TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e Suas Propriedades

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

Politetrafluoretileno (PTFE)

- Composição e ligação química

 - Tipo de estrutura (se amorfo ou cristalino)

- Se há defeitos na estrutura e qual tipo de defeito

 - Características gerais de propriedade mecânica, térmica, elétrica, magnética e óptica

 - Comparação de valores de pelo menos uma propriedade mecânica, uma propriedade térmica e uma propriedade elétrica, explicando a semelhança ou a diferença entre elas

  1. O politetrafluoretileno (PTFE), conhecido popularmente como Teflon (marca registrada pela empresa DuPont), é um fluoropolímero sintético de adição, ou seja, um polímero baseado em fluorocarbonos com múltiplas fortes ligações carbono–flúor. Trata-se de uma cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 átomos de flúor cujo monômero possui a fórmula química C2F4 e o polímero é (CF2-CF2)n.

Dependendo do tipo de tratamento térmico utilizado  durante a fabricação, o peso molecular do PTFE pode ser alterado através da mudança do percentual cristalino e, a depender da pressão e da temperatura Há 4 fases conhecidas do PTFE : pseudohexagonal, triclínico, ortorrômbico e hexagonal. podendo ser encontrado em pós granulados para moldagens por compressão ou extrusão ou em pós para extrusões com lubrificações em dispersões aquosas

[pic 1]

Figura 1 – fórmula química da cadeia polimérica do PTFE.

  1. Trata-se de um polímero, portanto é um material amorfo, ou seja, não apresentam uma ordenação de longo alcance, e sim um padrão de repetição desordenada em curtas distâncias. Sendo assim, não apresenta defeitos em sua estrutura, visto que toda sua estrutura não apresenta células unitárias e o material é composto por cadeias integralmente. Apesar disso, por ser produzido industrialmente, podem ocorrer defeitos volumétricos, como bolhas, trincas ou microfissuras pelo uso incorreto de valores dos parâmetros de temperatura, pressão, velocidade, e pela presença de impurezas durante o processo de síntese do material. (AGASSANT et al., 2006; EBNESAJJAD, 2000; PATIL; SADAPHALE, 2018). Além disso, é um polímero termoplástico e, portanto, reciclável.
  2. já no 2
  3. propriedades gerais

O politetrafluoretileno é bastante versátil e altamente utilizado na indústria e na engenharia devido a combinação de propriedades bastante satisfatórias tanto no âmbito químico, quanto físico, mecânico e elétrico. Sendo as principais características deste material: alta resistência química, elevada resistência térmica, coeficiente de fricção muito baixo (o que garante uma propriedade antiaderente), boa resistência mecânica, bom isolante elétrico e alto coeficiente de expansão térmica.

Desse modo, a junção dessas propriedades faz com que esse polímero tenha uma variedade de utilidades extensa, deste o dia a dia, até na indústria e na medicina. São exemplos de aplicações a fabricação de pistões, parafusos, anéis de vedação, buchas, revestimento de frigideira, revestimento de tubulação, válvulas, tubos que substituem veias humanas, entre outros.

[pic 2]

Tabela 1: propriedades mecânicas do politetrafluoretileno

[pic 3]

Tabela 2: propriedades térmicas do politetrafluoretileno

[pic 4]

Tabela 3: propriedades elétricas do politetrafluoretileno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com