TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e Sua Propriedades

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios 1 – Introdução à Ciência e Engenharia dos Materiais e Ligações Químicas

  1. Quais as características principais dos metais, cerâmicas e polímeros?

Metais: resistência mecânica, ligação metálica e combinação de elementos metálicos.

Cerâmicos: combinação de elementos metálicos e não-metálicos, propriedades de isolante térmico e elétrico, resistência a temperatura, ligação de caráter misto e iônico-covalente.

Polímeros: compostos orgânicos, compostos de massas e moléculas muito grandes, ligações covalentes, baixa densidade, flexibilidade pouca resistência altas temperaturas.  

  1. Qual é o interesse de se obter materiais compósitos?

Apresentar as melhores características de cada um dos materiais envolvidos.  

  1. Os elementos químicos R, S e T de números atômicos, respectivamente, 1, 9 e 11, combinam-se entre si formando os compostos RS, TS e SS. Indique o tipo de ligação existente em cada caso.

R – 1;  S – 7 e T – 1

RS – Covalente

TS – Iônica

SS – Iônica

4) Explique as principais características de cada uma das ligações químicas abaixo:

 a) Ligação metálica: Ocorre entre átomos de metal, que cedem á ligação metálica um a três átomos de valência ocorrendo uma ligação não direcional e os elétrons cedidos se comportam como livres e formam uma nuvem de elétrons.

b) Ligação iônica : envolve a transferência de átomos, tem grande diferencia de eletronegatividade e resultado da atração eletrostática entre dois íons de cargas opostas forma ligação não direcional.

c) Ligação covalente: envolve o compartilhamento de elétrons de valência de átomos adjacentes e ligação direcional menos eletronegativa que a ligação iônica

5) Quais as principais características que diferenciam ligações químicas primárias das ligações químicas secundárias? Explique.

Ligações primarias ocorrem as envolvendo os elétrons de valência dos átomos, ligações secundarias são interações intermeculadores ocorrem entre átomos ou moléculas podendo produzir dipolos induzidos, permanentes ou dipolo-dipolo  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (22.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com