TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção - Drywall

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - SÍTIO CERCADO

PROCESSOS CONSTRUTIVOS II

CURITIBA, 2016[pic 1]

Alifer Fernando,

Bruna Lima,

Fernando Mattozo,

 Heloise Pacheco,

 Willian de Carvalho.

         

PROCESSOS CONSTRUTIVOS –

PARADE DE DRYWALL

[pic 2]

CURITIBA 2016[pic 3]

Sumário

  1. INTRODUÇÃO4
  2. HISTÓRIA5
  3. CONCEITO6
  4. VANTAGENS E DESVANTAGENS8
  5. PROCESSO CONSTRUTIVO10
  6. TRABALHO PRÁTICO – ROTEIRO . 18
  7. CONCLUSÃO19
  8. REFERÊNCIAS20


[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

Visamos neste trabalho, obter conhecimentos maiores sobre uso das divisórias do Drywall no processo de construção a seco, o que leva grandes vantagens sobre a alvenaria, dando a obra um padrão de desenvolvimento das paredes e uma qualidade maior de cada obra.

O Drywall é um sistema industrializado da construção civil, pois reduz o tempo da obra e o desperdício em campo. Dando as obras uma maior atenção à limpeza e acabamentos finais.

Lidamos com o Drywall como uma opção para beneficiar o cliente de uma construtora para uma construção rápida, com desperdícios menores e custos menores.

  1. HISTÓRIA

A placa de gesso acartonado foi inventada nos Estados Unidos da América em 1898, por Augustin Sackett. Em 1910 a empresa Gypsum aperfeiçoou a placa de gesso acartonado, surge então “Gypsum Board” (parede de drywall).

Com o aperfeiçoamento do drywall, em 1917 com a I Guerra Mundial, foi utilizada em grande escala nos EUA, pela sua resistência a fogo e a sua rápida montagem.

A partir de 1990 chega ao Brasil, através das empresas mundiais, Lafarge Gyosum, Knauf e BPB Placo, porém sem muito peso no mercado, após os anos 2000 com a evolução da tecnologia as chapas de drywall, ficam mais leves e com uma maior resistência, assim ganhando mais espaço no mercado nacional.


  1. CONCEITO

Drywall é uma expressão em inglês que significa “parede seca” sendo um método construtivo que não utiliza argamassa para sua construção. A parede é composta por placas de gesso com laminas de cartão duplex, que são fixadas em ambos os lados por parafusos em estruturas metálicas galvanizadas.

A Fabricação:

O Gesso é misturado com água e aditivos para a moldagem. Posteriormente as placas recebem uma camada de cartão de cada lado e depois passam por uma guilhotina que as corta em dimensões necessárias. Então estas chapas são encaminhadas á secagem. As chapas de gesso devem ser produzidas segundo as seguintes Normas ABNT: NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 E NBR 14717:2001. No processo de fabricação existem 2 etapas.

1ª – A Gessagem que constitui na extração da gipsita, moagem e calcinação.

2ª – Fase de Fabricação:

Matéria Prima (Figura 1); Tremonha; Gessaria; Papel; Misturador; Sala de Controle; Guilhotina; Transferência úmida; Acabamento e Paletização; Armazenagem.

[pic 5][pic 6]

Tipos de Paredes

Parede Standard

O tipo mais comum utilizado nas paredes é o Standard, onde é formado por uma ou mais chapas parafusadas em perfil de aço, tendo espaço entre as placas para a colocação de cabeamento elétrico, sistema hidráulico e mais materiais para a melhoria acústica e térmica do local

As paredes de Drywall tem um ganho expressivo no mercado atual devido sua versatilidade, flexibilidade e estruturas mais leves que alvenaria, o que tem um ganho no projeto estrutural e na área útil do ambiente.

No cenário atual com a grande preocupação em meio ambiente, a menor geração de resíduo e a tecnologia aplicada que podem até ser recicladas contribuem muito para a redução no impacto ambiental.

Parede para Grandes Alturas

Outro modo de parede é a Parede para Grandes Alturas, onde é constituída por dois perfis de aço com espaço para ser colocado sistemas que minimize a transmissão sonora, podendo ser composta por mais camada de chapas.

Autoportante, dispensa a necessidade de vigas e a utilização de estruturas auxiliares. É largamente utilizada em shoppings e, principalmente, em salas de cinemas em função do desempenho mecânicos e excelente resposta acústica.

Parede Acústica

Estas são instaladas com duas estruturas independentes onde um elemento é independente do outro, podendo ser montada por meio de cantoneiras o que substituem as guias e auxiliam a soltar as estruturas.

        Esse sistema de paredes acústicas é muito utilizado em ambientes que necessitam isolamento com fatores sonoros determinados, com a variação do isolamento podem se atingir índices elevados, e podendo também ser aproveitado quando o som interno não pode atrapalhar o vizinho.

                  [pic 7][pic 8]

Figura 2 – Parede Standard                                   Figura 3 – Parede Acústica

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS EM RELAÇÃO Á ALVENARIA

Rapidez e limpeza na montagem – Devido as placas serem montadas no local e a utilização de parafusos e grampos reduz muito o tempo de construção além dos resíduos que foram gerados na etapa construtiva serem rápidos para a limpeza do ambiente, um exemplo é que a montagem de uma divisória para a criação de um novo ambiente pode demorar de 24 a 48 horas a parede concluída receber a pintura final

Reformas fáceis – Em razão da simplicidade da construção as reformas são mais fáceis, como as placas são de gesso acartonado as reformas são feitas com poucas ferramentas e fica quase imperceptível o local da reforma.

 Manutenção e reparos – Qualquer reforma é facilitada quando tem o Drywall, já que não precisa ser quebrado tudo e sim tratado em ponto especifico, por exemplo um vazamento na tubulação hidráulica onde o reparo é feito somente onde tem o vazamento.

Precisão e qualidade de acabamento – Já que os projetos são precisos os acabamentos ficam visualmente melhores e reduz as sobras de materiais, sem contar que o sistema aceita inúmeras possibilidades de acabamento.

Isolamento de ruídos – Com os espaços entre as placas preenchidos com matérias próprios para a redução de barulho, torna-se um ambiente acusticamente agradável de estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (525.1 Kb)   docx (522 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com