TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição de temperatura

Pesquisas Acadêmicas: Medição de temperatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

1. TERMODINÂMICA

TEMPERATURA

Grandezas macroscópicas podem ser percebidas pelos nossos sentidos, tias como o comprimento de uma barra, o volume de um líquido, a massa de um dado corpo etc. Já as grandezas microscópicas exigem um estudo mais aprofundado a respeito da constituição da matéria, devendo, portanto analisar sua estrutura molecular e, consequentemente, deve ser medida de forma indireta.

A temperatura não pode ser medida como uma grandeza macroscópica, pois desta forma recairíamos na subjetividade do “quente e frio”.

Todos os corpos são constituídos de matéria, e essa matéria é constituída de pequenas partículas. Estas partículas constituintes da matéria estão em constante vibração (agitação térmica), quanto maior for a agitação térmica, maior será a temperatura do corpo. A energia cinética associada a esse movimento das moléculas constituintes da matéria é chamada energia térmica.

Temperatura é uma medida do nível de agitação térmica das partículas ou medida do nível de energia térmica, por partícula de um corpo, ou sistema físico.

A agitação térmica e a temperatura são grandezas diretamente proporcionais.

Se dois corpos estão com a mesma agitação térmica, estão com a mesma temperatura, e se estiverem com agitações térmicas distintas, estão com temperaturas distintas.

Todos os corpos tendem espontaneamente para um mesmo estado térmico. Equilíbrio térmico entre dois corpos significa que eles possuem o mesmo estado de agitação das partículas. Dois ou mais sistemas físicos estão em equilíbrio térmico entre si quando suas temperaturas são iguais.

CALOR

Calor e temperatura não são grandezas equivalentes. Temperatura é uma medida de agitação das partículas, portanto um corpo possui uma temperatura. Entretanto, um corpo não possui calor, pois calor é uma forma de energia em trânsito que só existe quando dois corpos em diferentes temperaturas interagem de forma térmica. Calor é a energia térmica em trânsito que se desloca do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Calor é um fluxo de energia com sentido único e obrigatório. Calor só existe enquanto o equilíbrio térmico não é estabelecido.

A MEDIÇÃO DA TEMPERATURA

Substância termométrica: é aquela em que pelo menos uma de suas propriedades (comprimento, volume, pressão, entre outras) varia de forma mensurável com a temperatura.

Grandeza termometria: é a propriedade física da substância termométrica que varia de forma mensurável com a temperatura e que é usada para medi-la.

Todo dispositivo utilizado para medir temperaturas é chamado termômetros.

Até o advento dos modernos termômetros digitais, que usam recursos da eletrônica na medida da temperatura, os termômetros mais utilizados eram os de mercúrio. O termômetro de mercúrio baseia-se na dilatação de certa quantidade de mercúrio contido num recipiente de vidro (bulbo), ao qual se se adapta uma haste de diâmetro constante e bem pequeno (capilar). A escolha do mercúrio como substância termométrica deve-se ao fato de ser um líquido de dilatação regular num intervalo de temperatura bem amplo, facilmente visualizável, por ser opaco e brilhante.

O emprego do termômetro para a avaliação da temperatura de um sistema, fundamenta-se no fato de que, após algum tempo em contato, o sistema e o termômetro adquirem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com