TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Estoque De Materiais Na Contrução Civil

Casos: Gestao De Estoque De Materiais Na Contrução Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2015  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Para demonstração de tal importância da logística e da construção civil na economia do país, será demonstrado os principais processos logísticos na área de almoxarifado focando em específicos materiais de acabamentos de uma empresa de construção civil.

Ao estudar a gestão do estoque materiais de acabamento nesta empresa, poderemos conhecer como são realizados os processos logísticos de almoxarifado neste setor. Os principais processos logísticos de almoxarifado desta empresa serão estudados fim de entender a importância qualitativa e quantitativa que cada um representa dentro do desta empresa e no setor da Construção Civil.

Palavras-chave: Logística, Estoque, Logística Reversa

1. INTRODUÇÃO

Num universo cada vez mais competitivo, para atender as exigências oriundas da globalização e obter sucesso, as empresas precisam ser eficientes, auto sustentável e garantir a melhoria contínua de seus processos e serviços. A logística, nesse contexto, deixa de ser apenas interna e assume uma função global, capaz de desenvolver melhores produtos e níveis de serviço, além de permitir reduções de custos e agregação de valor.

1.1 Delimitação de tema

O setor de construção civil afeta a economia brasileira e vem crescendo de forma acelerada. Os processos logísticos utilizados na gestão de estoques de material de acabamentos e ações principais como o de Recebimento, Expedição e Logística Reversa, serão de grande importância para conhecermos de que forma ele tem agregado valor nos resultados finais do setor da construção civil na busca pela eficiência competitiva.

1.2 Objetivos

Como objetivo geral esse artigo busca conhecer os principais processos logísticos de materiais de acabamento na construção civil. Já como objetivos específicos busca descrever as ações de recebimento, acondicionamento e expedição de materiais de acabamento na Construção Civil e a pesquisa sobre a aplicabilidade da logística reversa nesses processos.

1.3 Justificativa

É impossível negar a grande importância econômica e social da indústria da construção civil no cenário da economia brasileira. A atividade construtora é constantemente citada como Base de sustentação do sistema econômico nacional.

Nos dias atuais muito também tem se falado, estudado e investido na importância da Logística no âmbito das empresas, e na construção civil também não é diferente.

Os processos e procedimentos operacionais dentro do setor de construção Civil, como suprimento e abastecimento de materiais, insumos e serviços, a armazenagem, a otimização de recursos humanos, movimentações físicas e informações pertinentes ao processo produtivo, devem ser tratadas de forma que se torne um fator de grande potencialidade na melhoria da produtividade, na redução de custos, e excelência no nível de serviço ao cliente final.

Para demonstração e/ou exemplificação de tal importância da logística e da construção civil na economia do país, será demonstrado os principais processos logísticos na área de almoxarifado focando em específicos materiais de acabamentos de uma empresa de construção civil.

Os principais processos logísticos de almoxarifado desta empresa serão estudados fim de entender a importância qualitativa e quantitativa que cada um representa dentro do desta empresa e no setor da Construção Civil. Ao analisar os processos de Recebimento e acondicionamento, a Logística reversa e o processo de expedição dos materiais de acabamento, estaremos identificando como estes processos são desenvolvidos, realizados e monitorados. Com base nessa justificativa a pergunta deste artigo é: Como são desenvolvidos aplicados e os principais processos logísticos para materiais de acabamentos no âmbito de uma empresa de construção civil e quais as expectativas e resultados alcançados?

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Metodologia

Trata-se de uma demonstração, que será elaborado através do acompanhamento de relatos e estudos de antes, durante e após desenvolvimento e aplicação dos processos de recebimento, expedição e logística reversa aplicada no almoxarifado de uma empresa de construção civil. Para a elaboração deste artigo serão realizadas pesquisas bibliográficas qualitativas, utilizando obras literárias, internet e revistas cientificas.

A pesquisa qualitativa, no entendimento de Lakatos e Marconi (2000) pressupõe a correlação entre “características observáveis, ou experimentalmente determináveis, de um objeto de estudo ou classe de fenômenos” e as teorias estabelecidas. Para essa condição, também se propõe que a pesquisa deva ser exploratória e descritiva, pois é preciso do detalhamento dos fatos, e usa o conhecimento para poder identificar as relações entre elas (CERVO; BERVIAN, 1996).

Gil (2006, p. 44) define que a pesquisa bibliográfica faz uso de “material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”, que irão colaborar com a análise do conteúdo, no suporte às práticas e metodologias adotadas, bem como facilitar o entendimento dos leitores sobre o desenvolvimento dos trabalhos.

Para Gil (2006), o estudo de caso é mais adequado para pesquisar um fenômeno “no seu contexto real, onde os limites entre este fenômeno e o contexto não são claramente percebidos”.

2.2 Revisão bibliográfica

2.2.1 Logística

Para Vieira (2006) a logística é uma metodologia administrativa que se baseia na conscientização para o emprego de conceitos, técnicas e procedimentos que encaminhem a uma maximização do nível de serviço e da produtividade numa cadeia de suprimentos.

2.2.2 Estoque

Segundo (LINS 2005), estoque é um conjunto de produtos e/ou materiais existentes fisicamente em algum espaço à espera de utilização futura e que permite suprir regularmente os usuários, sem causar interrupções às unidades funcionais da organização

2.2.3 Giros de estoques

Segundo (FOGARTY e BLACKSTONE JR, 1991), o Giro de Estoque é definido como a relação entre o Custo das Mercadorias Vendidas (comércio) ou Custo dos Produtos Vendidos (indústria) com o saldo de Estoque. De forma a minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com