TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais da Construção Civil e Ciências Geodésicas

Por:   •  21/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O curso de Engenharia Civil da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) conta com diversos laboratórios, utilizados para ensino, testes e pesquisas. No dia 24 de setembro de 2014, os estudantes do primeiro semestre do curso tiveram a oportunidade de terem o primeiro contato com os Laboratórios de Materiais da Construção Civil e Ciências Geodésicas.

Laboratórios Engenharia Civil

1- Materiais da Construção Civil

O LMCC (Laboratório de Materiais da Construção Civil) é um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, por sua estrutura física e capacitação de profissionais. Além de atender ao curso de engenharia civil, atende os cursos de engenharia sanitária e produção civil. Na área de ensino, matérias como Materiais da construção civil 1 e 2 utilizam do laboratório, assim como aulas experimentos em outras disciplinas.

O laboratório conta com uma sala de aula, onde se dá a parte teórica sobre a instrumentação prática que será ministrada conseguintemente; um ambiente reservado à pesquisa de pós-graduação, onde são estudados e desenvolvidos ou aperfeiçoados materiais, equipamentos e técnicas novas; e outro destinado a prestação de serviço à comunidade (extensão).

A maioria dos recursos para manutenção e compras de equipamentos do laboratório são conseguidos através da prestação de serviços.

São três as linhas de pesquisa desenvolvidas ali, o GDA, o GTEC e o VALORES. Sendo que o último trabalha com o reaproveitamento de materiais (cinza de carvão, casca de arroz, de moluscos); e como experimento uma das edificações próximas ao laboratório foi construída com blocos de concreto feitos com cinza de carvão.

Alguns alunos da graduação são bolsistas neste laboratório, trabalhando com a pesquisa de estudantes da pós-graduação.

Os equipamentos que realizam ensaios de esforços em corpos de prova de materiais diversos estão localizados na sala de prensa, onde há uma prensa de alta tecnologia, com leitura computadorizada, para ensaios de argamassa; outra para ensaios de compressão de concreto e de tração de aço; e a maior com capacidade para até 500 t para compressão de materiais especiais.

Outro equipamento que o laboratório possui é a câmara de envelhecimento, que recria as variações climáticas em um espaço confinado, testando a durabilidade e resistência dos materiais.

Dentre os vários experimentos estão: a reutilização de materiais plásticos como isolamento acústico para lajes, onde foram feitos vários corpos de prova com dosagens diferentes de EVA na mistura, e ao final o emprego deste material é economicamente rentável e ambientalmente correto; uma edificação (ao lado do laboratório) feita com a utilização de materiais e técnicas vindas de um dos projetos, onde as paredes da obra são feitas com tijolos colados com as peças da parede montadas no chão, na posição horizontal, com auxílio de réguas-guias, depois de colados e alinhados os módulos são erguidos e amarrados na parte superior da estrutura com um engaste simples de um viga de concreto.

Ali também são testados produtos novos que entraram no mercado, gerando laudos confiáveis de eficiência de materiais para as empresas.

2- Laboratório de Ciências Geodésicas

O LABCIG (Laboratório de Ciências Geodésicas) abrange na graduação as disciplinas de Topografia, para os cursos de engenharia civil, engenharia sanitária e ambiental, engenharia de produção e geologia; e Fotogrametria e foto interpretação, para a engenharia de produção e civil. Já na pós-graduação tem as seguintes atuações: Fundamentos de CTM & GT, Medições Cadastrais, Fundamentos de Cartografia, Fotogrametri, SIG, Sensoriamento e Gestão Ambiental, Tópicos avançados em Geodésia, Fotogrametria a Curta Distância e Fotointerpretação Aplicada.

Dentre as várias áreas de aplicações na topografia têm-se: o levantamento planialtimétrico; controle de recalque;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com