TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura De Ebulição

Dissertações: Temperatura De Ebulição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  2.865 Visualizações

Página 1 de 4

I. INTRODUÇÃO

Através deste relatório iremos apresentar os dados obtidos no experimento realizado, no qual observamos o aumento gradativo da temperatura da água pura até entrar em ebulição (passagem do estado líquido para o gasoso em um processo mais rápido), em função do tempo. Com esse aquecimento proposital da água suas moléculas começam a agitar mais permitindo que estas se distanciem, é este distanciamento que permite que a água líquida se transforme em vapor.

II. MATERIAIS UTILIZADOS NO EXPERIMENTO

2.1) Termômetro

Função: Medir a temperatura da água.

(Figura 2.1)

2.2) Béquer

Função: Armazenar a substancia (água pura).

(Figura 2.2)

2.3) Bico de gás

Função: Aquecer a água contida no béquer

(Figura 2.3)

2.4) Tripé

Função: apoiar o béquer e sustentar a tela de amianto

(Figura 2.4)

2.5) Tela de Amianto

Função: servir de base para o béquer

(Figura 2.5)

2.6) Água

Função: Substância utilizada para checagem do ponto de ebulição da mesma.

(Figura 2.6).

III. RESULTADOS

Após utilizarmos o bico de gás (figura 2.3) para aquecer o béquer (figura 2.2) apoiado sobre a tela de amianto (figura 2.5) e o tripé (figura 2.4), usamos o termômetro (figura 2.1) para registar a variação da temperatura da água desde a temperatura ambiente (24ºC) até a temperatura esperada que fosse de ebulição (100ºC). Este experimento durou 37 minutos, utilizando um cronometro de precisão marcamos o aumento da temperatura a cada 30 segundos, a temperatura máxima obtida foi de 95ºC, esta foi alcançada ao trigésimo minuto da experiência e se manteve estável até o trigésimo sétimo minuto. Exemplificamos este experimento com o gráfico abaixo.

IV. DISCUSSÕES

Questão 1) Em qual temperatura você espera que a agua comece a ferver? Por quê?

Esperamos que a água ferva a temperatura perto da temperatura de ebulição (100ºC). Pois quando ela atinge este valor já estará mudando de estado (liquido → gasoso).

Questão 2) Quando isso ocorre você espera que a temperatura continue subindo ou permaneça constante? Por quê?

Constante, pois esta é a temperatura de ebulição, ou seja, a água passaria para o estado gasoso após atingir este ponto.

Questão 3) De que são constituídas as bolhas que se formam no interior da agua durante o aquecimento, antes da fervura (ebulição)?

São constituídas por gases dissolvidos na água.

Questão 4) De que são constituídas as bolhas que sobem para a superfície da agua durante sua ebulição?

São constituídas de vapor d’água no interior da água líquida.

Questão 5) Quando a agua entra em ebulição o que você observou com relação à temperatura do sistema?

Em nosso experimento não atingimos a temperatura de ebulição; mas quando atingiu 95ºC a temperatura se manteve estável e a agua começou a evaporar de forma lenta e não houve bolhas de vapor.

Questão 6) Compare o que você observou sobre a temperatura do sistema com a sua resposta em questão 1. Sua expectativa foi confirmada pela experiência? Como você explica o fato observado?

Observamos que após 37 minutos, a agua começou a entrar no processo de ebulição aos 95ºC, próximo ao 100ºC como esperávamos; porém não havia calor suficiente para atingir a temperatura de ebulição.

Questão 7) Compare o que você observou sobre a temperatura do sistema com a resposta em q2. Sua expectativa foi confirmada pela experiência? Como você explica o fato observado?

Como havíamos esperado a temperatura se manteve constante quando estava próxima ao seu ponto de ebulição, porém não o atingiu.

Questão 8) Outros líquidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com