TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mcc Materiais De Construção Civil

Trabalho Universitário: Mcc Materiais De Construção Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 10

1-Ricardo é engenheiro responsável pela construção de um empreendimento comercial e verificou que a especificação do piso cerâmico esmaltado para os corredores de grande circulação apresentava um PEI (Porcelain Enamel Institute) classe I. A partir das informações relatadas responda os itens abaixo.

a. Ricardo deverá utilizar o revestimento cerâmico especificado? Por quê? Não, pois revestimentos com essa classificação são indicados para paredes ou em locais com praticamente nenhum tráfego.

b. Qual a propriedade é avaliada através do PEI? Explique? A abrasão superficial, pois será através dessa avaliação que será determinado o desgaste da superfície da placa cerâmica decorrente da utilização do mesmo, sendo que essa abrasão ocorre devido o atrito de solados com partículas de sujeira abrasivas como areia, pequenas pedras, terra, quartzo etc. É fundamental a escolha do produto correto de acordo com a utilização do mesmo.

c. Onde o revestimento esmaltado classificado com PEI - IV deverá ser especificado.Com essa classificação o piso será utilizado para locais com maior tráfego de tais como corredores, entradas, áreas externas e garagens cobertas ou não.

2.O que o ensaio de Los Angeles avalia e qual a sua importância na construção civil ? Explique? O ensaio de Los Angeles serve para determinação do desgaste do agregado, peça, maciço, quantificação de desagregação verifica a resistência à abrasão provocada pelo trafego dos agregados de uma mistura .O ensaio de abrasão Los Angeles é usado com muita frequência, por que a amostra do ensaio representa a melhor graduação usada na estrada e dá melhor indicação de como o agregado se comportará sob o tráfego, segundo método especificado em norma.

3.Defina material Betuminoso, bem como quais as principais características dos materiais betuminosos? Materiais betuminosos são associações de hidrocarbonetos solúveis em bissulfeto de carbono. São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os alcatrões :Asfaltos: são obtidos através de destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo .Alcatrões: são obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral.As principais característica:- São materiais aglomerantes ou ligante –são sensíveis ao calor – São hidrofugantes: são repelentes a agua, oque faz com que este material seja usado com sucesso como impermeabilizantes – são quimicamente inertes não reagindo o cimento,cal ,madeira ,quando atingem certa temperatura – são solúveis no CS2

4.O engenheiro residente solicitou ou setor de suprimento da sua empresa a comprar de X toneladas de CAP50 /70.Felipe recém-contratado do setor do suprimento não compreende o que significa a determinação da sigla CAP. Você como Aluno de engenharia explique para Felipe o que CAP e o que significa a numeração 50/70.O CAP e um cimento asfáltico de Petróleo, é um material termossensivel utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação.O cimento asfáltico pode ser encontrado em diversos graus de penetração de acordo com sua consistência.( 30/45, 50/70, 85/100, 50/70 mais consistentes).

5-Qual a diferença entre os CAP 30/45 o CAP 85/100.Como feita essa classificação?Quanto maior a penetração, maior a sua viscosidade.Quanto menor a penetração, menor sera sua viscosidade.A diferença entre os dois CAP’S 30/45 e 85/100 sera sua penetração e viscosidade a do 85/100 é maior do que a do 30/45.

6- Os asfaltos diluídos com derivados leves de petróleo são classificados de acordo com sua cura. Então explique oque ve a se sua cura e como aqueles asfaltos são classificados?

Os asfaltos diluídos classificam em três categorias:

Asfalto diluídos de cura lenta (CL): resulta da diluição do CAP numa nafta na faixa de destilação do óleo diesel.

Asfalto diluídos de cura media (CM): destilação de querosene.

Asfalto diluído de cura rápida ( CR): destilação da gasolina.

No brasil somente são produzidos os asfaltos de CM e CR. CURA: a evaporação do diluente, separando-se do CAP dai-se a denominação cura.

7.O que são Emulsões asfálticas? Dê exemplos do seu uso na engenharia civil .E um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado a frio, emulsionado em agua através de aditivos dispersantes. A quantidade de asfalto pode variar entre 60 a 70%.Sao ultilizadas para impermeabilização ou preparações de fundações, ,baldrames ,muros de arrimo, alicerses e estruturas em contato com o solo. As Emulsões asfálticas podem ser utilizadas em: Tapa buracos, Lama Asfáltica, Estabilização de Solos, Pintura de Ligação e etc.

8.O que são asfaltos soprados e quais as suas principais características? São asfaltos que foram modificadas pela passagem de ar através de sua massa exposta a elevadas temperaturas. Este tratamento produz importantes alterações nas propriedades do asfalto, sendo a mais importante, a diminuição de sua suscetibilidade térmica, quer dizer, da tendência a modificar sua consistência pelo efeito da temperatura. Quando se deseja usar um asfalto de ponto de amolecimento muito alto que não seja quebradiço a baixas temperaturas.Sendo que existem características que diferenciam os asfaltos basicamente pela faixa de temperatura de amolecimento e índice de penetração, sendo que cada tipo considerado, a temperatura mínima de amolecimento deve corresponder ao valor máximo de penetração, e vice-versa.

9.Defina aglomerantes. Aglomerantes são materiais que tem como atribuição principal aglomerar ou fixar materiais entre si.Sao geralmente,materiais pulverulentos que miturados com agua, são capazes de endurecer por simples secagem, ou então, em virtude de reações químicas. As matérias-primas que atendem essas exigências são a argila, a gipsita e o calcário.

10.O que são aglomerantes aéreos e hidráulicos? Dê exemplos .Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em:Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea. Hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.

Exemplos de aglomerantes:

Gessos - comum, anidro, hidráulico;

Cimentos - natural, artificial, aluminoso;

Betumes - asfalto, alcatrão.

11.Defina cimento portland, bem como o seu processo de fabricação. E um material pulverulento, com função aglomerante, constituído de silicatos e alumicatos complexos, resultante da moagem do clíquer, que ao serem miturados com a agua ocorre reações, hidratação ocasionada o seu endurecimento, podendo então oferecer elevação na resistência mecânica. A fabricação do cimento Portland envolve as seguintes operações: Extração das matérias-primas, preparo e dosagem da mistura crua. Homogeneização, aquecimento da mistura, esfriamento. Adições finais, moagem e ensacamento.

12.Em que fase da fabricação do cimento portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? A gipsita é adicionada no momento da moagem, tendo a função de aumentar o tempo de pega. Máximo 4%.

13.Quais são os Compostos principais dos Cimentos Portland?

Clínquer:• Principal item na composição do cimento portland;

• Diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação.

• 80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.

Gesso:• Tem função de retardar a pega (início do endurecimento) do Cimento.

Escória Siderúrgica:• Aparência semelhante a areia grossa;

• É um sub-produto de alto-fornos

• Tem menor custo em relação ao clínquer e é utilizado também para elevar a durabilidade do cimento, principalmente em ambientes com presença de sulfatos.

Material Pozolânico:Torna os concretos mais impermeáveis o que é útil na construção de barragens, por exemplo.

Calcário:• Empregado como elemento de preenchimento, capaz de penetrar nos interstícios das demais partículas e agir como lubrificante, tornando o produto mais plástico e não prejudicando a atuação dos demais elementos;

• Também é um material de diluição do cimento, já que seu custo é inferior ao clínquer.

13- Quais são os principais compostos do cimento Portland?

C3S – Silicato tricálcio; ( 42% a 60%)

C2S – Silicato dicálcico; (14% a 35%)

C3A- Aluminato tricálcico; (6% a 13%)

C4AF- Ferro aluminato tetracálcio; (5% a 10%)

14.Defina os termos início de pega e fim de pega, bem como quais os fatores que influenciam na pega do cimento? Início de pega: Tempo disponível para trabalhar a pasta (mistura, transportes, lançamento, adensamento). Fim de pega: Tempo minimo para se transitar sobre o cimento e prazo mínimo para o inicio do processo de cura. Alguns fatores que influenciam: 1-finura do cimento 2-Maiores quantidades de agua, diminui o tempo de inicio de pega 3-O aumento da temperatura 4-Temperaturas próximas a 0¨C retardam as reações e temperaturas abaixo desta as paralisam.

15.Quais as categorias e tipos de cimento produzidos no Brasil?

CP I – Comum CP II - Composto

CP II E - Composto c / escória

CP II Z - Composto c / pozolana

CP II F - Composto c / filer calcário

CP III - Alto forno CP IV - Pozolânia

CP V - Alta resistência inicial

16-Paulo é estagiário de engenharia civil de uma obra de edificação e perguntou ao engenheiro residente o que significava a numeração CP-II-E-40 na embalagem do cimento portland. Explique para Paulo o que cada elemento significa. O cimento Portland composto é designado por siglas, que correspondem às adições e às suas classes de resistência: A sigla CP II-E - Cimento Portland composto com escória.Já o numero 40 representa o mínimo de resistência à compressão aos 28 dias de idade, em Mpa.

17.Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem em obra do cimento em sacos? As pilhas devem ser no máximo de 10 sacos, colocados sobre estrado de 10 cm do piso. Evitar contato com parede e teto, e proteger da ação da umidade.

1. Defina o que é agregado e como são classificados? Materiais em forma de grãos, geralmente inertes, sem tamanho e forma definidos, que têm por objetivo compor argamassas e concretos.

2. Quais as principais funções do agregado no concreto? •Funções dos agregados:

– resistir aos esforços:

• Mecânicos;

• Desgaste;

• Intemperismo;

– reduzir as variações volumétricas;

– reduzir o custo.

3. Roberto é estagiário de engenharia civil em uma construtora. Ao acompanhar a produção de uma concretagem de uma viga de O.A.E, verificou que o concreto era confeccionado com a utilização de dois tipos de agregados graúdos; brita “ zero” e Brita “um”,o mesmo não compreendia o que significava os termos Brita “zero” e “brita 1!”.Explique a Roberto o que significa aqueles Termos. Brita é a rocha quebrada mecanicamente em fragmentos de diversos diâmetros. É muito utilizada na fabricação deconcretos, no lastro de rodovias e outras obras da construção civil, antes desse processo é também chamada de basalto, uma pedra de origem ígnea ou magmática.

Sendo que a brita 0 possui Faixa Granulométrica: 5 a 12mm e a brita 1 possui Faixa Granulométrica: 12.5 a 22mm.

4. Explique como determinamos o diâmetro máximo dos agregados graúdos, bem como o mesmo é definido. Diâmetro máximo de um agregado é a abertura da peneira em que fica retida, acumulada, uma porcentagem igual ou imediatamente inferior a 5%;

Diâmetro mínimo de um agregado é a abertura da peneira a qual corresponde uma porcentagem medida igual ou imediatamente superior a 95%.

6. Explique quando devermos solicitar o ensaio de inchamento da areia e qual a sua importância? O ensaio do inchamento consiste em adicionar água a uma amostra, e depois verificar o seu volume. Após essas operações, será encontrado um Coeficiente Médio de Inchamento (CMI) junto a uma umidade crítica. A medida que a umidade cresce, cria-se uma película de água em volta do grão (água aderida) que tende a afastar estes grãos. Quando o agregado satura, este afastamento estaciona-se.

7. Paulo está com dúvida, quanto à utilização do agregado graúdo disponível para confecção de concreto, 30 MPA, devido aquele apresentar alto teor de absorção. Você como aluno de engenharia ajude a Paulo a tomar a decisão. Explique o por quê?

8. Explique qual a importância do conhecimento do índice de forma do agregado graúdo? É o índice que permite avaliar a qualidade de um agregado graúdo em relação à forma dos grãos, considerando que os agregados com grãos de forma cúbica tida como forma ótima para agregados britados, terão índice próximo de 1; os grãos lamelares apresentarão valores bem mais altos, sendo considerado aceitável o limite de 3. O índice se baseia na medida da relação entre o comprimento e a espessura dos grãos do agregado.

9. João a realizar o ensaio de resistência à compressão dos corpos de provas, verificou que a ruptura do CP ocorria no próprio agregado. João preocupado com o ocorrido solicitou os serviços de consultoria para saber se ele poderia utilizar o mesmo agregado para concretos com resistências superiores aquela, bem como qual deveria ser sua tomada de decisão. Você na figura do consultor o recomendaria ao João?

10. Defina; Pasta, argamassa e Concreto? Funções da pasta: (mistura íntima de aglomerante + água)

Estado fresco –envolver os agregados, preencher os vazios entre agregados e comunicar uma certa mobilidade ou fluidez à mistura

Estado endurecido –aglutinar os agregados, conferindo impermeabilidade, resistência mecânica e durabilidade

Argamassa é :Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e água, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que forma conjunto de alvenaria. Ex.: argamassa de cal (cal + areia + água).

concreto: Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções prefixadas, que forma uma massa compacta e endurece com o tempo. Concreto aparente é aquele que não recebe revestimentos. Concreto armado: em sua massa se dispõem armaduras de metal para aumentar a resistência.

11. Defina concreto ciclópico, bem como de exemplos de sua utilização na engenharia civil?

Concreto Ciclópico – concreto simples mais adição de pedra de mão/rachão (em torno de 60%). A Confecção do concreto ciclópico é realizada pelo colocação de pedra tipo rachão e o lançamento da argamassa, esse tipo de concreto é bastante utilizado na construção de dispositivos de drenagem com alas para bueiros, muro de arrimo e fundações.

12. Defina concreto Auto-Adensável, bem como as suas vantagens e desvantagens

13. Estela, pedreira, de uma construtora que estava realizando um piso industrial, verificou que o concreto utilizado naquele piso, tinha incorporado fibra aço. Logo, explique a Estela qual a função da incorporação das fibras no concreto,bem como quais os tipos de fibras que pode ser utilizados.

Concreto com adição de fibras:

Entre as adições utilizadas para melhorar certas características do concreto, as fibras tem tido papel de destaque no últimos anos, sendo objeto de muito estudo e desenvolvimento. As fibras naturais ou sintéticas são empregadas principalmente para minimizar o aparecimento das fissuras originadas pela retração plástica do concreto e aumento da resistência a tração. Esta retração pode ter diversas causas, entre elas destacamos a temperatura ambiente, o vento e o calor de hidratação do cimento.

14. Defina o que é um Traço de concreto e como é apresentado?

15. Defina o que é o termo fator água/ cimento, bem como qual a sua influencia na mistura no que tange a trabalhabilidade e resistência do concreto?

16. O que é consumo de cimento, como determiná-lo?

O consumo de cimento é a relação unitária de cimento com os agregado fazendo uso do mesmo sistema de medidas e é determinado pelo traço ou da composição do fck do mesmo.

17. Como determinar os tipos de controle a ser utilizado na obra, bem como qual o desvio padrão para cada tipo?

18. Explique o ensaio de Abatimento e o que avaliamos através deste ensaio?

19. O que é teor de Argamassa do concreto e como mensura-la?

20. Defina o que exudação e segregação do concreto?

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »