TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura

Dissertações: Temperatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

N53tNa indústria química é importante medir e controlar a temperatura de processos, seja por questões de segurança (ninguém quer que a temperatura passe um valor que o equipamento suporta, senão ele pode ser danificado e até mesmo ser perigoso às pessoas) , seja por questões operacionais (tal produto se produz apenas a tal temperatura).

Na agricultura a temperatura influência na eficácia e na eficiência do

agrotóxico aplicado, Condições de estresses térmicos ou

de radiação solar podem ter interferência nas

pulveriações.

Nas industrias que fazem uso de microorganimos em seus processos a temperatura é um fator que influencia diretamente seus processos Embora de formas diferentes, todos os seres vivos são influenciados pela temperatura, Cada espécie apenas pode viver num determinado intervalo de temperatura

Os processos de temperatura são de grande importância na indústria, de forma que um controle apurado sobre estes processos garantem uma melhoria significativa na qualidade do produto final.

Influência da temperatura nas plantas

A temperatura influencia o crescimento e o desenvolvimento de todas as plantas. A germinação, floração e frutificação são processos que também são influenciados pela temperatura ambiental. Contudo, a influência da temperatura nestes processos varia de espécie para espécie. Cada espécie tem uma temperatura óptima para a germinação, floração e frutificação.

Conceitos

Temperatura: Grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico.

Energia Térmica: É a somatória das energias cinéticas dos seus átomos, e além de depender da temperatura, depende também da massa e do tipo de substância.

Calor: É a energia que é transferida entre um sistema e seu ambiente, devido a uma diferença de temperatura que existem entre eles.

A escala Celsius, que divide a medição de temperatura em 100 partes iguais, denominadas graus Celsius é de uso universal, e a Fahrenheit, que é dividida em 180 partes iguais denominados graus Fahrenheit, é usada em muitos paises de língua inglesa. Tanto Celsius como Fahrenheit, são escalas relativas.

O físico irlandês William Thomson (Lorde Kelvin) chegou à conclusão de que, se a temperatura mede a agitação das moléculas, então a menor temperatura possível aconteceria quando as moléculas estivessem em repouso absoluto. A esse estado de repouso térmico chamamos zero absoluto. Baseado no conceito de temperatura, ele criou a Escala Absoluta, conhecida como Escala Kelvin.

Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café…

40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus.

Sr. Blagen resolveu entrar num cômodo aquecido a 105°C, tendo conseguido permanecer no local por 15 minutos. Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com