Marketing

Especializações de Marketing

SANTANA DE PARNAÍBA

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

Gestão em Marketing

Tema: A Importância do Marketing Cultural

Fatores Determinantes do Marketing Cultural

SANTANA DE PARNAÍBA

2013

Marketing Cultural

O marketing cultural é o conjunto de ações que projetam uma empresa e promovem uma marca, que esta envolvida com apoio a projetos artísticos e culturais. Ele é vantajoso, tanto para empresas, produtores, artistas e cidadãos espectadores e participantes da cultura.

Ele se manifesta publicamente através de grandes festivais, espetáculos de nível nacional e internacional, filmes, mas ao mesmo tempo vem se destacando a projetos sociais que beneficiam pessoas reconhecidas através da arte. Para a empresa, o marketing cultural deve levar a sua marca para um maior número de pessoas, para que o reconhecimento e a identificação da empresa com determinada obra torne-se instantâneo na mente das pessoas.

O governo oferece incentivo fiscal para as empresas que patrocinarem projetos culturais aprovados previamente pelos órgãos responsáveis de cultura. As principais leis de incentivo são: Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Lei do ICMS e a Lei do ISS.

Porém, a pesquisa feita pelo IPEA revela que muitos empresários não usam os benefícios das leis de incentivo. Porque a maioria das pessoas desconhece os seus benefícios. No caso das leis Rouanet e Audiovisual existem ainda outro problema, quando alguém patrocina um projeto cultural, precisa adiantar o dinheiro para o produtor e só acerta as contas com o fisco no ano seguinte, após declarar seu Imposto de renda. Acontece que, diferente das empresas, a maioria das pessoas não tem capital de giro e disponibilidade para esperar até terem retorno do investimento.

O marketing cultural ganha espaço no meio empresarial pelo seu enorme potencial de agregar valor a marca estabelecer uma comunicação direta com variados públicos alvos.

O marketing cultural ligado o marketing social, significa atender de uma só vez dois nichos fortes de mercado. Essa ligação é possível quando é criado um projeto cultural visando sua ação social. O produto cultural tem como característica principal ser sólido e multiplicável. Quando se elabora um projeto que vise à fabricação de um produto cultural voltado para a área social, na maioria das vezes, o auxilio social está na reversão de parte ou totalidade dos lucros adquiridos através da venda do produto. Como por exemplo, gravação de um CD, ou publicação de um livro, em que parte ou totalidade dos lucros é para uma causa social. Existem também projetos em que o produto já é o próprio auxílio. Como, por exemplo: publicação de grandes clássicos da literatura brasileira em braile.

Em contraposição, uma política cultural tem como característica principal sua durabilidade e o convívio direto no local necessitado. O auxilio social de um projeto elaborado para a criação de uma política cultural na área social, é mais visível e tem um caráter de transformação do indivíduo participante. Como por exemplo: a criação de um centro cultural em uma comunidade carente, onde a comunidade possa ter aula de dança, teatro, arte, música.

Um evento cultural tem como característica a instantaneidade, e pode gerar um forte impacto na sociedade, pois é um acontecimento inesperado, que quebra a rotina. Quando o evento cultural é voltado para a área social, o auxilio pode ser o próprio evento. Como por exemplo: uma exposição de arte voltada para as crianças cegas.

A reversão de parte ou totalidade dos lucros adquiridos através da bilheteria do evento. Como por exemplo: Shows beneficentes. O evento também pode existir com a única finalidade de chamar atenção à causa. Como, um evento que fale sobre o meio ambiente. Quando uma empresa patrocina esse tipo de projeto associa a sua imagem não só os valores específicos marketing cultural como também os valores humanitários do marketing social.

A empresa demonstra compromisso social e passa a imagem de empresa moderna, inserida na comunidade, humanizando o empreendimento. Sendo assim, o marketing cultural aliado ao marketing social se torna uma ótima estratégia mercadológica de construção de uma imagem pública positiva da empresa através de patrocínio de caridade. Isso sem falar em gastos com publicidade, pois a causa social e a cultura recebem muito mais publicidade, através de mídias espontâneas, do que poderia ter se tivesse de pagar por ela. Um exemplo de associação do marketing cultural com o social: A Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma ação integrante da campanha. O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Além de levar a mensagem de prevenção e detecção precoce às participantes, a Corrida e Caminhada realiza inloco, exames de palpação das mamas nas tendas médicas instaladas em cada etapa do evento. Em 1999 foi realizada a primeira Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama em São Paulo e no Rio de Janeiro, contando com a participação de 600 mulheres. Assim, o evento configura-se como uma grande festa que reúne empresas, hospitais, artistas e comunidade em prol da saúde e qualidade de vida.

Considerações Finais

Em virtude dos fatos mencionados, nesse cenário mercadológico cada vez mais competitivo é necessário inovação, para se diferenciar da concorrência. Agregar valor a marca é sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com