TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio metalografico

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O ensaio metalográfico relaciona a estrutura química de um material com suas propriedades físicas, processo de fabricação, desempenho de suas funções etc. O ensaio pode ser macrográfico ou micrográfico.

O macrográfico consiste em observar um material a olho nu ou com ampliação de até cinquenta vezes. Com essa observação, podemos ter uma ideia de sua homogeneidade, natureza das falhas, impurezas, qualidade, processo de fabricação, tratamentos térmicos entre outras.

O micrográfico estuda produtos metalúrgicos utilizando o microscópio para observar a microestrutura do material, fases presentes, granulação, teor de carbono e a distribuição dos constituintes.

Para efetuar o ensaio, precisamos seguir alguns passos:

– Escolha do corpo de prova: Produto a ser analisado com forma e dimensões específicas podendo ser embutido ou não.

– Corte: Para oferecer uma superfície plana com baixa rugosidade, de modo rápido e seguro é utilizado o corte abrasivo.

– Embutimento: Consiste em envolver a amostra com um material adequado, formando um único corpo. O embutimento pode ser a frio ou a quente.

– Lixamento: Eliminar riscos e cavidades.

– Polimento: Acabamento superficial para retirar toda as marcas da amostra.

 Ataque químico: Utilizado para facilitar a visualização dos contornos de grão e das fases presentes a amostra.

– Análise óptica: Observar a amostra utilizando equipamentos como microscópio.

Após observar a amostra e deduzir suas propriedades químicas, podemos fazer testes como o ensaio de dureza para comparar a teoria com a prática.

A dureza de um material é importante, pois sabemos quanto o material resiste e podemos limitá-lo a certas aplicações. Os três tipos de ensaios são:

– Brinell: Comprimir uma esfera por uma força, durante um certo tempo na superfície da amostra a ensaiar. Retirar a força aplicada e a esfera da amostra, e com auxílio de uma lupa graduada efetuar a medição da marca deixada. A dureza é definida entre a carga e a marca deixada no material.

– Rockwell: Com um endentador de diamante ou aço endurecido em formato de esfera ou cone, realizar a penetração no corpo de prova inicialmente com 10 kgf até atingir o equilíbrio, após é aplicada uma nova carga. A dureza é calculada pelo valor da penetração devida a força aplicada.

– Vickers: Aplicar uma força de 1 a 100kgf entre dez a quinze segundos com um edentador de diamante na forma de uma pirâmide reta de base quadrada. O calculo da dureza é obtida através de tabelas que são fornecidas com a máquina, utilizando a área da marca que o edentador deixou no corpo de prova e a força aplicada.

OBJETIVOS

Observar corpos de prova utilizando o microscópio para identificar sua microestrutura e identificar a dureza de um material utilizando máquinas que fazem a medição de dureza em HB-Brinell, HR-Rockwell e HV-Vickers.

MATERIAIS UTILIZADOS

- Corpos de prova (Diferentes materiais)

- Serra circular

- Baquelite

- Prensa

- Lixas com granulometrias diferentes (200,320,400,600)

- Lixadeira elétrica

- Politriz rotativa

- Alumina

- Ácido Nital

- Microscópio metalográfico

- Maquinas para ensaio de dureza.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com