TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos fluidos

Por:   •  21/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MECÂNICA DOS FLUIDOS APLICADA- ENGENHARIA MECÂNICA

TÍTULO: PERDA DE CARGA DISTRIBUIDA

Nomes Integrantes do grupo

Matrícula

Turma

Marco Antonio Sbaraglini

C1648H-6

EM5R15

Marcos Vinicius Godoi

C18955-3

EM5R15

Pedro Soares

C07IAI-0

EM5R15

Paulo Henrique Malavasi

C17619-2

EM5R15

LARISSA

UNIP-BAURU

09/2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2. OBJETIVOS        

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        

3.1 Materiais Utilizados        

3.2 Descrições do equipamento.        

3.3 Descrições do procedimento        7

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES        

5. CONCLUSÃO        9

6. REFERÊNCIAS        10


1.INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, o estudo da vazão é de grande importância para realização de trabalhos que envolvam recursos hídricos, por isso é muito utilizada para determinações industriais.

Define-se como vazão a relação entre o volume e o tempo, assim, a vazão representa a rapidez que um volume escoa. As unidades de medidas mais usadas para essa grandeza são: o m³/s, m³/h ou l/s.

Existem varias aplicações que envolvem essa medição, indo de estudo de vazão de água em estações de tratamento ou residências e até medição de gases industriais e combustíveis. Para tal estudo precisa a correta determinação do instrumento a ser utilizado, por exemplo, o tipo de fluido a ser estudado, ou até mesmo a temperatura em que o medidor estará. O método mais direto para se obter vazão e os métodos das pesagens, que consiste em colher uma medida de volume ou massa em certo intervalo de tempo.

Desse modo a vazão pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido através de uma determinada secção de um conduto sendo: rio, canal, tubulação, etc.

O estudo que relaciona a cinemática dos fluidos, que consiste em um determinado volume de fluido atravessar uma determinada tubulação, em um espaço de tempo, é dado segundo a equação (1.1).

[pic 2][pic 3]

De acordo com a equação, a representação Qv indica a vazão volumétrica, onde V indica o volume e o t representa o intervalo de tempo necessário para o trabalho. As medidas adotadas para determinação do Qv dependem do sistema, se tiver trabalhando.

Pode-se citar como exemplo para esse estudo, um experimento que envolve o enchimento de um determinado recipiente por um fluido que é bombeado para o mesmo, considerando que ao mesmo tempo em que se aciona a bomba o cronômetro também é acionado, e o cronômetro é desligado assim que o recipiente estiver com a quantidade de fluido desejado. Então conhecendo o volume presente no recipiente e o tempo que foi gasto para o preenchimento, a equação é facilmente aplicável resultando na vazão volumétrica do estudo.

2. OBJETIVOS

- Medir a perda de carga distribuída em um dos tubos que compõe a bancada hidráulica;

- Estabelecer a relação entre a perda de carga distribuída e a velocidade do escoamento;

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 Materiais Utilizados

CLP, Bancada de perda de carga.

3.2 Descrições do equipamento.

[pic 4][pic 5]

A imagem 3.1 representa o diagrama da bancada utilizada para os testes de vazão. O lado superior direito e esquerdo da imagem tem mostram as válvulas mecânicas ou eletro válvulas (opcionais) representadas pela letra “P” seguida de um número. No inferior esquerdo da imagem reflete as bombas 1 e 2 que podem ser visualizadas mais claramente nas imagens 3.5 e 3.6, as bombas são utilizadas para fazer o sistema funcionar.Já no canto superior esquerdo está o painel de controle CLP, onde ficam comandos para dar inicio e término no experimento.

Já no lado inferior direito possui a caixa d' água com escala para medidas de vazão por volume que também pode ser vista na imagem 3.7, no inferior direito está à caixa auxiliar do equipamento.

O centro tem o medidor de pressão digital (em litros/minutos), utilizado para fazer comparação entre as médias da vazão coletadas no experimento, com a que realmente a bancada está medindo no momento do experimento. O fluido passa por tubos de ½' e ¾', cada um com uma característica, sendo galvanizados, rígidos ou de alta pressão.

A representação 3.2 e 3.3 expressam a bancada de perda de carga e o painel de comando CLP na íntegra, ou seja, o equipamento utilizado para o experimento.

[pic 6]              [pic 7][pic 8][pic 9]

Os valores da caixa interna são expressos no próprio equipamento, auxiliando no experimento, conforme mostra a imagem 3.4. Esses valores fornecidos são necessários para os cálculos, determinantes da vazão, pois expressam as medidas da caixa utilizada e o volume da mesma.

[pic 10]   [pic 11][pic 12]

 [pic 13]

[pic 14]

                                                  Imagem 3.6(Fonte: Próprio Autor)

[pic 15]

Imagem 3.7(Fonte: Próprio Autor)

3.3 Descrições do procedimento

  • No laboratório de CMF, ligue o painel elétrico, acione o disjuntor no CLP e verifique se o LED está aceso, representando que o equipamento está pronto.
  • Ajuste o potenciômetro do painel para a potência máxima, depois media e baixa.
    Acione o botão liga/desliga para acionar as bombas.
  • Anote o valor da vazão e pressão.
  • Repita o procedimento por mais três vezes, totalizando 9 medidas.
  • Anote o valor de vazão registrada pelo medidor digital na ultima vez do experimento.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Realizado todos os processos do experimento e registrado todos os tempos para cada vazão, é preciso fazer os cálculos das diferentes vazões registradas e tirar a média, sendo possível ter o funcionamento do equipamento referente à vazão, de acordo com a potência aplicada..

Abaixo as tabelas do experimento realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (596.3 Kb)   docx (412.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com