TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Amostragem

Exames: Metodo De Amostragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Método de Amostragem: Estimativa da população residente nos munícipios brasileiros.

Atendendo ao dispositivo legal, Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992, no artigo 102, o IBGE fez publicar no Diário Oficial da União, em 29 de agosto de 2013, as estimativas de população para os municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2013.

O método de amostragem que seria necessário, seria o de Estimativa da População Residente nos Municípios Brasileiros, que é feita pelo IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística), pois ele da resultados de diferentes partes da população.

O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é o responsável pelos levantamentos demográficos, pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas (de meio ambiente à economia), manutenção de indicadores sobre o Brasil, e informações geográficas, além de ser também a fundação responsável pelo SIG (Sistema Geodésico) Brasileiro. (FARIA, Caroline. sst)

Todos esse temas fazem parte da população, portanto seria necessário os resultados das pesquisas, que são feitos através dele.

A pesquisa de estimativa da população residente nos municípios brasileiros pode auxilia para demonstrar os perfis importantes da população, pois sua metodologia tem o objetivo de saber a população estimada nos municípios do Brasil, é claro que como qualquer outra pesquisa, este pode apresentar pequenos erros, mas há a possibilidade de se saber a quantidade de população estimada nos diferentes municípios. Dessa forma pode-se haver um planejamento melhor de venda de produtos para uma empresa, pois poderá planejar a venda de diferentes produtos de acordo com a quantidade de população que reside naquele local.

A estimativa da população residente nos municípios é feita desde 1992, é feita anualmente.

Este ano, as estimativas das populações dos municípios com data de referência em 1º

de julho de 2013, utilizou como área maior na aplicação da metodologia, as Unidades da Federação projetadas pelo método das componentes demográficas.

O método de tendência de crescimento demográfico adotado tem como princípio

fundamental a subdivisão de uma área maior, cuja estimativa já se conhece, em n áreas menores, de tal forma que seja assegurada ao final das estimativas das áreas menores a reprodução da estimativa, previamente conhecida, da área maior através da soma das estimativas das áreas menores.

Este ano, as estimativas das populações dos municípios com data de referência em 1º

de julho de 2013, utilizou como área maior na aplicação da metodologia, as Unidades da Federação projetadas pelo método das componentes demográficas.

Considere‐se, então, uma área maior cuja população estimada em um momento t é

P(t). Subdivida‐se esta área maior em n áreas menores, cuja população de uma determinada área i, na época t, é

Pi (t) ; i = 1, 2, 3, ... , n

Desta forma, tem‐se que:

Decomponha‐se, por hipótese, a população desta área i, em dois termos: ai P(t), que

depende do crescimento da população da área maior, e bi . O coeficiente ai é denominado coeficiente de proporcionalidade do incremento da população da área menor i em relação ao incremento da população da área maior, e bi é o denominado coeficiente linear de correção.

Como consequência, tem‐se que:

Pi ( t ) = ai P ( t ) + bi

Para a determinação destes coeficientes utiliza‐se o período delimitado por dois

Censos Demográficos. Sejam t0 e t1, respectivamente, as datas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com