TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos fluidos

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

ENGENHARIA CIVIL DE PRODUÇÃO E MECÂNICA

DESENHO TÉCNICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 DESENHO TÉCNICO


 ÍNDICE

Introdução 03

Relatório 2 PERSPECTIVA04

Relatório 3 DESENHO DETALHADO07

Relatório 4 PROJETO FINAL16


INTRODUÇÃO

Este trabalho traz o desenho completo de um furador de anéis em suas perpectivas, vistas e cortes, a partir do desenvolvimento das técnicas obtidos em sala para a prática. Possibilitando a qualquer leigo em desenho tecnico confeccionar a peça a partir da teoria apresentada.


RELATÓRIO 2

PERSPECTIVA

Um mesmo objeto pode ser visto de inúmeros pontos diferentes. Alterando a perspectiva e a percepção. Na disciplina de desenho técnico definimos os tipos de perspectivas possíveis de serem usadas e entendidas por qualquer observador, tornando-as padrão. O desenvolvimento da atividade é importante para o desenvolvimento dos conceitos referentes ao desenho linear geométrico; aplicando-os na construção de desenho técnico; como o uso correto das ferramentas de desenho. Afim de desenvolver planos inclinados e círculos em perspectivas isométricas; desenhar a perspectiva de um objeto, partindo da sua representação em vistas múltiplas; esboçar a mão livre a perspectiva de um objeto.

DESENHO PASSO 2 EM ESCALA 1:1:

PERSPERCTIVA CAVELEIRA PARA ISOMETRICA:

A perspectiva é resultado de uma projeção, sendo assim, o centro de projeção é o olho do observador; as projetantes correspondem aos raios visuais e a projeção no plano é a perspectiva do desenho.

. A representação em perspectiva isométrica provoca uma pequena deformação visual.

O objeto é representado de tal maneira que permite demonstrar três de suas faces, que correspondem geralmente à frontal, lateral esquerda e superior.

As três faces são ligadas entre si, num só desenho, montadas sobre três eixos, perpendiculares entre si, que servem de suporte às três dimensões (altura, largura e comprimento) e são colocados obliquamente em relação ao plano de projeção.

Na perspectiva isométrica, os três eixos no espaço estão igualmente inclinados em relação ao plano de projeção, sendo assim, os ângulos formados pelos eixos projetados são iguais a 120°.          

                                                                                                         

            [pic 1]                        [pic 2]

A posição no papel do eixo OZ e vertical (eixo das alturas) e os eixos OX (eixo dos comprimentos) e OY (eixo das larguras) formam ângulo de 30° com a reta horizontal.

                                       [pic 3]

RELATÓRIO 3.

DESENHO DETALHADO.

PROJEÇÕES ORTOGONAIS, CORTES E SECÇÕES. COTAGEM.

A atividade compreende no desenvolvimento da noção de distinção entre os sistemas de representação dos detalhes existentes em um desenho técnico.

O desenvolvimento de tal habilidade possibilita efetuar representação gráfica, usando projeções ortogonais; detalhar objetos tridimensionais - com todos os seus detalhes construtivos - a partir de desenhos bidimensionais (planificados). Inserção, posicionamento, aplicação de cotas de maneira correta a fim de indicar a forma e a localização dos elementos de uma peça.

Pino, vista frontal:

Pino,vista lateral:

Parafuso, vista frontal:

Parafuso vista lateral:

Corpo da peça, vista frontal:

Corpo da peça, vista lateral:

CORTES

Para identificar elementos internos não identificados nas vistas, utilizamos os CORTES.

São representações em projeção nos quais se considera que o sólido foi interceptado por um plano chamado PLANO DE CORTE.

O plano de corte divide o sólido em duas partes e é posicionado de forma a apresentar os detalhes internos mais importantes, pode ser ainda horizontal ou vertical.

Os cortes podem ser realizados em desvio, através da utilização de mais de um plano de corte. Lembre-se que a posição dos planos de corte é definida pelos detalhes do sólido que devem ser interceptados por estes planos.

• Planos de corte paralelos:

[pic 4]

[pic 5]

Observação: A posição em que o plano de corte e desviado não é assinalada por nenhuma linha do desenho do corte (corte A-A); o solido é contínuo, não existe uma aresta correspondente em sua parte interna (com exceção dos furos ou recortes).

• Planos de corte concorrentes.

    [pic 6]                    [pic 7]

        

[pic 8] 

Observação: No corte, considera-se o comprimento real da peça, sem considerar e redução devida à inclinação da face oblíqua em relação ao plano de projeção.

Desenho do conjunto montado com todos os itens e em corte, onde será possível.

Visualizar todos os detalhes da montagem:

Desenho sem cota:

Desenho Isométrico:

RELATÓRIO 4

PROJETO FINAL

Desenho com cota:

AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente disponibilizado em versões para o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (915.3 Kb)   docx (150.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com