TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de construção civil

Por:   •  23/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

Aglomerantes

  1. Introdução

No estudo de matérias de construção civil, uma classe de grande importância é a de aglomerantes, estes são materiais pulverulentos que geralmente entram na composição de pastas e argamassas conferindo solidez e endurecimento quando estão em forma de pasta e com o tempo.

Os principais aglomerantes usados na engenharia civil são a cal, o gesso, o cimento e também alguns tipos de betume e argila.

O cimento Portland, é um aglomerante composto por silicatos e aluminatos que o confere alta resistência mecânica ao ser hidratado. Ele é obtido pela mistura de clínquer (figura 1) e pequenas proporções de gesso. [pic 1]

Assim ele sua composição é basicamente calcário, argila, gesso e eventualmente matérias primas corretivas. (figura 2)[pic 2]

Já a cal é um aglomerante cuja base vem de rochas e conchas calcarias, portanto ela é basicamente composta de calcário e magnésio. Para o uso na construção civil o calcário sofre um processo de calcinação que gera a cal aérea ou virgem onde a calcita ou o dolomito (componentes do calcário) tem suas ligações quebradas pela elevação de temperatura gerando a cal virgem. Esta cal sofre um processo de extinção ou hidratação dando origem a cal hidratada que é aplicada na composição de pastas e argamassas na engenharia civil e também na composição de tintas (figura 3 – processos da cal).

         Além disso existe a cal hidráulica que sofre os mesmos processos que a cal hidratada mas sua matéria prima é diferente, sua base é um calcário argiloso e o produto final apresenta características que a classifica como aglomerante entre a cal e o cimento Portland por apresentar propriedades cimentícias e resistências elevadas.[pic 3]

Já o gesso é obtido pela calcinação da gipsita, ele possui baixa resistência sendo sua principal utilidade na argamassa é como retardador de pega e na composição do cimento Portland (figura 2). Na construção civil ele é mais usado em revestimentos internos e acabamentos por possuírem baixa resistência a compressão. Além disso ele apresenta bom isolamento acústico e térmico e sua plasticidade permite a moldagem de sua pasta. Sua utilização pode ser melhor analisada pelo esquema da imagem 4:

[pic 4]

Hidratação da cal ABNT NBR 7175:2003  

 A hidratação da cal viva é obtida mediante a adição de água, processo usualmente conhecido por extinção da cal. A hidratação é uma reação altamente exotérmica, acompanhada de considerável aumente de volume. Na variedade cálcica de grande pureza, o processo é violento. Na variedade magnesiana, o processo é mais lento e, consequentemente, a produção de calor é menor, assim como o aumento de volume.

2. Ensaio

Foi feito a medição da temperatura da cal durante o processo de hidratação.

3. Materiais e métodos utilizados

Os matérias utilizados foram:

-cal

-água

-termômetro

Procedimentos:

No ensaio de extinção da foi feito para medir a temperatura durante o processo de hidratação. A água foi sendo adicionada em um recipiente a cal estava. Após o início da reação, a água foi adicionada aos poucos, cuidando-se para não baixar a temperatura do processo. No final foi medida a temperatura.

                                        [pic 5]

4. Resultados e análises

O tempo que a cal ficou em repouso após a adição da água não foi medido.

A temperatura máxima medida durante o processo foi: 247ºC

Mostrando que esse processo é perigoso para ser realizado em obras devido por causa das altas temperaturas que podem ser atingidas que podem provocar sérios acidentes de trabalho.

Gesso NBR 13207

2. Ensaio

Foi colocada água para medir o tempo de pega do gesso e depois moldados corpos de prova.

3. Materiais e métodos utilizados

Os materiais utilizados foram:

- 400g de gesso

- 340 ml de água

-cronômetro

Procedimentos:

Foram medidos os materiais de acordo com a determinação do fabricante. Colocou o gesso em dois recipientes diferentes. Onde no recipiente 1 a água foi colocada e misturada e o tempo cronometrado até o início da pega. No recipiente 2 colocou a água e deixou parado com o cronometro marcando o tempo de pega.

4. Resultados e análises

No recipiente 1, onde ficou mexendo o gesso com a água o tempo de pega foi: 1minutos e 11 segundos

No recipiente 2, onde o gesso ficou parado com água o tempo de pega foi: 25 minutos

Sendo assim, no processo onde o gesso é mexido tem a pega mais rápida.

Argamassa

2. Ensaio

Foi feito uma argamassa de cimento Portland, onde o ensaio consiste em: mistura, moldagem, cura e ruptura. As normas seguidas para a realização deste ensaio foram: NBR 7215:1996 cimento Portland, com a determinação da resistência à compressão em argamassa com traço 1:3 para a quantidade de seis corpos de prova. E a NBR 7214:2012 utilizando areia normal para o ensaio.

3. Materiais e métodos utilizados

Material

Massa para mistura (g)

Cimento Portland

624 ± 0,4

Água

300 ±0,2

Areia normal NBR 7214

-fração grossa

468 ± 0,3

-fração média grossa

468 ± 0,3

-fração média fina

468 ± 0,3

-fração fina

468 ± 0,3

  a/c= 0,48

Procedimentos:

Foram colocados os matérias em um misturador comum realizando a mistura, para a moldagem a argamassa foi colocada em 4 camadas com 30 golpes cada na forma. A cura foi realizada no laboratório, onde os corpos de prova ficaram em tanques submersos com água. E depois de sete dias romperam 3 corpos de prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (296.7 Kb)   docx (177.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com