TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciemeto Materiais de contrução

Por:   •  27/9/2015  •  Tese  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que na antiga Roma designava uma espécie de pedra natural de rochedos não esquadrejada (quebrada). A origem do cimento elevou-se a cerca de 4.500 anos.

O grande passo no desenvolvimento do cimento foi dado em 1756 pelo inglês John Smeaton, ele obteve um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1818, o francês Vicat obteve resultados semelhantes aos de Smeaton, pela mistura de componentes argilosos e calcários. Então em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila (Clinquer), transformando num pó fino e que após secar tornou-se tão duro quanto as pedras usadas nas construções, e após secar não se dissolvia com a água. Então a mistura foi apresentada como cimento Portland por apresentar cor e propriedades de durabilidade semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland, pois na Inglaterra nessa época era comum construir com pedra de Portland, uma ilha situada no sul desse país.

Aplicação no Brasil

Foram varias etapas de meras tentativas para a aplicação do cimento no Brasil, desde 1888. Mas concluiu no ano de 1924,com a implantação pela Companhia Brasileira de Cimento Portland de uma fábrica em Perus, Estado de São Paulo No ano de 1926 as primeiras toneladas foram produzidas e colocadas no mercado, constituindo assim um marco para a indústria do cimento no Brasil. Até então, o consumo de cimento no país dependia exclusivamente do produto importado, A produção nacional foi gradativamente elevada com a implantação de novas fábricas. Enfrentando a concorrência do produto importado e mostrando á população brasileira que fabricava produtos de qualidade e dignos de confiança.

Obs.: O cimento hoje é o segundo material mais utilizado pelo homem, ficando atrás somente do elemento água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com