TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória Virtual

Pesquisas Acadêmicas: Memória Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios - Memória Virtual

01. Explique o que é uma página de memória.

R. Os programas não podem ser carregados de maneira completa na RAM, portanto, é necessário armazenar parte deles na memória primária e outra parte na secundária, através do mecanismo de páginas.

Para tornar mais eficiente o gerenciamento de memória, os dados são armazenados na memória em blocos, os quais são chamados Páginas de Memória.

02. Por que a falta de páginas deve ser evitada na execução dos programas?

R. Porque gera uma interrupção no CPU, pois o programa tenta usar uma página virtual que não está mapeada, fazendo-o buscar está página na memória.

03. Por que os sistemas operacionais usam um esquema chamado paging on demand?

R. As páginas dos processos são transferidas da memória secundária para a principal apenas quando são referenciadas. Este mecanismo é conveniente, na medida em que leva para a memória principal apenas as páginas realmente necessárias à execução do programa. Desse modo, é possível que partes do programa, como rotinas de tratamento de erros, nunca sejam carregadas para a memória.

04. Descreva passo a passo o que acontece após uma falta de página.

R. O sistema operacional escolhe uma moldura de página (memória física dividida em blocos de tamanho fixo) pouco usada e a salva em disco. Em seguida, carrega a página virtual referenciada pela instrução na moldura de página que foi liberada. Feito isso o sistema operacional pode reinicializar a instrução causadora da interrupção.

05. Qual a diferença entre paginação e segmentação?

R. A grande diferença entre a paginação e a segmentação é que, enquanto a primeira divide a memória em partes de tamanhos fixos, sem ligação com a estrutura do processo, a segmentação permite uma relação entre a lógica do processo e sua

divisão na memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com