TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Contrucao

Pesquisas Acadêmicas: Materiais Contrucao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

Alicate O material mais usado nos diversos tipos de alicate é o aço temperado. Podem ser usados outros materiais, conforme a finalidade do alicate. O aço temperado é um tipo de aço carbono utilizado para confeccionar ferramentas e peças de máquinas pesadas, além de outras aplicações em diversos ambientes, seja ele industrial, comercial ou residencial. Este material consiste em um tipo de aço que tenha sido tratado de forma especial para melhorar a sua dureza e resistência.

Para produzir um o modelo temperado, os fabricantes de aço carbono adicionam calor ao processo, elevando as temperaturas de forma extrema, em seguida, submetem o produto a um processo chamado de têmpera. Durante a têmpera, ele é rapidamente arrefecido com uma solução de salmoura ou água. Após o resfriamento, ele se torna muito duro, mas também extremamente frágil. Para reduzir a fragilidade, mantendo a dureza que por ora foi adicionada, os fabricantes em seguida temperam o metal através de um reaquecimento e consequentemente, o mesmo passa novamente por um processo de arrefecimento, porém de forma natural. Através desta combinação, os fabricantes podem criar produtos que são mais duros e resistentes do que o aço carbono padrão, e durável o suficiente para resistir a quebra ou danos causados por impactos.

Apresenta grande resistência mecânica a deformações e a quebra, além de ser duro, qualidade importante especialmente na cabeça do instrumento.

Comparado ao aço padrão, ao modelo em questão oferece maior resistência ao desgaste e também, maior durabilidade, tornando-o adequado para aplicações pesadas.

Ancora de Navio São feitas de aço.

O aço é uma liga de ferro e carbono

com uma porcentagem média de carbono entre 0,08% e 2,2%. Todos os processos de produção de aço apresentam as seguintes fases comuns:

- Fusão da matéria-prima;

- Oxidação da fusão e redução do carbono;

- Formação de escórias onde se acumulam as impurezas;

- Adição de elementos especiais como ligas, corretivos e desoxidantes;

- Saída da fusão.

Uma âncora (ancora) é um instrumento náutico pesado, por isso geralmente de metal, para que possa permitir se fazer presa em fundos rochosos, lodosos ou arenosos, fixando temporariamente os navios na posição desejada.

Armação de guarda-chuva O guarda-chuva consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico. As armações são geralmente confeccionadas em alumínio. O alumínio não aparece na sua forma elementar (Al) na natureza, apenas combinado com outros elementos formando compostos como os minérios. O principal minério que possui o alumínio é a bauxita, que contém óxido de alumínio hidratado (Aℓ2O3 . x H2O) e diversas impurezas. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido.

Aro de roda (automóveis) O material é utilizado de acordo com a confecção da roda: ferro/aço ou ligas leve de alumínio e silício. As rodas de liga leve utilizam uma liga composta por alumínio (para menor peso), silício, magnésio e titânio (para ganhar resistência), estrôncio (para ganhar maleabilidade), entre outros metais. As rodas de ferro ou aço são mais resistentes para fortes pancadas. Além de mais fortes contra quebras, em caso de amassados, a recuperação é simples.

Já as rodas de liga leve, por usarem compostos fáceis de moldar como alumínio, titânio ou outro metal leve, são geralmente mais bonitas e leves.

Bloco de motor de automóvel A peça é normalmente feita de ferro fundido, embora no final dos anos 1990, os blocos de motor eram feitos de plástico e outros materiais experimentais que estavam sendo usados em protótipos de carros com a esperança de desenvolver modelos mais leves, e veículos eficientes. Um bloco de motor de ferro fundido pode compreender uma porção substancial do peso do carro, e geralmente requer várias pessoas para que seja removido e trabalhado com segurança. Trabalhando a partir de fora para dentro, o bloco do motor começa a atuar com um metal sólido, concebido para vedar tudo na parte de dentro. Certo número de canais e passagens compreende o processo de arrefecimento, e se destinam a fornecer água a partir do radiador para todas as secções quentes do motor, impedindo o superaquecimento. Depois que a água circula no motor, ele retorna para o radiador para ser resfriado pelo ventilador e enviado de volta através do motor.

É interessante saber que a peça, também conhecido por bloco de cilindros é fundido em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna, assim como os suportes de apoio do virabrequim (cambota). O bloco tem ligações e aberturas através das quais vários outros dispositivos podem ser controlados através da rotação da cambota, ou simplesmente bomba de água, bomba de combustível e distribuidor (apenas alguns automóveis os possuem). O bloco do motor é o eixo dos veículos que rodam em combustão interna, proporcionando a força motriz para o automóvel. Assim é chamado, porque geralmente é uma peça sólida de elenco, abrigando os cilindros e seus componentes dentro de um cárter resfriado e lubrificado. O bloco do motor é concebido para ser extremamente forte e resistente, porque a falha dos resultados pode causar a falha do carro, que não irá funcionar até que o bloco do motor seja substituído ou reparado. O material de que os blocos são construídos tem que permitir a moldagem de todas as aberturas e passagens, sendo que esses detalhes são indispensáveis, como também suportar as elevadas temperaturas que podem ser geradas pela deflagração do combustível no interior da peça e permitir a rápida dissipação do calor. Como já foi citado anteriormente, os materiais mais usados são o ferro fundido e alumínio, este último mais leve e com melhores propriedades dissipadoras, porém com preço mais elevado. Resistindo pior ao atrito dos pistões, os modelos confeccionados em alumínio têm os cilindros normalmente revestidos com camisas de aço.

Cabeçote de motor O cabeçote é a parte superior do motor, ligado ao bloco por meio de parafusos. É a tampa de fechamento da parte superior do bloco e das câmaras de combustão.

O cabeçote pode ser feito usando o mesmo material do bloco do motor ou então usando ligas especiais, como o alumínio, para motores de de alto rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com