TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica: Tubo de Venturi.

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

Tubo de Venturi.

Resumo

A execução do experimento foi realizado no laboratório da faculdade onde foi utilizado a bancada experimental com tubo de venturi em sua tubulação, para que possamos  calcular a velocidade com que o fluido escoa pela tubulação ,onde o que queremos encontrar é o coeficiente de descarga do tubo de Venturi  utilizaremos  a teoria ensinada em sala de aula que foram as equações de Bernoiili e a da continuidade.

Palavras chave: Bancada Experimental

                           coeficiente de descarga

Introdução

 A Bancada é equipamento didático presente em muitas universidades ou escolas e tem a  finalidade de facilitar os estudos e a compreensão de forma pratica conteúdos estudados na  mecânica dos fluidos e outras disciplinas da área de engenharia e tecnologia.

Este equipamento possui 2 bombas e o painel elétrico que regula a vazão de água e possui um reservatório, nessa bancada tambem possuiu um transdutor de pressão  que é o tubo de venturi, através dele conseguimos calcular a velocidade de escoamento da água atraves da tubulação .

Com o experimento que será efetuado no laboratório esperamos que o grupo consiga executar o experimento  e comprovar que o coeficiente de descarga nos ajudara a chegar mais próximo do valor teórico a teoria utilizada será   a conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula na matéria mecânica dos fluidos.

Procedimento Experimental

O experimento foi realizado no laboratório da faculdade  do IIES e foi utilizado a bancada onde a mesma foi preparada para o experimento  como mostram as figuras abaixo:

  • Bancada

Uma visão geral da bancada utilizada em nosso experimento.

[pic 1]

                      Figura: 1- Bancada.

  • Tubo de venturi

O tubo de venturi é um trandutor de pressão onde se consegue calcular a velocidade que a água atravessa a tubulação ,  nele é medido a pressão em Mpa.

[pic 2]

                      Figura: 2 -Tubo de venturi.

  • Bombas

As bombas sao utilizadas para bombear a água por todo o  circuito .

[pic 3]

                     Figura: 3 - bombas de Vazão.

  • Reservatório

No reservatório fica armazenada a água que e utilizada no circuito.

[pic 4]

                   Figura: 4- Reservatório de água.

  • Painel de Controle

Este painel e onde temos o controle das bombas  1 e 2 onde podemos controlar a vazão independente de cada bomba através dos potenciômetros.

[pic 5]

           Figura: 5- Painel de controle

  • Painel de Visualização

Através desse painel visualizamos a vazão de cada bomba .

[pic 6]

      Figura: 6 painel Visualização.

               

Materiais utilizados no experimento:

  • Cronômetro
  • Trena

 

    Separados  os materiais verificamos se o reservatório estava com água  e ligamos o painel de controle e ambas as  bombas , conectamos as duas mangueiras que saem do tubo de venturi no painel de visualizacao , e abrimos o registro da água liberando água para todo  circuito após essa etapa iniciamos  as medições da vazão de cada bomba , a pressão e o tempo também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (352.6 Kb)   docx (202.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com