TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa Cientifica

Ensaios: Metodologia Da Pesquisa Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

A Metodologia da Pesquisa Científica é uma disciplina acadêmica que pretende auxiliar o pesquisador ou qualquer pessoa que se interesse em desenvolver um trabalho no campo científico apresentando várias técnicas para investigação científica, identificando suas limitações, implicações e utilizações. Foi estruturada com a hipótese de que não há produção de conhecimento científico, ou seja, ciência, se não por meio da pesquisa. A pesquisa é a atividade essencial e primordial dentro da Universidade, sendo esta responsável não apenas por produzir e ensinar o conhecimento, mas de proporcionar o progresso da sociedade por meio da pesquisa.

Atualmente conceitua-se pesquisa como sendo um processo formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade. Podemos perceber a pesquisa popular, que está em nossas ações corriqueiras; e a pesquisa científica que é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.

A pesquisa científica foi o início para o surgimento da ciência e será continuamente, base para o desenvolvimento das civilizações. A Ciência não é o único meio de o indivíduo ter acesso ao conhecimento e à verdade, sendo ela no mesmo instante investigação/pesquisa, conhecimento e tecnologia.

A pesquisa científica através de suas atividades propostas de cunho intelectual vislumbra a construção do conhecimento, que é um produto do intelecto do homem proporcionando a ele a condição de entender o mundo que o cerca e concomitantemente, desenvolver técnicas que possam ajudá-lo no seu dia a dia. Tal conhecimento é um ganho tanto para a ciência como para o aluno.

Toda pesquisa parte da existência de um problema ou dúvida que, através da investigação, tentará encontrar a solução ou a suposta resposta (hipótese) para o problema. Para alcançarmos êxito na pesquisa é preciso seguir um caminho facilitador utilizando métodos e técnicas adequados que auxiliem na investigação.

Há diversos métodos com os quais a pesquisa científica pode-se favorecer. Podemos observar os métodos históricos, comparativos, monográficos, estatísticos, funcionalistas e estruturalistas, de modo que cada um deve ser usado de maneira apropriada ao tipo da pesquisa que se realiza.

A pesquisa pode ser classificada de várias maneiras, deste modo pode-se agrupa-la de acordo com: área de conhecimento: pesquisas educacionais, acadêmicas, históricas, entre outras; lugar em que se desenvolvem: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório; utilização: pesquisa pura, pesquisa aplicada; caráter dos dados coletados: pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa; e forma de raciocínio: pesquisa dedutiva, pesquisa indutiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com