TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo de Projeto Elétrico Trifásico Residencial

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ANNE KAROLINY RODRIGUES

MEMORIAL DESCRITIVO DE

PROJETO ELÉTRICO TRIFÁSICO RESIDENCIAL

Professor: Raimundo C. Ghizoni Teive 

Disciplina: Instalações Prediais 

São José

2020

MEMORIAL DESCRITIVO DE PROJETO ELÉTRICO[pic 3]

TRIFÁSICO – BAIXA TENSÃO

RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

Obra: Residência Unifamilia

Município: São José/SC

Projetista: Anne Karoliny Rodrigues

  1. Descrição da Obra

O presente memorial visa descrever detalhes do projeto elétrico desenvolvido para residência unifamiliar com área de ocupação de 138,97m² dividido em 14 cômodos, sendo estes: garagem, sala de jantar e estar, cozinha, lavanderia, lavabo, despensa, corredor, três dormitórios, dois banheiros e um closet.  Para desenvolvimento de projeto elétrico de forma mais próxima a realidade dos futuros usos considerou-se os equipamentos e suas potências específicas para cálculo de circuitos e demais necessidades. Edificação localizado na cidade de São José/SC.

  1. Ramal de Ligação e Tensão de Fornecimento

O ramal de ligação irá atender a Carga total instalada na unidade Consumidora sendo esta inicialmente 30,8 kW. Ligação obtida a partir da rede de distribuição secundária da concessionária da CELESC, como indicado na planta do projeto elétrico em anexo. O ramal de entrada será subterrâneo, advindo do poste mais próximo a residência sem a necessidade de cruzamento em vias públicas.

O fornecimento será a 4 fios (3 fases + neutro), na tensão de 380/220V, na qual se inclui na Classificação tipo C3 (Trifásico) de Fornecimento. Ramal de entrada com condutores de 16mm² estes serão ligados no quadro de medição que estará localizado no muro da residência, sendo assim de fácil acesso ao leitor contratado pela concessionária, não acarretando problemas ao cliente no futuro.

Os condutores devem seguir as cores conforme indicador:

  • Fase 01 (F1 = R): PRETA;
  • Fase 02 (F2 = S): BRANCA;
  • Fase 03 (F3 = T): VERMELHA;
  • Neutro (N): = AZUL;
  • Terra : Verde.

  1. Malha de aterramento

Na malha de aterramento serão utilizadas 4 hastes de diâmetro nominal (5/8”) 15,87 mm, comprimento mínimo 3 metros e alinhadas a uma distância de 3,00 metros entre si. Os eletrodos de aterramento serão distribuídos em malha quadrangular conforme apresentado em projeto.

  1. Quadro de Distribuição

O quadro de distribuição (QD) será composto por 17 disjuntores dos circuitos terminais, onde há a seguinte composição de disjuntores: 10 unid. de 10A, 2unid. de 16A, 3 unid. de 20A e 2 unid. de 35A. Os disjuntores diferencial residual (DR) serão aplicados apenas nos circuitos aos quais pode ocorrer contado com água(chuveiro e torneira elétrica), aumentando o risco de choque, de acordo com a NBR 5410. O QD será embutido e instalado na área de circulação para que caso ocorra algum problema as pessoas tenham fácil acesso ao quadro.

Possibilitando o acréscimo de circuitos futuramente o QD estabeleceu 4 circuitos Reserva obedecendo norma.

  1. Calculo de Potência de Iluminação, Tomada de Uso Geral (TUG’s) e Tomada de Uso Específico (TUE’s).

Para identificação das necessidades do projeto elétrico aplicou-se o cálculo para conhecimento de potências mínimas para residência. Todas as tomadas de tensão nominal de 220V e quadros de distribuição deverão ser aterrados de modo a evitar possíveis acidentes[pic 4]

Quadro 1 – Potência de Iluminação, TUG’s e TUE’s.

Para o cálculo da potência total prevista de iluminação considera-se o perímetro do cômodo quando maior que 6m². Para o cálculo de TUG’s deve ser considerado o uso do cômodo e se perímetro quando a área é maior que 6m². Todos os cálculos são respeitados conforme NBR 5410.

 

  1. Previsão de carga Instalada

Para requerimento do fornecimento de energia elétrica e adequação do ramal de entrada foi calculado a Potência de Alimentação que considera o fator de demanda e a Potência Instalada que corresponde ao somatório das potências totais previstas de iluminação, TUG’s e TUE’s.  

Quadro 2 – Potências.[pic 5]

Para o projeto em questão obteve-se uma Carga total instalada na Unidade Consumidora de 30,8 kW. Para distribuição em baixa tensão deve-se usar a Tabela de Dimensionamento de Componentes da Entrada de Energia Elétrica  - Tensão de Fornecimento de 380/220V e 440/220V.  Calculada a Potência de Alimentação encontrou-se a Categoria ao qual a unidade se encaixa possibilitando mais informações sobre componentes.

  1. Critério de Capacidade de Corrente

Para projeto unifamiliar de baixa tensão usa-se a tabela da Celesc citada anteriormente para dimensionamento de componentes de entrada. Para verificação destes dados aplicou-se o Critério de Queda de Tensão.

Segue abaixo tabela da categoria ao qual o projeto se enquadra e desenvolvimento de cálculo do Critério de Queda de Tensão.

Quadro 3 – Componentes de Entrada (Celesc)[pic 6][pic 7]

Quadro 4 -  Critério de Queda de Tensão

Conforme analisado pelo cálculo, baseado apenas na queda de tensão indica-se o uso de fio 10mm², porém como demais exigências e indicações da concessionária apresentam-se mais rígida deve-se utilizar o ramal de entrada com condutores de 16mm².

  1. Separação de circuitos e divisão de fases.

Para uma instalação elétrica equilibrada em fases deve seguir a distribuição a seguir. Respeitando o número de circuitos reservas considerando solicitação normativa

[pic 8]

O diferencial entre fases apresentado é pequeno, cerca de 0,14%. Mantendo equilíbrio na instalação entre as fases. [pic 9]

  1. Aterramento

Consideram a resistividade do solo encontrado para a obra em questão e suas características predominantes de Argila Compactada, considerou-se a instalação de hastes de 3m de comprimento e diâmetro de 15mm (5/8). Coma aplicação de apenas uma hastes não seria suficiente para suprir o aterramento do sistema, para sucesso de tal foi necessário a utilização de mais 3 hastes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (600.5 Kb)   docx (342.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com