TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mayo

Trabalho Escolar: Mayo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolver uma resenha critica apresentando os principais fatores observados durante a pesquisa de Mayo.

Realizada uma experiência realizada em 1940 em Hawtorne, pelo psicólogo Elton Mayo, que comprovou a necessidade de fundar uma nova escola chamada Escola das Relações Humanas.

Prova disso foi o surgimento em 1940 da Escola das Relações Humanas, fundada pelo psicólogo organizacional Elton Mayo, em Hawthorne, Ilinois.

Elton Mayo iniciou uma experiência que ficou conhecida como Experiência de Hawthorne ou Experiência da Fábrica de Montagem de Relés, a qual tinha como objetivo comprovar a hipótese de que diversas variáveis do ambiente de trabalho pudessem influenciar diretamente na produtividade da empresa, ou seja, para aumentar a produtividade de um grupo bastaria proporcionar um ambiente com iluminação e ventilação apropriada.

Conforme CHIAVENATTO (2004), Mayo realizou esta experiência entre 1927 e 1932 na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, sendo que esta experiência foi realizada em quatro fases. Na primeira fase foram escolhidos dois grupos de operários que realizavam a mesma operação e em condições idênticas, porém um grupo de observação trabalhava sobre intensidade de luz variável e o grupo controle recebia intensidade constante. Os observadores não encontraram correlação entre as variáveis, porém comprovaram a existência de uma variável chamada de fator psicológico, visto que os operários reagiam de acordo com suas suposições pessoais, ou seja, eles se sentiam na obrigação de produzir mais quando a intensidade da luz aumentava. Na segunda fase, foi criado um grupo de observação de cinco mulheres que montavam relés, enquanto uma sexta operária fornecia as peças para abastecer o trabalho.

A sala de provas era separada do departamento onde estava o grupo controle por uma divisão de madeira, onde o equipamento de trabalho era o mesmo que o utilizado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado e um contador de peças que marcava a produção, inclusive tendo os dois grupos um supervisor. A experiência da sala de montagem de relés proporcionaram conclusões para Mayo de que as mulheres gostavam de trabalhar na sala de provas porque era um local divertido, a supervisão era tranquila e havia um ambiente confortável que proporcionava um desenvolvimento social do grupo o que levou o mesmo a desenvolver objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção.

Na terceira fase, com preocupação devido as diferentes atitudes das mulheres do grupo experimental com as do controle, Mayo afastou-se do objetivo inicial de verificarem condições físicas do trabalho e direcionou sua atenção para o estudo das relações humanas no ambiente de trabalho. As mulheres consideravam humilhação ter uma supervisão vigilante e controladora. Devido a este fato, iniciou-se um programa de entrevistas para conhecer as atitudes e sentimentos dos empregados, bem como ouvir sugestões. O programa foi bem recebido e os resultados foram bacanas devido esta espécie de “pesquisa de clima” que foi realizada. Porém, com esta organização informal, os operários tornaram-se leais uns aos outros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com