TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Hidraulico PEX

Monografias: Material Hidraulico PEX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

4.1.1 Instalações hidráulicas no mundo

A evolução no setor da construção civil acompanha o avanço tecnológico, os materiais estão desenvolvendo em termos de qualidade, produtividade, redução de custos e competitividade entre as empresas.

A construção civil diferencia-se pela vasta diversificação de materiais que utiliza, como também pela variedade de seus processos e produtos. Devido a isto, necessita-se de uma analise do material, referente aos seus custos e desempenhos.

Para as instalações hidráulicas há uma gama de materiais para a produção das tubulações, todaviaprecisa-se analisar o material apropriado para cada caso específico.

O órgão responsável pala normatização e padronização de matérias é a ASTM (AmericanSociety for TestingandMaterials), na fabricação de tubulações industriais especificando mais de 500 tipos. Dentre os diversos materiais catalogados pela ASTM, os mais utilizados na fabricação dos tubos são: tubos metálicos (ferrosos e não ferrosos), tubos não-metálicos e tubos de aço com revestimento interno. (METALICA, 2007-2012).

Alguns exemplos desses materiais conforme a ASTM são:

• Tubos Metálicos

a) Tubos Metálicos Ferrosos:

Aço carbono, aço-liga, aço inoxidável, ferro fundido, ferro forjado, ferro ligado, ferro modular.

b) Tubos Metálicos Não-Ferrosos:

Cobre, latões, cupro-níquel, alumínio, níquel e ligas, chumbo, titânio, zircônio.

• Tubos não metálicos

a) Materiais Plásticos:

Cloreto de poli-vinil (PVC), polietileno, acrílicos, acetato de celulose, epoxi,poliéster, fenólicos.

b) Outros não-metálicos:

Cimento-amianto, Concreto armado, Barro vibrado, Borrachas, Vidro, Cerâmica, Porcelana.

A primeira fabricante de tubos e conexões para instalações hidráulicas foi a TIGRE, no final dos anos 50, com o material PVC, empresa esta que iniciou suas atividades em Joinville, Santa Catarina, em 1941. (TIGRE, 2009).

4.1.2 PEX no mundo

O polietileno reticulado descoberto em 1933, pelo Professor Thomas Engel, após uma experiência de alta pressão com gás etileno que causou uma explosão no Imperial Chemical Industries (ICI), seu laboratório na Inglaterra. Porém, levou mais dois anos, após muitas experiências fracassadas, para uma duplicação controlada de explosão original e reproduzir a mesma substância. Assim o mundo dos plásticos começou a mudar com a nova propriedade. (BEAN, 2007).

A primeira aplicação do polietileno reticulado foi em 1939, como isolante para os cabos de energia nos submarinos americanos e ingleses, durante a 2ª Guerra Mundial, os alemães descobriram o material em um dos navios. (BEAN, 2007).

Entre 1944 à 1959, BadischeAnilin- & Soda – Fabrik (B.A.S.F.) e Hoechst realizaram experimentos com a licença da Inglaterra, a principio às expectativas iniciais de vida útil de 50 anos, entretanto havia muitos problemas, pois quando utilizavam água a temperaturas mais elevadas, as propriedades do PE se perdiam. (BEAN, 2007).

As experiências não cessavam deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com