TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanca aplicada

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ATPS Integrada

Primeira Etapa

Nomes:

Lucas Roberto de Oliveira   RA: 6835505243

Daniel Teixeira  RA: 6682443729

Romildo Bueno da Rosa  RA:7297623756

Nathan Vargas Maldonado RA:7477698817

Carlos Alberto da Silva RA:7477701262

Cleber Santos RA:6277285605

Caxias do Sul – RS

15/04/2015

Esta ATPS, tem por objetivo falara sobre um motor 1.8, explicando seu funcionamento e explicando como funciona a transmição da energia do motor para as rodas, no mesmo faremos uma abordagem geral do motor para o conhecimento do funcionamento e a forma de geração de energia do mesmo tipos de fluidos e tratamentos em engrenagem.

Funcionamento do Motor

Os automóveis são movidos pela força gerada no motor, porém para o mesmo funcionar e gerar energia, o motor necessita de combustível, ou seja, ocorre a conversão do combustível em energia mecânica, desta conversão obtém-se a combustão, que faz com que a energia mecânica movimente as rodas.

Os diferentes motores dos carros se diferem principalmente pela cilindrada que o mesmo possui, neste trabalho abordaremos somente o motor com 1800 cilindrada, porem temos disponível no mercado diversos modelos de motores com 1000cc, 1400cc, 1500cc, 1600cc, 2000cc, etc.

A cilindrada na verdade vem da palavra cilindro, pois o motor possui cilindros no qual acontece a queima do combustível, com esta queima os cilindros são movimentados para cima e para baixo, gerando energia motriz ao automóvel.

A cilindrada se difere de um carro para outro pois os números citados acima se referem ao volume de combustível e ar que o pistão movimenta, conseqüentemente quanto maior o numero maior a potencia que o motor terá capacidade de desenvolver, o que também influencia no preço do automóvel, que geralmente é mais caro em função disso.

O motor pode ser movimentado com diferentes tipos de combustíveis, tais como gasolina, etanol ou gás, atualmente já existe carro que pode trabalhar com os 03 tipos de combustíveis, facilitando ao consumidor que pode escolher o melhor custo beneficio na hora de abastecer.

Os automóveis atuais utilizam motores de combustão interna, sendo que o mesmo é chamado de ciclo de combustão de 4 tempos ou ciclo Otto.

Ciclo Otto é uma homenagem ao se inventor, Nikolaus Otto, que em 1867 desenvolveu este sistema.

Cada pistão na verdade tem 04 etapas de funcionamento, no sistema 04 tempo, que são:

  • Admissão
  • Compressão
  • Combustão
  • Escapamento

Cilindrada

  • O calculo da cilindra é bem simples, (Pi X diâmetro elevado ao quadrado e dividido por 4), multiplica-se pelo curso do pistão. Deve-se utilizar centímetros quadrados pois a cilindrada é em centímetros cúbicos, depois do calculo deve-se somente multiplicar pela quantidade de cilindros do motor.

Componentes do motor

  • Válvulas: abrem e fecham nos momentos de admissão e escape, servem para admitir ar e expelir os gases resultantes da queima;
  • Velas de ignição: fornece a centelha para gerar a ignição do ar com o combustível;
  • Pistão: é o componente que se move dentro do motor, efetuando a compreensão dos gases;
  • Biela: liga o pistão ao virabrequim, para transmitir a força para o movimento do carro;
  • Virabrequim: transforma o movimento retilíneo do pistão em movimento circular, como se fosse uma manivela.

Tempos do motor

Abaixo vamos falar sobre os tempos do motor, conforme figura abaixo:

[pic 2]

  1. Admissão: Neste momento o motor abre a válvula de admissão enquanto o pistão desce, levando o cilindro a aspirar e encher de ar e combustível;
  2. Compressão: o pistão sobe comprimindo o combustível e o ar;
  3. Combustão: neste momento o ar e o combustível estão comprimidos totalmente e a vela de ignição é acionada, soltando uma centelha para inflar a gasolina, o que faz o pistão ser empurrado para baixo;
  4. Escapamento: quando o pistão chega na parte inferior, a válvula de escape é aberta, para que os gases sejam liberados.

Os cilindros são ligados a biela e o virabrequim conforme abaixo:

[pic 3]

A biela interliga cada pistão ao virabrequim, e o virabrequim transmite a força de todos os cilindros para a caixa de marchas.

O movimento apesar de ser linear (pistões), acaba resultando em um movimento rotativo na saída do virabrequim, onde o mesmo passará este movimento a caixa de marchas.

Sistema de arrefecimento

Para o motor se manter sempre com a temperatura ideal de trabalho e não danificar componentes do motor em função da temperatura, o mesmo é refrigerado constantemente, normalmente se utiliza um radiador e uma bomba d’água. A água circula pelo motor ao redor dos cilindros e das câmaras de combustão e vai por tubos até o radiador, onde o mesmo recebe ar externo do carro para refrigerar a água.

Sistema de lubrificação

O sistema de lubrificação garante que as partes moveis do motor fiquem trabalhem banhados em óleo para diminuir o coeficiente de atrito e evitar o engripamentos dos componentes móveis. As partes que mais necessitam de óleo é os pistões e os mancais do virabrequim e comando de válvulas, pois são exigidos constantemente e não podem trabalhar com folgas. O óleo fica em um compartimento chamado Carter de onde é sugado pela bomba, passa por um filtro e vai ao motor, posteriormente retorna ao Carter.

O óleo é um dos componentes mais essenciais para o funcionamento do motor, por isso deve ser trocado no tempo certo para que o mesmo não tenha percas em sua funcionabilidade.

A viscosidade é uma característica do óleo a ser cuidada, a mesma é a resistência de um liquido ao escoamento, a viscosidade deve ser medida em equipamentos específicos (viscosímetro), atualmente existem diversos tipos diferentes de óleos com viscosidades diferentes.

Quanto maior for a rotação do motor, menor deve ser a viscosidade do óleo, facilitando assim o movimento dos componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (462.9 Kb)   docx (972.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com