TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial academico

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CURSO- PEDAGOGIA

  

MORIAL ACADEMICO

                                                                        ACADEMICA:ANA CARINE DE MIRANDA CORRÊA

RA: 1065531

PONTE NOVA-MG  25 DE NOVEMBRO DE 2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CURSO DE PEDAGOGIA

Este memorial é o fruto de estudo,

do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia,

Educação a Distancia – Uniube da Universidade de Uberaba.

   

PONTE NOVA-MG 25 DE NOVEMBRO DE 2015

RESUMO

Memorial é um documento descritivo relativo a uma pessoa, no qual aparecem suas expressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas, também as falhas, os momentos difíceis e as duvidas. Memorial é então uma espécie de diário, no qual você poderá escrever acontecimentos memoráveis vivenciadas, os gostos e desgostos ao longo do caminho percorrido na trajetória acadêmica e profissional, relatando também adaptações, modificações e reflexões sobre vários momentos vivenciados no curso. Memorial é então, o registro da historia de sua aprendizagem e de seu cotidiano, visto por múltiplas facetas através das experiências adquiridas.

Sendo assim, ao elaborar este memorial levei em conta à crítica a autocrítica do desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo, procuro destacar parte dos elementos que, marcados por quebra de paradigmas, por coerência e incoerência, e por meio das relações estabelecidas com o mundo que possibilitaram a construção da minha trajetória acadêmica que em volve a pessoa e profissional.

Além de considerar este memorial auto-avaliativo, acredito que ele se torne um instrumento confessional dos meus sonhos, expectativas e realizações.

INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional, destacando atividades que e desenvolvi , quando as atividades que desenvolvo atualmente e ainda , as minhas perspectivas de estudos e pesquisas em relação ao curso. Visa também resgatar parte de fragmentos das experiências e transformações percebidas e adquiridas na trajetória acadêmica.

O primeiro capitulo trata da minha formação escolar, as dificuldades encontradas e experiências adquiridas.

O segundo capitulo trata da minha formação acadêmica, contribuições do curso, os meus aprendizados e as dificuldades durante o curso, o material oferecido e o suporte do AVA.

O terceiro capitulo trata das minhas experiências profissionais e a contribuição delas para que eu optasse por ter uma formação acadêmica.

CAPITULO I

FORMAÇÃO ESCOLAR

Minha vida escolar começou muito cedo, tinha apenas 03 anos, pois minha mãe era professora e me leva para escola com ela. Assim fui tomando gosto pelos estudos.

Fiz educação infantil, que foi a melhor parte da minha vida como estudante, pois a minha professora, a tia Bethe, como a chamavamos, era um anjo, a tinha como uma mãe, ela era muito carinhosa e atenciosa com todos.

Já o ensino fundamental foi um pouco assustador e frustante para mim, pois era acustumada com todo aquele carinho de mãe que a tia Bethe nos dava e agora já não tinha mais, pois agora estava em uma escola maior, a sala com mais alunos, assim não dava para a professora nos dar muita atenção.

As professoras nessa época eram rígidas, ensinava através do medo, eu aprendia, mas me sentia acuada tinha medo de perguntar e de falar com as professoras. Foi assim até eu amadurecer e entender como funcionava e me adaptar. Passei a gostar da escola e dos professores e ter mais interesse pelos estudos.

No ensino médio fui para outra escola, para uma escola que tinha ensino médio, mas os professores de La faziam questão de falar que não estavam nem ai para a gente que não estavam preocupados se aprendíamos ou não, pois o salário deles estava lá no fim do mês. Isso nos frustrava, pois nos sentíamos abandonados.

A relação professor\aluno dava-se da seguinte maneira professor autoridade máxima em sala de aula, o aluno obedecia a suas ordens. O relacionamento com os meus colegas eram bom, todos tínhamos a mesma intenção, aprender e ensinar o que sabíamos para o outro.

CAPITULO II

FORMAÇÃO ACADEMICA

“Ninguém sabe tudo. Ninguém  ignora tudo.

Todos nós sabemos algumas coisas.

Todos nós ignorávamos alguma coisa.

Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

Eu ANA CARINE DE MIRANDA CORREA, acadêmica do curso de Pedagogia da Uniube, RA: 1065531 turma 11, Pólo de Ponte Nova-MG.Tenho 24 anos, sou casada,mãe de um lindo menino e moro em Ponte Nova no estado de Minas Gerais.

O despertar do interesse para o curso de Pedagogia, começou quando cursei o magistério, tendo certeza do que eu queria. Só que eu tinha uma rotina de trabalho muito pesada e como já era casa não sobrava tempo para freqüentar a faculdade presencial, foi quando uma colega me indicou a UNIUBE, pois ensino era a distancia que facilitou muito para mim, assim eu poderia criar o meu horário de estudo.

Então comecei a cursar a Pedagogia na Uniube em Janeiro de 2011, no inicio estranhei um pouco, pois não estava adaptando com a AVA, não entendia como funcionava, tive que pedir ajuda as minhas colegas, até que entendi e passei a gostar.

Os encontros presenciais eram prazerosos, os professores convidados eram dinâmicos, atenciosos e competentes. Faziam-nos achar tudo mais fácil. E tinha também a “Glau” a nossa preceptora, Glauciane Floresta, que era um amor de pessoa um anjinho que nos ajudou muito. As oficinas eram legais, aprendemos muita coisa que nos ajudou no exercício da docência. Já os filmes eu não gostava de assistir na faculdade não, vou confessar que eu dormia boa parte dele, quando chegava em casa tinha que assistir de novo. Os filmes que mais me marcaram foram, Sociedade dos poetas mortos e o Nome da rosa. Já a biblioteca virtual eu não acessava muito só quando tinha alguma orientação para acessar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com