TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa Cientifica- RH

Trabalho Universitário: Metodologia Da Pesquisa Cientifica- RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  1.434 Visualizações

Página 1 de 12

CÉLIA RODRIGUES DOS SANTOS

EDNA SOARES PINTO

RENATO JESUS MICHELÃO

“LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO”

FACULDADE MÓDULO PAULISTA

SÃO PAULO/SP – 2004

CÉLIA RODRIGUES DOS SANTOS

EDNA SOARES PINTO

RENATO JESUS MICHELÃO

“LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO”

Trabalho de conclusão de curso, apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob orientação do Professor Cláudio José Carvajal Júnior à Banca Examinadora da Faculdade Módulo Paulista – FMP.

FACULDADE MÓDULO PAULISTA

SÃO PAULO/SP – 2004

AGRADECIMENTOS

A Deus, por estar sempre presente, proporcionando forças e inspirações nos momentos difíceis para a realização desta conquista. Ao meu marido, Gilson, pelo carinho, compreensão e apoio em mais essa etapa na minha vida. Aos meus familiares pelo apoio e incentivo. Aos meus amigos Antônio Sérgio Martins Júnior, Renato Jesus Michelão e Edna Soares Pinto pela força. Aos professores que tiveram a paciência e dedicação para passar seus conhecimentos e em especial ao professor Cláudio José Carvajal Júnior pela sua contribuição, dedicação, apoio, disponibilidade e por acreditar na realização deste trabalho.

Célia Rodrigues dos Santos

A Deus, por sua presença constante e protetora. À minha família, que são as pessoas que sempre me acompanharam, mesmo que à distância, dando-me todo o apoio e incentivo. Em especial aos meus companheiros e amigos, Célia Rodrigues dos Santos e Renato Jesus Michelão, que se dedicaram inteiramente e me ajudaram a tornar este sonho realidade. Enfim, a todos que, no âmbito da Educação ou fora dele, colaboraram direta e indiretamente para a concretização deste trabalho, o meu reconhecimento.

Edna Soares Pinto

Agradeço à minha mãe, Odette, pela educação e insistente cobrança pelo curso superior, e a meus irmãos, Rinaldo e Rosana, pelo apoio durante todos esses anos. Agradeço à minha namorada, Fabiana, pelo apoio e paciência nos momentos difíceis. Aos meus amigos de classe e em especial à Célia, Edna, Catia e Antonio, sempre presentes e dividindo as responsabilidades acadêmicas. A todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram comigo nessa conquista. Agradeço também à Sociedade Esportiva Palmeiras, cujas campanhas no futebol durante meus anos de graduação não me motivaram a perder muitas aulas para acompanhar os jogos. :oP

Renato Jesus Michelão

“Não há nada mais difícil de controlar, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto no seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem.”

Nicolau Maquiavel

1469-1527

RESUMO

O presente trabalho faz uma análise do panorama atual da Logística de Distribuição Física e a influência que o Comércio Eletrônico vem exercendo sobre esta. A Logística de Distribuição Física, atualmente, é um fator determinante na capacidade competitiva nas empresas. Com a evolução da internet, os sites de comércio começaram a crescer e a necessidade de oferecer um diferencial passou a ser ponto chave. Aspectos como segurança, confiabilidade e rapidez na entrega são alguns dos diferenciais que os sites de Comércio Eletrônico podem oferecer aos seus clientes, e o papel da Logística de Distribuição é fundamental para o sucesso desses serviços. O Comércio Eletrônico também influencia a forma de trabalhar das empresas especializadas em terceirizar entregas e vem motivando o aparecimento de novos tipos de serviço, contribuindo muito na melhoria dos serviços de entrega.

Para o estudo de caso, foi feita uma visita à Submarino.com, atualmente, a maior empresa de Comércio Eletrônico no Brasil. São explicados todos os aspectos que envolvem a Logística da empresa.

A evolução da Logística, seus conceitos, sua importância e os problemas de infra-estrutura do Brasil também são abordados nesse trabalho, além de informações preciosas sobre como funcionam determinados tipos de serviços logísticos.

Palavras-Chave: Logística, Distribuição, Comércio Eletrônico

ABSTRACT

This paper presents a current panorama of the physical distribution logistics and the influence that e-commerce has been exerting on it. Today, physical distribution logistics are a determining factor in companies’ competitive capacity. With the evolution of the Internet, commerce sites began to bloom, and the need to offer something extra became a key point. Certain aspects, such as security, trustworthiness, and speedy delivery, are some of the important plusses that e-commerce sites can offer their clients, and the role of distribution logistics is fundamental to the success of these services. E-commerce also influences the way companies specialized in delegating deliveries work.

As a case study, we visited Submarino.com, currently the largest e-commerce company in Brazil. All aspects involving this company’s logistics are explained.

The evolution of their logistics, their concepts, their importance, and infrastructure problems in Brazil are also covered, as well as precious information about how certain types of logistic services work.

Keywords: Logistics, Distribution, E-Commerce.

SUMÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com