TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios físicos De Transmissão De Dados

Monografias: Meios físicos De Transmissão De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 9

Meios físicos de transmissão de dados.

Os principais meios físicos de transmissão de dados são:

-Cabo de Par Trançado

-Cabo Coaxial

-Fibra Ótica

-Radiodifusão (Sistemas Wireless)

Sendo que, par trançado, cabo coaxial e fibra ótica são meios guiados. E radiodifusão (sistemas wireless) são meios não guiados.

Cabo de Par Trançado (Twisted Pair)

Dois fios enrolados em espiral;

Diminui o ruído,

Mantem constantes as propriedades do meio em seu comprimento,

Podem transmitir sinais tanto analógicos quanto digitais,

Utilizado em sistemas telefônicos; central de telefonia à casa do cliente,

Bastante utilizado em LANs; atinge distâncias típicas de 100 metros, tem a necessidade de usar repetidores a distâncias maiores,

Banda passante alta; geralmente utilizado com transmissão em bandas básica, atualmente suporta taxas de até 1Gbps,

Utilizado em conexões ponto-a-ponto; Conector RJ-45 (fig. 1), comunicação full-duplex, EIA/TIA 568 (fig.2)

Fig. 1 fig.2

Podem ser:

Blindados (STP – Shielded TP) (fig. 3, 4) oferece uma proteção a mais contra interferências eletromagnéticas (ex: ar-condicionado, motores, etc.)

fig. 3

Os cabos STP são classificados em diversos tipos que apresentam diferentes características. Tais como, diâmetro do condutor, material usado na blindagem,

Não blindados (UTP – Unshielded TP), são mais susceptíveis a interferências eletromagnéticas geradas por equipamentos citados a cima. Cabo UTP (fig.5)

fig.5

Os cabos UTP tem custo menor do que o STP possuem flexibilidade e espessura variadas, e são classificados em categorias, tais como:

Categoria 1 (1MHz) e 2 (4MHz): Telefonia

Categoria 3 (16MHz): Até 10 Mbps

Categoria 4 (20MHz): Até 16 Mbps

Categoria 5 (100MHz): Até 100 Mbps

Categoria 5e (100MHz) Até 1 Gbps

Categoria 6 (250MHz) Até 1 Gbps

Categoria 6a (500MHz) Até 10 Gbps

Categoria 7 (500MHz) Até 10 Gbps

As vantagens desse meio físico de transmissão são:

Simplicidade, baixo custo do cabo e dos conectores, facilidade de manutenção.

Suas desvantagens são:

Necessita de outros equipamentos como hubs ou switches, com distâncias limitadas em 100 metros, são susceptíveis a interferências externas provocando ruídos e perda de informação no caso do uso do (UTP), tem bastante problemas com atenuação.

Cabo Coaxial

O cabo coaxial é formado por um núcleo de cobre circundado por um condutor externos em malha metálica separados por um material isolante. (fig.6)

fig.6

Vantagens no uso deste tipo de meio são:

Melhor blindagem que o Par-trançado UTP, atinge distâncias maiores e velocidades mais altas, é mais barato que o Par-Trançado STP, é melhor em imunidade contra ruídos e atenuação do sinal que o Par-trançado UTP.

Desvantagens neste tipo de meio são:

É mais caro que o Par-trançado UTP, a ligação ao cabo também é mais cara, quebra e apresenta mal contado com facilidade por não ser flexível o suficiente, dificulta a instalação, caso o cabo quebre ou apresente mal contato o segmento inteiro da rede pode deixar de funcionar dependendo da topologia aplicada.

Os cabos coaxiais são classificados em :

Cabo coaxial fino (10Base2), maleável e portanto mais fácil de instalar,

Utiliza conectores BNC (T), como mostra a (fig.7)

fig.7

Era utilizado em Redes Ethernet (Banda Básica), as taxas de transmissão eram de 10 Mbps, e eram instalados em segmentos de 200 metros (na realidade, 185m), e podiam ser usados repetidores .

Cabo coaxial grosso (10base5), é menos flexível que o coaxial fino (10Base2), no qual dificulta a instalação, são mais resistentes a interferências eletromagnéticas e sofre menos com a atenuação, pode ser utilizado também com o conector vampiro, (fig.8).

fig.8

São bastante usados em redes de banda larga (TV e internet a cabo), e podem ser instalados em segmentos maiores do que o coaxial fino (10Base2), (500m).

Fibra Ótica

É um meio físico de transmissão de dados onde trafegam informações na forma de raios de luz.

A fibra ótica é um filamento composto de vidro ou de materiais polimérico flexível que tem capacidade de transmitir luz e/ou informação digital ao longo de grandes distâncias. As linhas de fibra ótica têm diâmetros distintos que variam segundo as aplicações, podendo ir desde diâmetros micros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. O sinal de luz é um sinal codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho (10¹² a 10¹4 Hz).

A tecnologia, por não sofrer interferência eletromagnética (seu material é isolante), está conquistando cada vez mais o mundo e substituindo os fios de cobres. À medida que contribui para uma menor perda de sinal e maiores índices de velocidade, vem revolucionando o sistema de comunicação à longa distância seja pela Internet ou pela linha telefônica.

As transmissões por fibra ótica também são usada em TVs a cabo, bem como em exames médicos e em inspeções de engenharia mecânica.

Como funciona a fibra ótica

Diferente dos cabos convencionais, as linhas de fibra ótica enviam dados de maneira diferenciada. Independentemente do material usado ou da aplicação, a transmissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com