TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: ENSAIO METALOGRÁFICO

Por:   •  19/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA- FATEC

PROJETOS MECÂNICOS

SALATIEL ANTUNES VIEIRA JUNIOR

RELATÓRIO:

ENSAIO METALOGRÁFICO

SOROCABA

2019

SALATIEL ANTUNES VIEIRA JUNIOR

RELATÓRIO:

ENSAIO METALOGRÁFICO

RELATÓRIO REFERENTE A AULA EM LABORATÓRIO DA DISCIPLINA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICAS II, APRESENTADO NO CURSO DE PROJETOS MECÂNICOS 2º SEMESTRE NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA- FATEC.

                                                          Orientadores: Prof.º Roque.

SOROCABA

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ETAPAS DA EXPERIÊNCIA        4

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS        4

DESENVOLVIMENTO        5

Escolha da amostra        5

Lixamento        5

Limpeza da amostra        5

Ataque com reagente químico        5

Analise da amostra        5

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO        5

ANEXOS        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


INTRODUÇÃO

A macrografia consiste na análise, descrição ou registo do aspeto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma secção plana devidamente polida e em regra atacada por um reagente apropriado. O exame é realizado com a ajuda de uma lupa.  
A palavra macrografia é também utilizada para designar os documentos que reprodu zem a macroestrutura, em tamanho natural ou com ampliaçãomáxima de 10 vezes (para ampliações maiores, usa-se o termo micrografia).
A macrografia possibilita a observação da heterogeneidade químicaexistente, resultante da estrutura de solidificação, assim como as alteraçõessofridas por esta e devidas a tratamentos posteriores. Pode evidenciar a distribuição das impurezas metálicas, não metálicas e gasosas contidas naestrutura. A análise macrográfica permite igualmente detetar a presença defissuras, bolhas, porosidades, gotas frias, etc.

ETAPAS DA EXPERIÊNCIA

  • Escolha da amostra
  • Lixamento
  • Ataque com reagente químico
  • Análise a olho nu da amostra

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

  • Amostra de aço SAE 1020
  • Lixadeira metalográfica manual de 4 pistas
  • Reagente utilizado: Nital

DESENVOLVIMENTO

Escolha da amostra

Foram apresentados varias amostras, de tamanhos diferentes, que já tinham sido selecionadas pelo auxiliar do professor, seguido o padrão de realização da metalografia, restando somente o lixamento e o ataque químico a serem realizados. O material foi o aço SAE1020 que a olho nu não apresentava nenhuma marca de tratamento térmicos.

Lixamento

Após a escolha da amostra, foi necessário utilizarmos a lixadeira de 4 pistas do ensaio metalográfico com suas lixas dispostas por granulação, foram utilizados respectivamente as lixas: 220, 320, 400 e 600. O lixamento é necessário para que a peça fique definitivamente polida, para posteriormente ser atacado quimicamente. A lixa 220 foi utilizado num ângulo de 90º , ate que todos os riscos ficassem na mesma direção, logo depois fomos para a lixa 320, e agora a peça foi girada em 90° gerando riscos perpendiculares aos feitos na lixa anterior, após usou-se a lixa de 400 novamente com o giro de 90° até que os riscos da lixa anterior desaparecessem, e por fim a lixa de 600 para polimento, onde a peça foi girada novamente, e lixada até que os riscos da lixa anterior desaparecessem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (193.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com