TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de construção civil

Por:   •  22/5/2017  •  Abstract  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

1- O que são matérias pozolânicos e porque estes são adicionados aos cimentos, concretos e argamassas? E ainda , qual a função dos: silicados, aluminatos e do salfato e de cálcio na hidratação do cimento?

São matérias naturais ou artificiais que por si só não possuem propriedades cimenticias. Após reagir com a cal hidratada, proveniente da hidratação do cimento, à temp ambiente, a pozolana adquire propriedades aglomerantes, fornecendo assim alguas propriedades importantes como: elevar a resistência, aumentar a impermeabilidade, diminuir o CH(fissuração), diminui a reação álcali- agregado, acarretando assim um menor custo total na obra.

Silicatos (c3S e C2S): são os principais responsáveis por dar resistência em todas a s idades, sendo o C3S com maios importância ate o primeiro mês de cua, e o C2S pelo mesmo, so que em um período mais avançado.

Aluminatos: contribui bastante para o CH, principalmente no inicio do período de PEGA. Com isso adiociona-se o sulfado de cálcio (gesso), justamente para retardar essa pega que e muito rápida ( em torno de 4 a 5 %), divido a alta reatividade do C3A( aluminato tricalcico) presente.

2- Qual a principal função da cal nas argamassa. Explice a sua propriedade de retenção de agua em relação a argamassa de revestimento. Explique ainda, a diferença entre a utilização da cal e do saibro na composição das argamassas e o que o excesso destes ocasiona para a argamassa no estado endurecido.

A cal que e um aglemerante aéreo tem como função predominante dar uma maior plasticidade( trabalhabilidade) às argamassas, conduzindo por exemplo, a uma menor produção de trincas na parede.

A cal faz com que as reações de enudurecimento da argamassa aontecam de forma gradativa, já que esta retém a agua que seria perdida rapidamente, prejudicando assim a hidratação adequada do cimento. Ao ser hidratada, a cal chega a reter cera de 80% de agua

A diferença básica entre a cal e o saibro é que , a primeira é um material com propriedades aglomerentes, que confere plasticidade a argamassa, e o segundo e não pussui estas propriedades, contudo nos fornece a LIGA, influenciando na prop das argamassas.

A cal em excesso, faz que o desempenho da argamassa seja menor, contrinbuindo para o surgimento de fissuras. O mesmo atualmente foi extinto, pois não se fazia um estudo de dosagem para este, sendo utilizado apenas empiricamente. Seu excesso pode provocar pulverulência, fissuração excessiva edesplacamento da argamassa pela base.

3- Com relação aditivos super plastificantes e incorporador de arutilizado no concreto

#Super Plastificante

a- Em que tipo de obra este e comumenteusado?

E utilizado em obras que necessitam de um concreto mais fluido, por exemplo, concretagem com armaduras muito próximas.

b- Sua atuação no concreto fresco?

Sua principal função e dar uma maior trabalhabilidade com um menor consumo de agua, diminuindo o risco de segregação, haverá também em menor consumo de cimento, e a relação A/C e menor cerce de 20% a 30%.

c- No endurecido?

Este tem como função predominante dar uma maior resistência mecânica, cerce de 50% a 100% , e maior durabilidade do concreto.

d- Desvantagem

Possui como desvantagem seu tempo de atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com