TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidores de vazão

Por:   •  10/4/2015  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência e senso comum

Filosofia da Ciência e da Tecnologia

MORAIS, Regis. Filosofia da Ciência e Da Tecnologia Introdução Metodológica e Crítica. São Paulo. Papirus Editora. 6ª edição 1997.

A sociedade nos a presenta a imagem do cientista com sendo um magico, isso é resultado da omissão, dos livros historia, das inúmeras tentativas que precede um avanço cientifico. Tendo em vista que a ciência é uma produção humana esta traz consigo as glorias e as mazelas da mesma.

Segundo Comte afirma que a ciência desmitifica a religião e reduz a filosofia a um simples jogo de ideia. Porem Comte, não observa que o homem se curva a uma nova divindade a própria ciência.

Vários autores afirma ser difícil distinguir o saber comum com o saber cientifico porem é inegável que o saber cientifico parte do saber comum. Estes só se separam porque em algum momento notou-se que com observações e pensamentos especifico obtinha-se resultados cada vez mais especifico, trazendo assim a maior percepção sobre o não aparente, mas porem verdadeiro.

É de conhecimento do cientista contemporâneo que não a nada de definitivo sendo esse assentado pelo homem.

Define-se experiência como algo que é espontâneo, sem nenhum planejamento esta é, portanto ametódica e assistemática. O experimento por outro lado, ocorre segundo um plano de pesquisa, sendo metódico e sistemático.

O senso comum é caracterizado por Nagel com: imprecisão, e aproximação de coisas essencialmente diferentes, fragmentariedade, inconsistente quanto ao alcance a amplitude do que se sabe, utilização arbitrarias de crença, entre outros.      

O conhecimento cientifico de Aristóteles a Bacon é apresentado como aquele que visa relacionar efeitos e causas alguma possibilidade de fazer previsões sobre os eventos futuros. Contemporaneamente, admite-se que ciência é aquele  que investiga as relações de funções existente entre fenômenos.

O saber cientifico apresenta-se sistemático como o filosófico, porem o cientifico é mais experimental, ao passo que o filosófico desenvolve apenas racionalizações.

Apresenta-se a seguir uma breve historia da evolução da ciência nos diversos períodos da historia, situando a ciência na historia da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com