TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregado Graúdo Brita 1 Granito

Artigo: Agregado Graúdo Brita 1 Granito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 6

ENSAIO LABORATORIAL DE AGREGADO GRAÚDO

BRITA 1 – GRANITO

TUBARÃO, 2014

RESUMO

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.

Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.

Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural.

INTRODUÇÃO

Os agregados são materiais granulares, sem forma e volume definidos. Ocupam de 60 a 80% do volume total do concreto, portanto sua qualidade é de grande importância para a qualidade final do mesmo. As características dos agregados que mais se destacam para a fabricação do concreto são: porosidade, composição granulométrica, absorção de água, forma e textura superficial das partículas, resistência à compressão, módulo de elasticidade e os tipos de substâncias deletérias presentes.

Essas características dos agregados influem nas propriedades do concreto. No estado fresco podem afetar sua coesão, consistência e trabalhabilidade e no estado endurecido a resistência à compressão, estabilidade dimensional, durabilidade, resistência à abrasão e aspecto visual.

Para termos toda essa garantia de qualidade final no concreto, o processo de qualidade dos materiais deve começar com os agregados, e esses passam por uma série de ensaios laboratoriais que serem apresentados em sequência.

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE ENSAIO

AMOSTRAGEM DE AGREGADO GRAUDO

A Amostra para a realização dos ensaios deve ser coletada na pedreira ou em estoque de fornecedores. Assim que chega ao laboratório ela deve ser homogeneizada pelo seguinte procedimento:

PROCEDIMENTOS DO ENSAIO

Foi disponibilizada uma amostra de aproximadamente 50 kg de Brita 1 – Granito, após a colocação dessa amostra em uma superfície limpa, ela foi homogeneizada com auxilio de uma pá, retirando o material da parte inferior do monte e depositando na parte superior, esse procedimento foi repetido por todo o perímetro do monte.

Após a homogeneização completa a brita foi depositada na Padiola através da utilização de uma pá, deixando-a se depositar por gravidade, até que todo o volume do recipiente estivesse completo. Utilizando uma régua fizemos o emparelhamento da superfície da baitola.

DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA EM ESTADO SECO NBR NM 45 (NBR 7251)

Após o emparelhamento realizamos uma média de 3 pesagens:

Peso do Recipiente 7,84 kg

Volume do Recipiente 0,014416 m³

Massas Encontradas:

28,90 kg

29,00 kg

29,10 kg

Cálculo da Massa Unitária Mu = (Massa Encontrada - Massa do Recipiente) / Volume do Recipiente

Mu1 = 1460,877 kg

Mu2 = 1467,814 kg

Mu3 = 1474,750 kg

Média das Mus = 1467,8135 kg

Desvio relativo 1 = -0,472589792 %

Desvio relativo 2 = -1,54906E-14 %

Desvio relativo 3 = 0,472589792 %

Todos os desvios devem ser menores que 1%

REDUÇÃO DA AMOSTRA DE CAMPO PARA ENSAIO EM LABORATÓRIO NBR NM 27

Após o ensaio de massa unitária a amostra maior será segmentada em pequenas amostras que foram separadas anteriormente pelos laboratoristas pelo método de quarteamento, executado com os seguintes passos:

1. Revolver a amostra três vezes sobre superfície limpa e plana;

2. Formar um tronco de cone com ajuda da pá, de diâmetro 4 a 8 vezes maior que sua altura, conforme a Figura 1;

3. Dividir em quatro partes iguais, eliminando duas em sentido diagonal;

4. Com o material restante, repetir o quarteamento até reduzir a amostra à quantidade necessária para ensaio.

(exemplo de como realizar o quarteamento)

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA NBR NM 248

A granulometria é um método de análise que visa classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho. A composição granulométrica é a característica de um agregado de maior aplicação na prática, principalmente para:

1. Determinação do módulo de finura e dimensão máxima característica da curva granulométrica;

2. A curva granulométrica permite planejar um melhor empacotamento dos grãos de agregados, com isso reduzir vazios e melhorar a interface

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com