TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Academico

Dissertações: Memorial Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

ALEXSANDER JOAQUIM DE OLIVEIRA

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO SUPORTE QUALITATIVO PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO

IBIPITANGA

2014

ALEXSANDER JOAQUIM DE OLIVEIRA

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO SUPORTE QUALITATIVO PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, Universidade Federal da Bahia.

Orientadora: Profª Me. Elisangela Gama Mamedio

IBIPITANGA

2014

EPÍGRAFE

A utilização das tecnologias na educação não deve ser apenas ilustrativa, pode ser transformadora: permite acessar um grande volume de informações, em diferentes formatos e compartilhá-las; propicia interagir com pessoas distantes e acompanhar em tempo real os acontecimentos em diversos locais do planeta.

Adriana Justin Cerveira Kampff

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................... 04

2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................ 05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................ 07

4. REFERÊNCIAS ................................................................................... 08

INTRODUÇÃO

O trabalho em pauta trata-se de um memorial. Escrito no qual se relata registros memoráveis acerca de um caminho percorrido por alguém no que se refere às suas experiências vivenciadas no âmbito profissional bem como pessoal. Ao redigir esse tipo de instrumento, o individuo traz à tona uma ampla reflexão sobre sua trajetória de vida referente aos aspectos já mencionados. O documento Orientações para elaboração do Memorial Descritivo diz o seguinte: Recomenda-se que o memorial inclua em sua estrutura seções que destaquem as informações mais significativas, como a formação e trajetória profissional (2011, p. 4). Refletir é um excelente exercício para que o ser humano possa buscar o melhor que tem em si, proporciona a este que possa se tornar alguém melhor naquilo que faz. Nessa perspectiva, estarei relatando mais especificamente por meio desse registro a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na minha atuação como coordenador pedagógico da rede municipal de ensino da cidade de Ibipitanga/BA. Essa atividade se constituirá num importante elemento norteador para a minha pessoa, pois, obviamente ao remeter-se às lembranças profissionais, a busca pelo aperfeiçoamento tornar-se-á real e notória. Será prazeroso discorrer sobre as TICs como ferramenta de suporte na jornada do coordenador pedagógico, pois entendo que todas as nossas ações no campo de trabalho dependem delas. Quando se fala de TICs é interessante salientar que não está se falando apenas dos meios tecnológicos e virtuais que a cada dia se tornam mais sofisticados e freqüentes em nossas vidas, mas, fazem menção a todo tipo de aparelho e ferramentas que ao serem utilizados facilitam o trabalho de alguém; referem-se aos instrumentos de cunho intelectual, instrumental e educacional. É claro que este último será o foco deste trabalho, pois, para aquele que trabalha em uma escola, quer seja o professor, uma das figuras centrais e importantes dentro do processo educacional, quer seja diretor ou coordenador como é o meu caso, fica evidente que as tecnologias de comunicação no campo da digitalidade venham ser as mais solicitadas no tocante a esse tipo de trabalho. Pretendo a partir do exposto a seguir descrever um pouco a respeito de como as TICs tem contribuído para com a minha atividade e função de coordenador pedagógico.

DESENVOLVIMENTO

No campo educacional, os recursos multimídia ou qualquer fonte tecnológica possui notável destaque para melhoramento e qualificação da aprendizagem. Assumi a função de coordenador pedagógico no início deste ano, e, desde então, a busca por informações na internet, a utilização de aparelhos como computadores, notebooks e data shows se tornaram mais corriqueiros, presentes e necessários em minha jornada de trabalho. Hoje eu estou coordenador, todavia, esclareço que, antes de tudo, sou professor da rede municipal da cidade de Ibipitanga desde o ano 2000. Com formação em Letras – Língua Portuguesa e Especialização na mesma área, tenho prestado serviços nos maiores colégios do município ao longo desses anos. Um trabalho de seriedade, dedicação e comprometimento que acredito ter me credenciado a ser convidado para fazer parte da equipe da Secretaria de Educação do município. A minha primeira experiência como membro da secretaria de educação se deu no período que compreende entre o inicio de 2009 até o final de 2010, quando na oportunidade atuei como supervisor pedagógico, desempenhando uma função de acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com