TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de Pressão - Relatório

Por:   •  24/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Experimento de Medida de Pressão

GABRIEL GONÇALVES RESENDE - 29857

ITAJUBÁ

23 de março de 2017


  1. Introdução

O experimento realizado no dia 10 de março de 2017, teve como objetivo demonstrar o fenômeno da variação de pressão. Ao final do experimento, deve-se compreender o fenômeno, realizar as medidas e chegar as conclusões necessárias.

  1. Desenvolvimento

Para a realização do experimento foi necessária a utilização dos seguintes equipamentos:

[pic 1]

O começo do experimento conta com o aquecimento de 2 litros de água no Becker com o ebulidor, após a água chegar em seu ponto de ebulição, um Erlenmeyer de um litro foi preenchido com esta água. Após o aquecimento deste Erlenmeyer a água foi jogada fora e foi colocada uma bexiga (balão) na tampa dele. O outro litro desta água em ebulição foi colocado em outro Erlenmeyer e jogada fora assim como o anterior, porém foi colocada uma rolha, a mangueira flexível e o vacuômetro na tampa deste Erlenmeyer. Após um tempo foram realizadas as medidas de pressão no segundo Erlenmeyer.

A medida de pressão foi realizada com o manômetro de Bordon, o qual funcionará como vacuômetro.

[pic 2]

[pic 3]

        Para a realização das medidas de pressão é preciso lembrar que o manômetro de Bordon mede a pressão relativa à pressão atmosférica, portanto é preciso subtrair a pressão atmosférica para se obter a mudança na pressão.

  1. Medidas e Cálculos

Na realização das medidas a fórmula utilizada é a seguinte:

Po*Vo/To=Pf*Vf/Tf

No primeiro experimento, do balão, a pressão inicial e final eram iguais, porém tanto a temperatura quanto o volume sofriam mudanças. A temperatura mudava, pois, o ar contido no Erlenmeyer estava aproximadamente na temperatura da água em ebulição e com o tempo esta temperatura chegava a temperatura ambiente. E o volume mudava, pois, a bexiga é flexível, podendo se adaptar a novas pressões. Com essas informações foi possível determinar uma nova fórmula onde Vo/To=Vf/Tf, com esta fórmula é possível dizer que com a diminuição da temperatura no recipiente, há também uma diminuição no volume do mesmo.

No segundo experimento, as condições mudaram, pois, no lugar da bexiga foi colocado um manômetro de Bordon. Este dispositivo fez com que o volume do recipiente continuasse o mesmo ao final do experimento. Com isso as medidas de temperatura e pressão foram alteradas, chegando a uma nova formula onde, Po/To=Pf/Tf. Com o manômetro de Bordon foi possível calcular a pressão final do recipiente. Ele indicou a pressão relativa a atmosférica, esta medida será apresentada nas figuras em anexo. Com esta medida, foi calculada a pressão real de dispositivo. As contas e incertezas serão apresentadas a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (519.1 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com