TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metalurgia GERAL

Artigo: Metalurgia GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Metalurgia geral

A ductilidade ou ductibilidade é a propriedade física dos materiais de suportar a deformação plástica, sob a acção de cargas, sem se romper ou fracturar.

Em metalurgia a ductilidade é a propriedade que apresentam alguns metais e ligas metálicas quando estão sob a acção de uma força, podendo estirar-se sem se romperem, transformando-se num fio. Os metais que apresentam esta propriedade são denominados dúcteis.No ensaio de tracção, os materiais dúcteis apresentam uma fase de fluência caracterizada por uma grande deformação, sem grandes aplicações de cargas.

Um pedaço de cobre, por exemplo, pode ser estirado para formar um fino fio. Mas a forma de um tijolo não pode ser permanentemente mudada, a menos que ele seja quebrado. O cobre apresenta ductilidade.

http://www.dicionarioinformal.com.br/ductilidade/

2

Maleabilidade é uma propriedade dos materiais e não apenas dos metais tratados termicamente.

Tratamento térmico é um termo que designa qualquer processo que modifica a estrutura de um material a partir do calor.

Os tratamentos térmicos se dividem em dois grandes grupos, os termofísicos que só modificam a estrtutura cristalina do material e são reversíveis e os termoquímicos que retiram ou adicionam algum(s) elemento(s) na composição química do material e não são reversíveis. Os mais usados são:

Normalização, recosimento, têmpera e revenimento (termofísicos)

Cementação, cianetação e nitretação (termoquímicos).

Maleabilidade é a capacidade que um material tem de ser conformado ou deformado sem romper sua estrtutura cristalina, tenha ele recebido algum tratamento térmico ou não.

O que varia com o tratamento térmico é o índice de maleabilidade de cada material que é medido através de testes de tração e alguns outros específicos.

Tomarei o aço (uma liga ferro-carbono) como exemplo. Tomarei um tratamento térmico que também é muito comum na indústria metalúrgica: A têmpera (um processo que consiste em aquecer a peça e resfriá-la em água ou óleo bruscamente para aumentar a sua dureza.

Um aço "crú" (sem trat. térmico) é mais maleável do que esse mesmo aço temperado, o que nos leva a concluir que quanto mais duro for o material, menos maleável ele se tornará.

Dureza e maleabilidade, portanto, são propriedades antagônicas, pois quanto mais duro for um material, mais frágil ele se tornará.

A lataria dos automóveis são feitas de aço maleável e não são temperadas para que possam ser conformadas na prensa conforme o seu desenho.

As engrenagens da caixa de câmbio são primeiro usinadas e depois passam pelos processos de cementação, têmpera e revanimento para que fiquem duras por fora e moles por dentro porque assim elas resistem ao atrito por fora e não quebram com facilidade porque o miolo da peça se mantém mole e portanto mais resistente a choques e vibrações.

Seguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com