TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXPERIMENTO TUBO DE VENTURI

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO: ENGENHARIA

ABEL MARK

EXPERIMENTO TUBO DE VENTURI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO

2017

ABEL MARK ALMEIDA - 5º SEMESTRE - RA: C73FJA-0 / TURMA: EP4P07

                        

EXPERIMENTO TUBO DE VENTURI

 

Trabalho de laboratório – construção da curva característica e de calibração universal do tubo de Venturi apresentado a Universidade Paulista Campus Chác. Santo Antônio como exigência parcial para aprovação no 5ºsemestre do Curso de Engenharia.

Orientador: Prof. Regina        

São Paulo

2017

OBJETIVOS

A partir de um Tubo de Venturi, medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível, pode-se calcular a vazão volumétrica. Com a variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Para que dessa forma, seja possível fazer uma demonstração prática do princípio de Bernoulli.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

O tubo de Venturi, utilizado como medidor da velocidade de escoamento e da   vazão diferencial de pressão ou, em outros termos, é um medidor de vazão por obstrução de área.  A diferença de pressão citada é produzida por alguns efeitos inerciais como aceleração do escoamento devido à obstrução que a presenta e também devido   à ação de efeitos viscosos que acarreta na perda de carga.    O Tubo de Venturi caracteriza-se por ser um elemento primário, capaz de causar uma depressão uma vez   que a interação com o fluido ocorre de forma direta, sem mecanismos intermediários, sendo classificado como um elemento deprimo gênio.  É constituído por um cilindro de entrada, local onde se realiza a medida de alta pressão.  Há também um cone de entrada, que tem como função principal aumentar progressivamente a velocidade do fluido, uma vez que reduz a seção de escoamento, acarretando também em uma queda de pressão. A garganta cilíndrica realiza a medição da baixa pressão e, por fim, há um cone de saída, que diminui a velocidade do fluido, até que esta velocidade se torne igual à velocidade de entrada do fluido.  Entre os principais benefícios apresentados pelo tubo de Venturi, estão a sua capacidade de medir qualquer fluido, a boa precisão para medição, a resistência elevada que possui à abrasão e a o acúmulo de poeira ou sedimentos, sendo auto limpantes, devido a sua superfície interna lisa, possuem a capacidade de medir grandes  escoamentos de líquidos em grandes tubulações e também, é o elemento que apresenta menor perda de carga do escoamento da tubulação, quando comparado a outros dispositivos como a placa de orifício por exemplo. O tubo de Venturi é capaz de produzir diferenças de pressão proporcionais ao quadrado da vazão em massa. O tamanho do medidor deve ser escolhido de forma a acomodar a maior vazão esperada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com