TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Construção (Traço Unitário)

Por:   •  19/8/2016  •  Resenha  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  1.778 Visualizações

Página 1 de 9

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1

INDICES FISICOS DOS AGREGADOS :

Yap = .        Massa       .                                                                                                                                                                      .           Vol.Aparente

Unidade : g/cm³ ; Kg/dm³ ; Kj/m³...

  1. Massa Unitária (Yap)

VAP = VREAL(Somatório volume dos grãos) + VVAZIOS = VR + VV

  • A massa unitária dos agregados pode variar em função do nível de compactação do agregado, quanto mais compacto estiver o agregado, o seu volume aparente diminui e a massa unitária aumenta.
  • O valor da massa unitária de um agregado depende da sua massa especifica real, do seu nível de adensamento e da sua granolometria.

As areias naturais da RMS tem YAP *=(aprox) 1,50g/cm³

As pedras britadas da RMS tem YAP *=(aprox) 1,40 – 1,55g/cm³.

  • A massa unitária é usada para conversão de traço de massa para volume no que se refere ao proporcionamento dos agregados no misturador ou na betoneira. A massa unitária do agregado é calculada em laboratório da mesma forma que se calcula a massa unitária do cimento. (Pega-se uma determinada massa do agregado e encuba o seu volume em um vidro graduado e acha o seu volume aparente, e depois divide a massa pelo volume aparente e acha massa unitária.

02 ) Massa Especifica Real (YR)

YR = .        Massa     .  =     m .                                                                                               .          Vol. Real                  vR

Unidade : g/cm³ ; Kg/dm³ ; Kj/m³...

VAP = VREAL(Somatorio volume dos grãos) + VVAZIOS = VR + VV                                                                                               VR = VAP - VV

  • As areias naturais da RMS tem YR *= 2,63g/cm³
  • As redes britadas da Bahia (RMS) tem YR *=2,72 – 2,85 g/cm³

  • A Massa especifica real dos agregados, tal como massa especifica do cimento é utilizada para o calculo do consumo desses materiais no traço proporcionados na betoneira, a partir do traço unitario.
  • O Calculo da massa especifica real  é calculado no laboratório, obedecendo as recomendações de normas , A areia por exemplo tem sua massa especifica real calculada obedecendo o mesmo principio da massa real do cimento, todavia o liquido não é xilol e sim a própria água.

h =          Peso da água          x 100

       Peso seco do agregado

h = Pa x 100                                                                                                           .      Ps

h =  (PH PS) x 100

                PS

PH = PS x (100+h)

                    100

03) Umidade (h)

  • A umidade dos agregados esta relacionado com as condições climáticas e com a superfície especifica dos agregados ( Quanto maior a superfície especifica do agregado, mais ele absorve água, Por tanto maior será a sua umidade ).
  • A umidade dos agregados deve ser calculada periodicamente pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente no inicio da manha e inicio da tarde. Uma vez determinada a umidade dos agregados procede-se a correção do traço a ser proporcionado na betoneira, de modo que não haja alteração na quantidade efetiva do agregado miúdo, agregado graúdo e no fator água/cimento. Tudo isso para que se mantenha o mesmo traço unitário projetado de forma a se garantir a consistência desejada (estado fresco) da argamassa e do concreto, e a resistência e durabilidade (estado endurecido).
  • A umidade dos agregados é calculada em laboratório, no caso dos agregados naturais como as areias , utiliza-se muito o método frasco de Chapman , outro método utilizado que vale para brita também é a estufa. Pega úmido,seca, pesa seco, a diferença é o peso da água , divide pelo peso do agregado e acha umidade .
  • TRAÇO e TRAÇO UNITARIO :
  • O traço é a proporção dos materiais utilizado constituintes em argamassa e concreto a serem dosados no misturador (argamassadeira, betoneira e etc....)
  • O traço unitário é a proporção dos materiais em massa de materiais secos , tomando como base o valor unitário do cimento ( esse traço unitário é definido por um método de dosagem qualquer , a exemplo do método de dosagem racional). Esse traço é projetado com a escolha previa dos materiais e a proporção entre eles tomando como referencia o valor unitário do cimento, de modo que se obtenha um aglomerado com a consistência desejada no estado fresco e a resistência e durabilidade desejada. No estado endurecido com menor custo possível .

Traço  PCIMENTO   : PMIUDO   : PAGREGADO  : Peso da água  /    (DIVIDIDO) PCIMENTO

Traço unitário (Em massa de materiais secos)

PC   :   PA   :   PB  :   PH20

 PC         PC         PC           PC

  1  :   a     :    b   :    FatorA/C

Aspectos dos Agregados que influenciam na qualidade das argamassas e concretos :

  1. Resistência a compressão :

  1. Dos agregados artificiais (Provenientes de rochas )

É um teste recomendado no caso dos agregados provenientes de rocha, O ensaio para aferição da resistência à compressão consiste em se extrair da jazida , uma amostra formada por corpo de prova cúbico de 4cm de aresta . o corpo de prova é levado para prensa para romper e se calcula a resistência à compressão dado pela formula .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (495.1 Kb)   docx (411.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com