TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo - Incêndio

Por:   •  29/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 10

MEMORIAL DESCRITIVO

INSTALAÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO

Cliente

:

JIN JIN WOK

Unidade

:

SHOPPING TACARUNA

Local        

:

Av. GOVERNADOR AGAMENON MAGALHÃES, 153 - SANTO AMARO - RECIFE – PE

Revisão

Data

Discriminação

00

Janeiro/10

Emissão Inicial

MEMORIAL DESCRITIVO

INSTALAÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO

Estas especificações incluem os Memoriais Descritivos e Critérios de Projetos para execução dos serviços de instalações de prevenção e combate a incêndio.

CARACTERÍSTICA DO EMPREENDIMENTO                                                                  

Trata-se de uma loja de Gastronomia Asiática com 66m² de área construída, incluindo o mezanino localizado no Shopping Tacaruna.

NORMAS                                                                                                   

    Os sistemas previstos de prevenção e combate a incêndio, seguiram as recomendações constantes no manual de elaboração de projetos, além das normas técnicas da ABNT, pertinentes ao assunto, entre outras relacionadas a seguir:

  • NBR 9441 – Execução de sistemas de detecção e alarme de incêndio;
  • NBR 10.898 – Sistemas de iluminação de emergência;
  • NBR 10897/90 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático;
  • NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão – procedimentos;
  • NFPA – National Fire Protection Association

CONDIÇÕES GERAIS                                                                           

        Foram obedecidos os requisitos para proteção de risco isolado, tomando-se como base a capacidade de fogo a extinguir, a classe ocupacional do risco e a área.

DESCRIÇÃO GERAL DOS SISTEMAS                                                                           

Rede de sprinkler’s:

Considerando as exigências quanto à área, risco e ocupação, fez-se necessário o uso de sistema de proteção por sprinkler’s, com canalização específica em aço SCH40, interligada a rede do Shopping.

A canalização do sistema será de uso exclusivo para abastecimento da rede a que se destina, devendo o material empregado na mesma atender às normas vigentes da ABNT.

         

Testes: Depois de completada a instalação da tubulação, e antes que seja posta em serviço, todo o sistema deverá ser lavado com  água sob pressão na medida da necessidade para remoção de todos os materiais estranhos, conforme exigido pela norma NFPA 13. A limpeza deverá ser executada até que a água torne-se translúcida e não seja verificado entupimento no sistema. Depois de enxaguar e afogar o sistema deverá ser realizado teste hidrostático na tubulação de alimentação para os ramais, de acordo com a norma NFPA, a uma pressão não inferior a 200psig durante um período mínimo de duas horas, verificando-se também se o sistema não apresenta vazamentos nas juntas. A tubulação que apresentar vazamentos deverá ser substituída ou reparada de modo a eliminá-los.

Sistema de pressurização da rede:

Será de responsabilidade do Shopping;

Iluminação e sinalização de emergência:

 O sistema de iluminação e sinalização de emergência será formado por seis luminárias tipo bloco autônomo, com no mínimo 30 Lux e autonomia mínima para 1 hora.

Extintores:

 Foi prevista a instalação de três extintores, sendo um de Pó Químico com capacidade de 4 kg e dois de Gás Carbônico com capacidade de 6 kg. Sendo obedecidas as capacidades, agentes extintores (substância), localização e distâncias máximas a serem percorridas pelo operador, sem colocá-lo em risco. O sistema foi projetado de tal forma que sua disposição possibilite ao operador alcançar o equipamento de qualquer ponto da área protegida, sem que haja necessidade de se percorrer uma distância superior a 15m. A fixação dos extintores deverá ser feita de maneira que a parte superior dos mesmos fique a uma altura máxima de 1,60m do piso, devendo ser sinalizada a localização de todos os extintores através de discos de sinalização ou setas indicativas. Quando instalados em pilares, a sinalização deverá ser repetida em todas as direções.

Detecção e alarme:

 Foi projetada a instalação de detectores de fumaça interligados a central do Shopping.

Na instalação deverão ser obedecidos os espaçamentos recomendados na norma NBR-9441. Para maior confiabilidade a área coberta por um detector, deverá avançar sobre a área coberta pelo detector adjacente.

O sistema será endereçável, devendo ser compatível com a central do Shopping.

Deverá ser instalado no Pavimento Térreo um detector fixo de Gás, e o mesmo deverá ser interligado ao sistema de Detecção de Incêndio.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS                                                                                   

Rede de sprinkler’s

Os tubos deverão ser de aço schedule 40, preto sem costura, pintado na cor vermelha, assentados pelo teto ou parede com conexões rosqueáveis em aço forjado, classe 10 da TUPY ou similar, de acordo com a norma NBR 6414 e 6943 da ABNT; Os registros de manobra (gaveta) serão classe 125 PSI, haste fixa.

        “Bico de sprinkler pendente na área do mezanino, quartzoide  ½” K=80 quick response, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com