TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de Metalliçeskie

Projeto de pesquisa: Material de Metalliçeskie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Não podemos negar a importância dos materiais na sociedade, em todos os lugares que olhamos possui algum tipo de material, seja na estrutura de uma casa, em uma cadeira até mesmo numa sala de aula.

Os materiais metálicos representam uma importância econômica e tecnológica muito grande, onde também podemos observar em quase tudo que olhamos, como por exemplo, um prédio, seu interior é revestido de partes metálicas e representam segurança a este. O Nióbio, metal de transição, também representa importância econômica e tecnológica, quando usado como elemento liga, representa o metal refratário mais leve, levando o seu uso em grande escala.

Não tão mais importante em relação a outros materiais mas alguns foram descobertos na época de civilização antigas,como por exemplo o vidro,descoberto na mesopotâmia há mais ou menos quarenta séculos,primeiramente encontraram-se registros de escritas cuneiformes em lâmina de argila,por ser um cerâmico transparente,sólido,resistente e amorfo,possui uma grande demanda do mercado em relação a essas boas propriedades,a utilização em quase tudo desde de um espelho até uma porta ou casa de vidro.

O cloreto de vinila é base para a pordução de PVC,criado sinteticamente em laboratorio,sendo realmente produzido na década de 1920,ao decorrer do tempo surgiram varias formas de aplições para o PVC,podendo ser rígidas ou flexívieis,transparentes ou opacas,ajudando na industria farmacêutica,materiais de limpeza,frascos para cosméticos,embalagem de água mineral,indústria automobilística e etc. Como poderiamos pensar em transportar água para as casas,conexões,fios,cabos,tubos e perfis,cada material possui sua particularidade,beneficios e desvantagens.Em relação a todos os materiais,cada um foi descoberto,modificado ao longo do tempo,sempre pensando numa melhoria para a utilização e demanda do mercado consumidor,tudo ao nosso redor possui algum tipo de material ou base de um metal,cerâmico e polímerico fazendo dos materiais usados por nós uma certa dependencia destes.

1. INTRODUÇÃO

Os materiais estão inseridos no nosso cotidiano, historicamente, o desenvolvimento da sociedade está ligado a evolução dos materiais e a capacidade de manipular os mesmos para satisfazer suas respectivas necessidades Ao longo das ultimas décadas houve o descobrimento e o aperfeiçoamento dos materiais existentes, desta forma foram milhares de dezenas de materiais desenvolvidos ao longo destes anos, dentre os quais abordaremos os seguintes materiais: Nióbio., Policloreto de Vinila e Vidro.

O Nióbio é um dos metais mais abundantes do Brasil, de acordo com pesquisas o Brasil possui 98% da reserva mundial do metal , representando um importante papel na tecnologia devido suas caracteristicas, que favorecem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de outros materiais. sendo este também um fator que favorece a econômia do País.

O policloreto de Vinila é mais utilizado do que se pode imaginar pois apresenta grande versatilidade , suas propriedades características e relação custo benefício revela sua potêncialidade e sua importância.

O vidro é um material versátil , sendo este muito utilizado devido ao baixo custo e possibilidade de 100% de reaproveitamento, o processo de produção deste material determina o de que tipo e qual sua resistência, podendo se obter resultados diferentes com a mesma matéria prima.

.

2. OBJETIVOS

Tem como objetivo discorrer sobre os materiais e sua importância na sociedade. Bem como, abordar especificamente sobre o Nióbio (devido a grande importânica na indústria, e por no Brasil encontrar a maior reserva do mundo), Policoreto de Vinila (devido a sua grande versatilidade e grande utilidade no dia a dia) e o Vidro (por ter uma fácil produção e muito versátil). Onde no decorrer do trabalho serão apresentados os seus conceitos, propriedades, processo de fabricação e suas aplicações.

3. CONTEÚDO E DISCURSÃO

3.1 - Materiais Metálicos

Materiais metálicos normalmente são combinações de elementos metálicos, que possuem um grande número de elétrons não localizados, ou seja, estes elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular. Os metais são bons condutores de eletricidade e calor, não são transparentes à luz visível. Além disto, os metais apresentam boa resistência, mesmo assim, ainda são deformáveis, tornando assim extenso seu uso em aplicações estruturais.

3.1.1 - Nióbio - Histórico

O nióbio foi descoberto em 1801, quando Charles Hatchett examinava uma amostra de rocha que havia sido enviada dos Estados Unidos para o Museu Britânico, esta rocha era a columbita, devido ao nome da rocha, denominou-o de colúmbio. Posteriormente o químico alemão Heinrich Rose, pensou ter encontrado um novo elemento ao separa-lo do metal tântalo, deu o nome de Níobe, em homenagem a filha do rei Tântalo.

O uso do Nióbio datam de 1925, que referia-se a substituição do tungstênio na produção de ferramentas de aço. No início da década de 1930, o nióbio passou a ser utilizado na prevenção de corrosão intergranular em aços inoxidáveis.

Antes da descoberta dos depósitos de pirocloro no Canadá e no Brasil, o uso do nióbio era restrito, devido a sua oferta limitada e um custo elevado (era utilizado na substituição do tungstênio). Após a sua descoberta em 1950 no Brasil e no Canadá, o nióbio ganhou importância no desenvolvimento dos materiais de engenharia.

Na década de 50 também iniciou a corrida espacial, com isso também aumentou o interesse pelo nióbio, por ser o mais leve metal refratário. Outro desenvolvimento importante desta década foi o aço microligado.

Em 1958 estudos na Universidade de Sheffield e na British Steel e também nos Estados Unidos, tornou possível o aço microligado na indústria, quando a Great Lakes Steel entrou no mercado. Com aços utilizando 400 gramas de nióbio por tonelada, deixando assim o aço com resistência mecânica e tenacidade, o que antes não era realidade devido a custos elevados.

Com a descoberta de que a adição de uma pequena quantidade de nióbio ao aço carbono comum, melhora a propriedade deste, deu uma grande importância ao nióbio, sendo utilizado em grande escala de conceito de microliga,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com