TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção Civil

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 8




RESUMO



É de extrema importância conhecermos as propriedades dos materiais de construção, então, desta forma, seguiremos nessa linha de estudo para entender como os mesmos funcionam, e como são realizados os testes, analisando e comparando os resultados dos diferentes materiais cerâmicos- bloco de vedação, bloco estrutural, tijolo maciço para determinar se suas características atendem ou não as normas que os especificam, e para que tudo possa ser verificado de forma correta, foram feito o ensaio de compressão, monitorados por um técnico presente no local.

Palavras-chave: materiais cerâmicos, bloco de vedação, bloco estrutural, tijolo maciço, ensaio.




























SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO…...…………………………………………………………………….05

2        OBJETIVO…...…………………………………………………………………………08

3        PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS……………………………………………..09

3.1        Equipamentos………………………………………………………………………….09

3.2        Materiais………………………………………………………………………………..10

3.3        Métodos………………………………………………………………………………...12

3.3.1        Ensaio de compressão………………………………………………………………..12

4.2        Ensaio de dureza……………………………………………………………………...21

5        CONCLUSÕES………………………………………………………………………...24

6         REFERÊNCIAS…………….………………………………………………………..25

ANEXO A - Relatório de Ensaio - Tijolo Maciço…………………………………………....25
ANEXO B - Relatório de Ensaio - Bloco Estrutura………………………………………...25
ANEXO C - Relatório de Ensaio - Bloco Vedação………………………………………....25












1 INTRODUÇÃO

O uso dos materiais cerâmicos empregado ao meio social é de muito tempo atrás (entre 10000 e 6000 a.C.). Na construção civil, também, são usados há muitos anos, tanto na forma de blocos, quanto na de placas de revestimento. Os materiais cerâmicos são, de regra, duros e frágeis, tendo baixa resistência à tração. Já a resistência à compressão é muito mais alta. As possibilidades de ocupação de materiais cerâmicos são extensas, indo de utensílios domésticos a isolantes elétricos. A fabricação de revestimentos para a construção civil, tais como azulejos, ladrilhos, pastilhas e placas, é apenas uma das diversas atividades que têm como finalidade a produção de materiais cerâmicos. É um material não metálico, inorgânico, cuja estrutura, após a queima em altas temperaturas, apresenta-se inteira ou parcialmente cristalizada, ou seja, os átomos de sua estrutura ficam aparelhados de forma simétrica e repetidos de tal modo que parecem pequenos cristais, uns juntos dos outros.

Existe uma matéria prima, a argila, que possui um conjunto de minerais combinados, principalmente, de silicatos de alumínio hidratados, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas, (decomposição de rochas feldspáticas). É  um material natural, terroso, de baixa granulometria (é uma das características mais importantes, influenciando absolutamente na resistência, plasticidade da pasta e permeabilidade dos materiais cerâmicos), que apresentam plasticidade quando em contato com água (hidro plasticidade), assim, são moldáveis, permanecem a forma moldada, endurecem com a perda de água e solidificam-se definitivamente com o calor. A argila divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama.

A aplicação de cerâmica na indústria da construção civil é de grande importância e envolve uma série de produtos que são apostos. Os mais comuns são telhas, tijolos, azulejos, ladrilhos, entre outros. O produto que é mais utilizado nas obras civis, com certeza, é o tijolo, que deve ser leve, resistente e de fácil manuseio. É aplicado nos edifícios para a construção das alvenarias das paredes de fechamento. Nas pequenas construções, funcionam como elemento estrutural, fechamento até a sustentação da cobertura. As telhas devem apresentar baixa permeabilidade para garantir impermeabilidade das águas da chuva. Os ladrilhos cerâmicos são peças de pequena espessura e formato variado, empregados para revestimento de fachadas de edifícios, esses são duráveis e possuem alta resistência a abrasão. Os azulejos são muito importantes para a construção civil pelo fato de serem utilizado para revestimento de paredes, principalmente em banheiros, cozinhas e ambientes que exigem uma maior higiene. A grande diversidade de argilas encontradas na superfície da Terra permite que se obtenham produtos cerâmicos com as mais diversas características tecnológicas, desde produtos rústicos, tijolos telhas, até produtos mais sofisticados, como os de porcelana. Assim, o material utilizado por nossos ancestrais, nos primórdios da civilização, encontra ainda hoje, aplicações que vão além da construção civil, nas indústrias automobilística, eletroeletrônica, espacial e biomédica.
































2 OBJETIVO

O objetivo desse relatório é, a partir das normas da ABNT, realizar os ensaios a resistência à compressão, características dimensionais das paredes externas e septos e absorção de água, compreender e justificar os resultados, também verificar se estão de acordo ou não para que sejam usados em seus devidos fins.





































 

3        PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 Materiais utilizados:

Para realizar o ensaio à compressão, foram utilizados os seguintes materiais:
- Tijolo maciço
- Bloco estrutural

- Bloco de vedação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (650.6 Kb)   docx (446.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com