TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição de Vazão

Por:   •  17/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM LOGÍSTICA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

1º SEMESTRE 2015

DISCIPLINA: ECÔNOMIA E MERCADO

Alessandra Regina Alves Narciso         RA C6972F-4

Siliciano Rafael dos Santos Silva          RA C6381E-2

                     Eduardo da Cruz                                    RA C65AEE-1

DATA DE ENTREGA: 10/04/2015

Bottled Life – Vida Engarrafada

O documentário vida engarrafada é um escândalo falando da Nestlé internacional, de como ela estaria roubando a água de todos, afim de produzir suas marcas de água que hoje já passam de 50 espalhadas pelo mundo.  

[pic 2]

Figura 1:  Entregador de agua

Fonte: http://www.bottledlifefilm.com/

Quem criou este documentário foi o jornalista Res Gehringer, ele assiste uma entrevista do presidente da Nestlé Helmut Malcher, nesta entrevista ele fala sobre os negócios da empresa, sobre a água, diz ajudar uma sociedade no local que a Nestlé mantém com o envio de verbas e recursos.

O Jornalista decidi investigar vai até a sociedade na Etiópia e vê o colapso, os sofrimentos vividos pelas famílias ali presentes, conversa com as pessoas e elas contam que ficam até 3 dias sem água, chegando até uma estação a 20 km da sociedade ele se depara com algumas bombas de água paradas, faltando manutenção, quando ele pergunta a uma pessoa ali presente, o porquê da escassez ele respondeu que e por falta dos recursos e quando pergunta da Nestlé ele diz que a empresa não aparece mais ali desde 2005 e também não manda nenhuma verba ou recurso.

O jornalista Res Gehringer fica chocado com a situação e pede uma entrevista com a Nestlé, eles marcam em um restaurante e quando o jornalista questiona a empresa sobre assuntos sobre a água ela se nega a falar, diz que sobre isso ela não tem nada a declarar, sobre alimentos ela fala, sobre o assunto que se refere a água as portas da empresas estariam fechadas a ele, então ele sabe que a Nestlé não iria cooperar com as informações que ele desejava, o jornalista decidiu concluir sua matéria sozinho.

Pesquisando por outras regiões ele vê o que a empresa está fazendo construindo pequenas fábricas de água no local que seja interessante a ela, depois de se instalarem e conseguir o que querem, mudam de região. Tem muitas pessoas e cidades que estão contra a empresas e suas práticas.

No decorrer da investigação das práticas da empresa o jornalista descobre que a situação e mais grave do que todos pensam, pessoas que ele encontra ligadas a empresa nega, se recusa a falar sobre qualquer assunto relacionados a Nestlé e a água.

Em algumas cidades as pessoas lutam para a empresa não entrar para não levar a água, mais quase sempre é impossível, pois se torna uma briga judicial, como um grupo de pessoas vai conseguir interromper o ato de uma empresa de 1 bilhão de dólares, quem tem poder sempre ganha, e as vezes eles tentam comprar pessoas como uma cidade, o advogado da Nestlé perguntou quanto ele queria para se desligar do caso, partindo de um advogado da empresa esse tipo de coisa se nota do que a empresa e capaz para conseguir seus objetivos.

O jornalista passa por uma área onde a água está em falta, familiares que não tem água nem para dar a seus filhos, fazem bolinho de inhame para vender na feira é o meio que usam para sobreviver, a Nestlé tem um fábrica próximo do local e secou as águas das bicas ao redor daquela região. Muitas pessoas acreditavam que com a chegada da empresa mudaria muitas coisas para melhor, mais não foi isso que aconteceu ficou mais escasso. Eles pediram uma fonte de água e a empresa negou.

Em algumas cidades a população conseguiu fazer com que a empresa não se instalasse, o poder da água fica em discussão, a Nestlé acha que tem direito de usar toda a água de um território. Muitas pessoas e contra a empresa, algumas se recusam até de comprar a água pois dizem que a mesma água do lago e que está engarrafada. Em alguns protestos várias pessoas compram a água da empresa e jogam no rio, falam que estão apenas devolvendo o que a empresa roubou.  

A Nestlé está entre a 1º no comercio de bebidas, ultrapassou a Coca-Cola, para ela o que importa e os lucros. A empresa não poupa nada quanto a realizar medidas para conseguir o que ela quer seja financeiro, jurídico ou político para ter a agua que desejam.

A água e um bem de todos um meio de vida, comercializar água deveria ser uma pratica proibida, já que várias pessoas ficam sem ela. Este acontecimento foi fora, mais o Brasil não está ficando muito atrás, foi revelado que recentemente a Minalba estaria tirando água de uma fonte em Campos do Jordão para comercializar, mesma prática da Nestlé. O jornalista realizou este trabalho afim de mostrar as práticas da empresa que quase ninguém conhece, uma multinacional que está fazendo o que quer para ganhar seus bilhões de dólares.

O Reuso das Águas de Esgoto

A reportagem do fantástico diz que os especialistas acham que a solução para a crise hídrica seja o reuso das águas dos tubos de esgotos, eles informam no noticiário que as águas que correm debaixo das terras resolveriam o grande problema do abastecimento, esse reuso ajudaria milhares de pessoas, muitos achariam estranho, mais essa água irá ser tratada para assim se tornar água potável.

[pic 3]

 Figura 2: Água de Esgoto.

Fonte: G1 - Reportagem Fantástico

 As águas das chuvas não vão ser suficiente para encher os grandes rios, por isso os especialistas deram a sugestão de reutiliza-la.

No Rio de Janeiro nas cidades metropolitanas mais de 9 milhões de pessoas recebem água tratada do Rio Grandu, a cor da água parece bem suja e poluída mais ela passa por um estação de tratamento, mais devido a algumas empresas que utilizam mais de mil litros de água e como elas estão muito perto do mar isso faz com que a água se misture, ficando assim salgada devido a vazão do rio ficar baixa, para evitar esse tipo de acontecimento é necessário que seja liberado mais águas das represas aumentando assim a correnteza e empurrando a água do mar, a solução para que isso não aconteça é as empresas utilizar águas de outro lugar como por exemplo da CEDAE – Companhia de águas e esgoto do estado do Rio de Janeiro, essa empresa é responsável em fornecer água para a população, passaria a vender água de reuso,  calculando que a água que hoje e usada para lutar contra o mar abasteceria cerca de 3,5 milhões de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (456 Kb)   docx (517.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com