TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marmores E Granitos Em Fachadas

Casos: Marmores E Granitos Em Fachadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 7

GRANITOS E MÁRMORES EM FACHADA

RESUMO

Observa-se que fachadas de edifícios novos e antigos apresentam problemas em seus revestimentos, sejam eles em mármore e em granito. Os problemas aparecem desde manchas e eflorescências saindo pelo rejunte até o desplacamentos. Geralmente esses problemas são causados pela ausência de critérios normativos na execução deste serviço, com o desconhecimento das características dos revestimentos empregados, seguindo-se a falta de diretrizes para o seu assentamento, como também pela deficiência na execução. Sendo assim, torna-se necessário conhecer o funcionamento dos revestimentos dentro do contexto da estrutura suporte e o conjunto como um todo para podermos entender as regras para o seu assentamento. A ação da parede, para não falar só do revestimento, contra a intempérie, na verdade, é um somatório de comportamentos relativos a cada material que a compõe. No final, deve-se considerar que os movimentos, devido à temperatura e a umidade na parede como no revestimento, obrigam a fixar a liberdade de movimento/deslocamento, sem que se crie tensões excessivas ou a deterioração do conjunto.

Palavras chave: Mármore; granito; fachada; inserts;fixação; argamassa;porosidade

INTRODUÇÃO

O mármore é uma rocha metamórfica, é formado a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão, é um dos materiais de construção mais antigos que se conhece, era utilizado desde muitas décadas antes da nossa, era como matéria prima para dar corpo a templos, palácios e monumentos.

Portanto, o mármore é formado pela mescla de diferentes substâncias minerais que o convertem em uma das pedras mais belas que existem, apresentando colorações pálidas, intensas, fundidas, possuindo grandes manchas ou podem ser também ventilados.

Assim, o mundo das possibilidades que oferece o mármore, é infinito, em princípio, é o material ideal para a conclusão dos trabalhos com o revestimento de fachadas através de novas construções e de reformas. Dos edifícios vamos aos estabelecimentos comerciais, em que o projeto e realização da fachada, tem uma igual intervenção do mármore.

Já o granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, zircão e outros minerais. Durabilidade, baixa manutenção e apelo estético são características que tradicionalmente pautam a especificação de granito e de outras rochas para cobrir fachadas.

Desta feita, podemos perceber que nos últimos anos, a evolução dos sistemas de fixação por inserts metálicos deu aos especificadores um motivo adicional para explorar essa opção: a eficiência energética.

Deste modo, a metodologia aplicada ao trabalho foi pesquisar e apresentar as características dos materiais utilizados na fixação de mármores e granitos em fachadas.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 DA EVOLUÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO MÁRMORE E GRANITO

Durabilidade, baixa manutenção e apelo estético como características que tradicionalmente pautam a especificação de granito e de outras rochas para cobrir fachadas. Mas nos últimos anos, a evolução dos sistemas de fixação por insertes metálicos deu aos especificadores um motivo adicional para explorar essa opção: a eficiência energética.Estes são peças de aço inoxidável projetadas para aplicação nos mais diferentes tipos de projeto .

Hoje, a maior parte do granito utilizado em revestimentos verticais externos, no Brasil e no exterior, está ancorada em perfis e pinos metálicos que distanciam o revestimento da estrutura criando um colchão de ar que auxilia o isolamento termoacústico, melhora o conforto interno e permite a secagem rápida das placas em caso de chuvas, evitando manchas e eflorescência.

Todavia a assimilação dessa técnica, desenvolvida há quase três décadas na Alemanha e nos Estados Unidos, se explica por fatores como maior rapidez no processo de fixação, disponibilidade de fixadores metálicos no mercado nacional, facilidade de reposição das placas, precisão da instalação e também por ser um tipo de fixação mais leve se comparando ao assentamento com argamassa .

Nos últimos anos houve um aprimoramento considerável do uso dos inserts, graças ao maior conhecimento técnico do sistema. As melhorias focam principalmente a diminuição de peso do conjunto com, a maior eficiência energética das fachadas , a ampliação da durabilidade , além da diminuição de custos , tanto em relação aos materiais quanto com mão de obra.

Com a evolução do sistema de inserts a fixação de painéis pétreos com argamassa foi praticamente abolida em grandes construções. O deslocamento, as eflorescências , a maior necessidade de limpeza , assim como a dificuldade de substituição de peças e a menor durabilidade do sistema de fixação são fatores que favorecem o uso de inserts . Através do uso deste, o granito pode ser utilizado com segurança em fachadas de edifícios.

Quando utilizados nas fachadas para fixação de pedras, são ancorados na estrutura do edifício, suportando o peso da placa superior e travando a placa inferior, absorvendo as tensões provenientes da dilatação térmica, pois a estrutura e as placas trabalham de forma independente . O número de pontos de fixação depende das dimensões e do peso das placas de granito. Além das características de resistência, devem-se considerar o tamanho e a espessura das placas, a altura da fachada e as condições climáticas da região onde o edifício será construído, assim como veremos mais especificadamente no próximo tópico.

1.2 DAS CARACTERRÍSTICAS DO MÁRMORE E DO GRANITO

O mármore tem como características ser resistente e durável, além de manutenção muito fácil. Sua limpeza pode ser feita com um pano úmido ou uma escova macia, água e sabonete neutro. A instalação do mármore deve ser muito bem planejada, pois algumas argamassas e rejuntes podem prejudicar o material. Essas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com