TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]           [pic 3]

[pic 4]


[pic 5]
  1. Apresentação

        Este trabalho se desenvolve em torno da requisição de melhoria feita pela empresa Autocam. Foi nos apresentada uma necessidade de melhoria na linha de tuchos, que se situa na planta número 1 na cidade de São João da Boa Vista.

Essa produção era destinada integralmente a um mesmo cliente, e necessitava de um aumento de produtividade. Isso deveria atender determinadas necessidades e cumprir algumas restrições como:

- Não deverá haver aumento nos custos da produção por peça

- Não devem ser contratados/alocados novos funcionários na linha de produção

- Fazer o possível para não aumentar o ciclo de fabricação, adicionando novas operações

- Não alterar as características do produto final.

- Não aumentar a área fabril destinada a produção da peça.

Sabendo que a produtividade constitui umas das melhores maneiras para aferir a performance organizacional de uma empresa, o grupo buscou desenvolver projeto que se encaixasse nas exigências descritas e pudesse de fato ser implementado.

Partindo de diversos preceitos da Engenharia de Produção, buscamos mostrar como mudanças baseadas neles podem ser altamente lucrativas para a empresa, trazendo aumento de lucro, diminuição de falhas e tornando-a mais competitiva no mercado.


  1. Memorial Descritivo

        Será realizando um projeto de melhoria visando o aumento de produtividade na a linha de produção de Tuchos da indústria Autocam, utilizando as ferramentas de Estudo de Tempos e Métodos, Estudo de Layout, PDCA, Fluxograma e 5W2H.

  1. Introdução

Atualmente as organizações encontram a necessidade de inovar e se adequar à nova realidade imposta pelo mercado, em busca de maior competitividade e produtividade. O cenário atual, marcado por mudanças rápidas, descontínuas e imprevisíveis, exige inovações e adaptações ao mundo moderno, principalmente em relação a redução de custos e despesas da produção.

É de geral conhecimento que as empresas têm de melhorar seus resultados financeiros mantendo os preços e a qualidade de seus produtos. Isso é imprescindível para a empresa manter-se competitiva no mercado.

A competitividade tornou-se uma das principais preocupações em vários setores, entre eles o produtivo. Em uma indústria metalúrgica não é diferente; reconhecer e melhorar o que agrega valor em um processo produtivo pode ser determinante para viabilidade do negócio e sobrevivência da empresa.

Assim, diante dessa problemática, tornam-se relevantes estudos que proponham soluções a fim de desenvolver projeto de melhorias, utilizando, por exemplo, soluções na área de automação. Outra maneira de se reduzir custos é através de estudos de melhoria de processos. Existem inúmeras abordagens para esta finalidade, tais como o ciclo PDCA, Lean Manufacturing, Kaizen, Ishikawa, dentre outras. Cada situação tem uma ferramenta da Qualidade que melhor se adequa em busca dos resultados desejados, cujo impacto pode ser potencializado se aplicada de forma integrada a um Sistema de Gestão da Qualidade.

Neste contexto, o presente trabalho aborda um estudo de caso realizado na indústria NN/Autocam Components Precision Group (Autocam), empresa do setor metalúrgico localizada no distrito industrial da cidade de São João da Boa Vista. Os estudos efetuados enfocaram aspectos de melhoria de processo para aumento de produtividade em uma linha de produção de peças automotivas.

  1. Dados projeto

        O projeto será desenvolvido na empresa NN/Autocam Internacional, situada em São João da boa vista.

        Fundada em 1960 na cidade de Erwin, Tennessee nos Estados Unidos, atua no setor de usinagem de precisão.

        Atualmente é líder de mercado e fornece bilhões de soluções em componentes de precisão a cada ano, atuando no mundo todo.

        A NN é uma empresa industrial diversificada, de metal material de alta precisão e componentes de plástico e conjuntos para uma variedade de mercados a nível global. Com sede em Johnson City, Tennessee, NN tem 42 fábricas na América do Norte, Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Sul e China.

        A linha na qual serão aplicadas as melhorias será a operação 10, onde é produzido o Tucho Mecânico.

O produto em questão é o tucho do comando de válvula dos motores 1.0 e 1.4 Fiat. Em cada motor de 8 válvulas são utilizadas 8 peças e no motor de 16 válvulas são utilizadas 16 peças.

        São os elementos que transmitem os movimentos dos cames do comando para as hastes de comando de balancins ou, diretamente, às hastes das válvulas. Podem ser instalados no bloco ou no cabeçote, depende da localização do comando de válvulas.

[pic 6]

Figura 1 – Tucho mecânico

Fonte: Manual Motor AP - VW

        O produto final parte de um blank forjado a frio que é usinado em um torno cnc monofuso.

        O tucho do motor é destinado ao mercado automobilístico, neste caso a Fiat SA, utilizado como componente do motor 1.4 e 1.0. A seguir podemos visualizar uma foto do produto que será trabalhado neste projeto no fim de sua linha de produção.

[pic 7]

Figura 1.1 – Tucho acabado (visão lateral)

        A demanda mínima requerida é de em média 180.000 peças mensais, que atendem a montagem de aproximadamente 22.400 carros por mês.

        

  1. Descrição geral do projeto (...a realizar)

        

        Usando como base o croqui desenvolvido deve-se proceder uma descrição do funcionamento geral do conjunto sem entrar nos detalhes específicos que ainda vão ser desenvolvidos na implementação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (570.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com