TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção: ENSAIO METALOGRAFICO NO CONTROLE DA QUALIDADE

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1] 

Curso de Engenharia Mecânica

ENSAIO METALOGRAFICO

Professor Tiago de Melo

Brasília

2016

ENSAIO METALOGRAFICO NO CONTROLE DA QUALIDADE

                                         

Gabriel da Silva Peixoto

(gabrielpeixoto03@hotmail.com)

Rodrigo alkimim Faria

(rodrigoalkimim@gmail.com)

Materiais de Construção Mecânica

Resumo:

O presente trabalho é resultado de ensaio feito no laboratório da faculdade, utilizando um material para a realização de alguns procedimentos para se conseguir a relação entre estrutura observada no microscópio com as propriedades mecânicas. Para realização de analise a amostra e cortada, lixada, polida e atacada com um tipo de agente químico, após isto, feita analise com microscópio específico, conhecido como microscópio metalográfico, este possuindo um sistema de fotografia integrado, permitindo o registro da analise realizada.

Palavras-chave:

Ensaio metalografico, microestrutura, analise de fotografia.

Abstract:

The present work and result test made at the laboratory of the faculty, using material hum paragraph the procedures realization some to achieve a relationship between structures observed with any microscope as mechanical properties. For realization to analyze a sample and cut, sanded, polished and attacked with hum kind of chemical agent, after this is, made analysis with specific microscope known as metallographic microscope, this having hum integrated camera system, allowing the recording of the analysis performed.

Keyword:

Metallographic test, microstructure, photo analysis.

Introdução

Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo de prova para a análise microscópica. Análise metalografica é feita para analisar as propriedades físicas e químicas do corpo de prova, desta forma identificamos suas características quanto a resistência a tração e compressão, dureza, condutividade elétrica e térmica entre outros tópicos a serem estudados. Para que isso possa ocorrer já que o microscópio usado (microscópio metalografico) possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfície perfeitamente planas e perfeitas, por isso a preparação metalografica e extremamente importante, tendo o material que ser cortado, embutido, lixado, polido e logo após dá um ataque químico na amostra, após isso estará pronto para ser visto suas características estruturais, sendo tirada uma fotografia para ser analisado sua microestrutura. O trabalho visa aumentar o conhecimento teórico e prático do tema abordado

Procedimentos

  • Lixamento: eliminar as imperfeições da superfície da amostra para melhor para melhor analise no microscópio de até 64x. Foi usada a sequência de lixas- 150, 180, 400 e 600 e 600 com agua com velocidade de 300 e 600 rpm.
  • Polimento: concluir a superfície da amostra de forma dar brilho e eliminar qualquer micro granulação. Pra este procedimento foi usada a pasta de diamante que e aplicada na amostra através de uma seringa e logo após colocada novamente na agua com velocidade de 300 e 600 rpm com um pano especial colocado no prato giratório.
  • Ataque químico: o ataque e feito por imersão da amostra, durante um período de aproximadamente de 20 segundos após o polimento, assim a microestrutura e revelada, o reagente utilizado foi o NITAL (ácido nítrico e álcool).
  • Macroscopia:  a amostra e colocada no microscópio metalografico, e em seguida tirada uma fotografia para análise.

[pic 2]

Figura1. macrografia de liga de latão.

Analise:

 Está analise e muito importante pelo fato de as propriedades mecânicas de um metal dependerem não só de sua composição química como também de sua textura, com efeito qualquer material pode se tornar mole, duro, duríssimo, quebradiço, elástico, tenaz e etc.

Na fotografia tirada no microscópio podemos observar mesmo não estando claras, fases e contornos de grãos, com alguma quantidade de precipitados que podem ser encontrados mesmo com o ataque químico, que estão encaixados nos defeitos volumétricos que são defeitos macroscópicos tridimensionais que se estendem sobre o conjunto dos átomos ou no volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (714.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com