TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubo de Venturi

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MATERIAL UTILIZADO        

3.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

4.        RESULTADOS E DISCURSSÕES        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


  1. INTRODUÇÃO

        

Daniel Bernoulli foi um físico e matemático suíço do século XVIII, que em 1738 estabeleceu umas das equações mais utilizadas na mecânica dos fluidos conhecida por Equação de Bernoulli. Esta equação exprime, no fundo, a conservação da energia mecânica nos fluidos ideais, afirmando que, em qualquer ponto do fluido, há uma relação constante entre três grandezas: velocidade, pressão e energia potencial do fluido. É um dos princípios fundamentais da mecânica dos fluidos, uma vez que, com algumas correções (considerando-se a compressibilidade e a viscosidade dos fluidos reais), pode, ser aplicado ao movimento de qualquer tipo de fluido. Acima de tudo, ele permite calcular a velocidade de um fluido medindo-se as variações de pressão (a diminuição de velocidade provoca o aumento de pressão e vice versa).

        Supondo que, em um intervalo de tempo t, um volume ∆V do fluido entra pela extremidade esquerda de um cano e um volume igual sai pela extremidade direita do mesmo. Sendo o fluido incompressível, com massa específica constante, o volume que sai deve ser igual ao volume que entra. Assim, sendo y1, v1 e p1 a altura, a velocidade e a pressão do fluido que entra no lado esquerdo, e y2, v2 e p2 os valore correspondentes do fluido que sai do lado direito. Aplicando a lei da conservação de massa, temos que esses valores assim se relacionam:

P1 +v1² +gy1 =P2 +v2² +gy2 [pic 1][pic 2]

        Essa equação também pode ser escrita como:

P +v² +gy= constante[pic 3]

        Esta equação estabelece uma relação precisa entre as variáveis velocidade V, pressão p e a altura y, que caracterizam este tipo de escoamento ao longo de uma linha de corrente. Assim, estes parâmetro não podem variar independentemente uns dos outros. Consequentemente, a mesma pode ser escrita de várias formas, sendo uma delas apresentada abaixo:

[pic 4]

Nesta forma, os termos da Equação de Bernoulli apresentam dimensões de comprimento, sendo:

  • O termo  designado de altura dinâmica[pic 5]
  • O termo  designado de altura estática[pic 6]
  • O termo y é designado de altura geométrica.

A Equação de Bernoulli possui diversas aplicações, mas é estritamente válida apenas para fluidos ideias. Com ela pode-se determinar a velocidade de um fluido dentro de um tubo. Medidores com o Tubo de Venturi podem ser utilizados para determinar o módulo da velocidade de escoamento de um líquido no interior de uma tubulação.  Neste caso, devido à idêntica altura geométrica a que se verifica o escoamento, no Tubo de Venturi, a Equação de Bernoulli se reduz a:

[pic 7]

[pic 8]

Além disso, temos que a soma das alturas dinâmica e estática, resulta na altura de estagnação.

        Neste relatório, teremos como objetivo encontrar os valores para a velocidade calculada, para velocidade experimental, para a vazão e para a pressão dinâmica em cada seção.

  1. MATERIAL UTILIZADO

  • Dispositivo HM 150.07;
  • Cronômetro;
  • Água;
  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Com o dispositivo HM 150.07 em funcionamento, primeiramente cronometramos a vazão de 10 litros de água com o tempo de 102 segundos. Em seguida anotamos a área de cada seção do dispositivo que são apresentadas na tabela abaixo:

TABELA 1

SEÇÃO

ÁREA [pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

        

Adotamos como base a altura estática do capilar da seção 1 e da seção 3, que foram respectivamente, 135 mm e 70 mm. Essas medidas permaneceram constantes até o fim do experimento, indicando assim que a vazão permaneceu também constante, para que o experimento fosse válido. Em seguida, mudando de seção para seção com a agulha do dispositivo, anotamos a altura estática e de estagnação de cada uma e os dados são apresentados na tabela abaixo:

TABELA 2

SEÇÃO

ALTURA ESTÁTICA ()[pic 22]

ALTURA ESTAGNAÇÃO ()[pic 23]

01

210

217

02

205

217

03

112

216

04

175

208

05

185

202

06

198

210

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (316.3 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com