TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias E Padrões

Artigos Científicos: Metodologias E Padrões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é ITIL?

Conjunto de práticas criadas pelo governo britânico que acabou se tornando referência para o gerenciamento serviços de TI, melhorando desde a identificação e planejamento de serviços de TI, até a entrega do serviço e o suporte ao cliente.

2. Por que usar o ITIL?

Para organizar a gestão de TI e, consequentemente, oferecer melhores serviços aos clientes, reduzir custos e agregar valor ao negócio.

3. O que é COBIT?

COBIT é um conjunto de ferramentas e processos que proporciona um modelo para governança a partir de controles internos que facilitam desde o planejamento até o monitoramento dos serviços prestados aos clientes de TI.

4. Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT.

No domínio “Planejamento e Organização”, é definido onde e como a TI pode colaborar com o negócio da empresa, que soluções podem ser adotadas para colaborar com os objetivos do negócio. Por exemplo, definir que serviços de VoIP servirão como importante ferramenta para o sucesso do negócio, diminuindo custos com telefonia convencional.

A partir do planejamento, no domínio “Aquisição e Implementação” são identificados os requisitos de TI e são feitas as compras e/ou instalações dos recursos de hardware e software. Seguindo o exemplo anterior, neste domínio é definida a ferramenta VoIP a ser instalada, qual a capacidade dos servidores, qual o software de PABX e a instalação dos serviços propriamente ditos.

Após a implementação dos serviços, o domínio “Entrega e suporte” assegura que os serviços estejam sendo oferecidos e que os resultados estejam de acordo com o planejamento feito anteriormente. No exemplo do serviço de VoIP, é a etapa onde os usuários passam a utilizar os usuários recebem as orientações e as ferramentas para deixar de usar a telefonia convencional e passar a utilizar os recursos de VoIP, trazendo as vantagens pressupostas na etapa de planejamento.

O domínio “Monitoração” é uma etapa que supervisiona todas as outras, além de prover dados sobre a utilização e o estado de eficiência dos serviços, apresenta ajustes a serem feitos para que todo o processo funcione de maneira mais segura. Seguindo o exemplo, seria a etapa onde são avaliadas as necessidades de melhoria na infraestrutura ou na configuração dos sistemas para que o serviço de VoIP funcione com maior qualidade e estabilidade, as estatísticas que levaram a essa conclusão, os dados que atestariam a economia nos gastos da empresa com telefonia convencional, etc.

5. Fazer análise e emitir um parecer comparativo entre o ITIL e o COBIT, citando vantagens e desvantagens na utilização de cada um.

Me parece que o COBIT faz uma abordagem mais ampla do papel de TI na relação com os objetivos da empresa, trata de segurança de uma forma mais abrangente. ITIL tem um foco maior nos detalhes do gerenciamento dos serviços de TI, em como esses serviços devem ser prestados. Uma outra diferença está no fato de que COBIT, me parece, busca testar e monitorar com maior exigência o cumprimento das metas prometidas durante o processo de planejamento.

Creio que uma das principais vantagens de ambos é a profissionalização de todo o processo de serviços de TI, o que sem dúvida acaba trazendo uma satisfação maior ao cliente e beneficia o negócio da empresa. Nisso o ITIL traz uma vantagem ao profissional de TI, por ter o nível de detalhamento maior.

Então, uma das “desvantagens” do COBIT seria não entrar no aspecto técnico dos processos, não é este o seu objetivo. Vou escrever sobre isso no debate,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com